Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.
 

Hidroaviões amarados na baía do Funchal

Detalhes do registo

Identificador

76735

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/ABM/PER/R-A/000010

Tipo de título

Atribuído

Título

Hidroaviões amarados na baía do Funchal

Datas descritivas

Entre 1949 e 1958

Dimensão

12,8 x 17,8 cm

Técnica de captação

História custodial e arquivística

O negativo encontrava-se previamente arquivado num envelope proveniente do Photographia-Museu Vicentes (atual MFM-AV) com a seguinte inscrição: "Colecção Postalinhos n.º 280A".

Âmbito e conteúdo

Desta perspetiva, vista do mar, observa-se o anfiteatro da cidade, destacando-se, em primeiro plano, os edifícios de grande volumetria junto da orla costeira e avenida do Mar, em especial o Teatro Municipal Baltazar Dias, o palácio de São Lourenço, a torre quadrangular da igreja de São Evangelista, mais conhecida por igreja do Colégio, a torre com coruchéu piramidal da Sé, assim como o cais; à direita da imagem, identifica-se o novo edifício da capitania do Porto do Funchal, nos Varadouros e, junto à foz da ribeira de Santa Luzia, o alto edifício da fábrica de São Filipe.

Inscrições

"31": no lado esquerdo da emulsão.

Nº de inventário

PER/818

Cota original

280A

Cota antiga

MIM 107 [Cx. 126, n.º 10]

Idioma e escrita

Português.

Notas

Entre 1949 e 1958 a companhia inglesa Aquila Airways efetua ligações regulares procedentes de Southampton e de Lisboa para o Funchal. Esta imagem fazia parte de uma edição de postais promovida pela "Foto Perestrellos".

Notas do arquivista

TítuloFonte utilizada em Datas e Notas Data2017-01-04 ArquivistaAlda Pereira Nota do arquivistaBARROS, Fátima (coord), GUERRA, Jorge Valdemar (2010), Funchal 500 anos: Momentos e Documentos da História da Nossa Cidade, Funchal, Secretaria Regional da Educação e Cultura/ Arquivo Regional da Madeira, pp. 123, 209 e 212.