Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Plano de classificação

Jardim Municipal

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Jardim Municipal

Detalhes do registo

Identificador

776988

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/ABM/JAS/G/001

Tipo de título

Atribuído

Título

Jardim Municipal

Datas descritivas

Entre 1883 e 1905

Dimensão

26 negativos de vidro simples

Técnica de captação

Âmbito e conteúdo

Inclui imagens do Jardim Municipal, desde perspetivas a fotografias de determinados elementos do jardim, como uma palmeira e a lagoa.

Idioma e escrita

Português

Notas

Na sessão camarária de 1 de outubro de 1885, a designação deste jardim foi alterada de "Jardim Funchalense" para "Jardim Municipal". A 6 de setembro de 1897, a designação foi novamente alterada para "Jardim D. Amélia", nome que conservou até 27 de outubro de 1910. Nesta data, voltou-se a adotar a designação "Jardim Municipal". Por não ser possível determinar as imagens desta série correspondentes à época em que o jardim se denominava "Jardim Funchalense" e "Jardim D. Amélia", optou-se por colocar a designação "Jardim Municipal" em todas as imagens.

Notas do arquivista

TítuloBibliografia utilizada em "Notas" Data2019-09-30 ArquivistaZélia Dantas Nota do arquivistaSILVA, Fernando Augusto da e MENESES, Carlos Azevedo de, 1998, Elucidário Madeirense, 3 vol., ed. fac-similada, Funchal, Secretaria Regional de Turismo e Cultura/Direção Regional dos Assuntos Culturais, vol. II, p. 182.
TítuloFonte utilizada em "Notas" Data2019-09-30 ArquivistaZélia Dantas Nota do arquivistaO Correio da Manhã, Funchal, 1885.10.03, p. 2.