We preserve and appraise Madeira’s Documented Cultural Heritage.

Classification scheme

Salão de baile do palácio dos condes da Calçada (atual salão nobre da Casa-Museu Frederico de Freitas), Freguesia de São Pedro, Concelho do Funchal

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Salão de baile do palácio dos condes da Calçada (atual salão nobre da Casa-Museu Frederico de Freitas), Freguesia de São Pedro, Concelho do Funchal

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/ABM/VIC/O-A/001-007/000008

Title type

Atribuído

Dates

1941  to  1941 

Dimension

18 x 24 cm

Scope and content

Zona nobre e principal da casa da Calçada. À entrada do salão figuram os antigos brasões da família pintados sobre uma placa de vidro. O que se encontra, nesta imagem, à esquerda, é um brasão da família da viscondessa da Calçada, "esquartelado de Freitas, Figueiroa, Brito e Albuquerque, coroado com o timbre de Ornelas", e o que está à direita é o brasão alusivo ao conde da Calçada, título no qual Diogo de Ornelas de França Dória Carvalhal Frazão Figueiroa foi agraciado em 1890. Reproduz no canto superior esquerdo as armas dos Ornelas com uma banda de três flores-de-lis ladeada por duas sereias; segue-se, no lado direito, as armas da família Frazão com asna triangular e acompanhado com três flores-de-lis; no canto inferior direito, na terceira partição, a representação dos Carvalhal, partido por uma linha vertical: o primeiro com um carvalho e o segundo com uma torre; por fim, na quarta partição surge a representação dos França, com quatro palas verticais e uma banda atravessante na diagonal.

Physical location

Cx. 257, n.º 10

Iventory no.

VIC/577

Language of the material

Português.

Notes

Esta imagem evidencia o registo das peças que fizeram parte no leilão realizado à "sala de baile" do palácio, no dia 19 de março de 1941.

Archivist notes

2018-01-03 - Alda Pereira - Fonte utilizada em Datas e Notas
Diário de Notícias, Funchal, 1941.03.18, p. 2. e 1941.03.19, p. 3.

2019-10-11 - Alda Pereira - Fonte utilizada em Âmbito e contéudo
Sainz-Trueva, 1987, "Igrejas, Casas, Fortalezas e Capelas Brasonadas", in Atlântico, Revista de Temas Culturais, n.º 11, DRAC, Funchal, pp. 192-193. Sainz-Trueva, 1987, Achegas para um brasonário insular", in Islenha, n.º 1, DRAC, Funchal, p. 121.