Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Paróquia do Porto Santo

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia do Porto Santo

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Identificador

863

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/PPST01

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Formal

Título

Paróquia do Porto Santo

Datas

1572  a  1911 

Dimensão

353 liv.

Suporte

Entidade detentora

Arquivo e Biblioteca da Madeira

Produtor

Paróquia do Porto Santo

História administrativa/biográfica/familiar

Diz o Padre Fernando Augusto da Silva que a criação desta paróquia deve ser contemporânea das primeiras paróquias que se estabeleceram na Madeira. O primeiro pároco de que se tem notícia é o Padre Nuno Vaz no ano de 1572, seguindo-se-lhe o Padre João de Cordovil Vila-Lobos. A igreja do Porto Santo foi colegiada que, além do pároco, tinha um cura (criado em 27 de agosto de 1589) e quatro beneficiados, tesoureiro e organista. Os Anais do município do Porto Santo referem que a igreja fora desde sempre criada com sete ministros, embora na segunda metade do século XVIII fossem reduzidos a três ministros: um vigário, cura e sacristão. A igreja matriz de Nossa Senhora da Piedade sofreu repetidas profanações por parte dos corsários que várias vezes assaltaram a Ilha.

História custodial e arquivística

Incorporações no Arquivo Regional da Madeira em 8 de agosto de 1934; 20 de dezembro de 1983; 10 de novembro de 1994 (duplicados); 26 de março de 2009; 16 de setembro de 2011.

Âmbito e conteúdo

Livros de registo de batismos, casamentos e óbitos

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de descrição

Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Catálogo dos registos paroquiais, 2012 (idd n.º 57).

Notas

O número total de unidades de instalação contabilizadas no elemento de informação Dimensão (no Fundo e nas séries de registo de batismos, casamentos e óbitos) compreende 157 livros duplicados de registo de batismos, casamentos e óbitos relativos aos anos de 1860 a 1911.Os registos de batismos e de casamentos de 1860 a 1911 não se encontram conferidos. Porém, optámos por disponibilizá-los para facilitar as pesquisas aos nossos leitores. Caso detete alguma incorreção, por favor informe-nos através do email site.abm.sretc@madeira.gov.pt