Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

VII Volta à Ilha da Madeira em Automóvel (Rali 1965)

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

VII Volta à Ilha da Madeira em Automóvel (Rali 1965)

Detalhes do registo

Identificador

1024947

Nível de descrição

Subsérie   Subsérie

Código de referência

PT/ABM/VIC/E-A/005-001

Tipo de título

Atribuído

Título

VII Volta à Ilha da Madeira em Automóvel (Rali 1965)

Datas

1965-06-26  a  1965-06-27 

Suporte

Extensões

2 Rolos

Técnica de captação

Âmbito e conteúdo

A VII edição da Volta à Ilha da Madeira em automóvel iniciou-se no dia 26 de junho de 1965. O Dr. Carlos Sousa, delegado dos Desportos, foi quem baixou a bandeira de partida, às 15 horas, em frente ao Clube Sports Madeira. Neste primeiro dia da classificativa, os pilotos percorreram o itinerário: Funchal, Caniço, Águas Mansas, Machico, Águas Mansas, Ribeira das Cales, Monte e Funchal, com chegada à sede do Clube Sports Madeira, na faixa norte da avenida Arriaga. No dia 27, os concorrentes efetuaram a “Prova de Estrada” obrigatória: Funchal, Ribeira Brava, Encumeada, São Vicente, Arco de São Jorge, Santana, Portela, Machico (ruas do Ribeirinho, Dr. João Abel de Freitas e Estacada), Santa Cruz, e Funchal e as “Provas Complementares” no Monte, Ribeiro Frio, Santana, Arco de São Jorge, Porto Moniz, Prazeres (Calheta), Ribeira Brava e Funchal. Na vila da Ribeira Brava decorreu ainda o "Circuito de Regularidade", previsto no regulamento. Relativamente à participação dos pilotos nesta VII Volta, registou-se a desistência do concorrente n.º 22 «Chico», de Tenerife que não se deslocou à Madeira, como era o seu desejo, cabendo aos restantes participantes a seguinte ordem da lista de competição: Carro n.º 1 - António de Jesus Pereira - marca Triumph TR4; Carro n.º 2 - Zeca Cunha - marca Triumph TR4; Carro n.º 3 - Câncio Gonçalves - marca Triumph TR3; Carro n.º 4 - João A. Leal Guedes - marca M.G.R.; Carro n.º 5 - Fernando Basílio dos Santos - marca Porsche 1600; Carro n.º 6 - Avelino Câmara (abandonou a meio da prova por avaria mecânica); Carro n.º 7 - Américo Nunes - marca Porsche 356; Carro n.º 8 - Manuel Bacelar (deixou a prova na subida para a Camacha); Carro n.º 9 - Daniel Baptista - marca MGA; Carro n.º - 10 Edgar P. Ribeiro - marca M. Cooper; Carro n.º - 11 - D. Zita Gordon (desistiu por choque com um táxi, na Fajã da Ovelha); Carro n.º - 12 Isidoro Nunes - marca Alfa Romeo SV; Carro n.º - 14 Eng. Jorge de Castro - marca Anglia; Carro n.º 15 - D. Maria Moura Relvas - marca A. Cooper S; Carro n.º 16 «Rato» - marca Austin 1200; Carro n.º 17 - Ponce Blanco - marca BMW 1800; Carro n.º 18 - António A. Ramos - marca Volvo; Carro n.º 19 - Francisco Santos - marca Cortina GT; Carro n.º 20 - Arq. Góis Ferreira - marca Fiat 1500; Carro n.º 21 - Dr. Arlindo Mendes - marca Volkswagem; Carro n.º 23 - Lopes Gião - marca A. Cooper S; Carro n.º 24 - Martins Teixeira - marca A. Cooper S; Carro n.º 25 - César Torres - marca A. Cooper S; Carro n.º 26 - Aldai Lopez - marca A. Cooper S; Carro n.º 27 - Mário Figueiredo (desistiu depois por avaria); Carro n.º 28 - Juan Selva Fernandes - marca M. Cooper: Carro n.º 29 - João Augusto Fernandes - marca A. Cooper; Carro n.º 30 - Amálio Arencibia Ortega - marca B.M.W. 700S (desistiu após choque e avaria mecânica); Carro n.º 31 - Trujilio Febies - marca Panhard 24CT; Carro n.º 32 - Augusto Luís (desistiu também por avaria mecânica).O vencedor foi o madeirense Zeca Cunha com o automóvel Triumph TR4.

Idioma e escrita

Português

Notas do arquivista

TítuloFontes utulizadas em Âmbito e contéudo Data2019-11-29 ArquivistaAlda Pereira Nota do arquivistaDN - Diário de Notícias, Funchal, 1965.06.23, p. 8.DN, 1965.06.26 (Documentário Desportivo), pp. 4 e 5. DN, 1965.06.27, p. 6.