We preserve and appraise Madeira’s Documented Cultural Heritage.

Paróquia do Porto Santo

Available actions

Reader available actions

 

Paróquia do Porto Santo

Description details

Record not reviewed.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/ABM/PPST01

Title type

Formal

Dates

1572  to  1911 

Dimension

353 liv.

Support

Holding entity

Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira

Producer

Paróquia do Porto Santo

Biography or history

Diz o Padre Fernando Augusto da Silva que a criação desta paróquia deve ser contemporânea das primeiras paróquias que se estabeleceram na Madeira. O primeiro pároco de que se tem notícia é o Padre Nuno Vaz no ano de 1572, seguindo-se-lhe o Padre João de Cordovil Vila-Lobos. A igreja do Porto Santo foi colegiada que, além do pároco, tinha um cura (criado em 27 de agosto de 1589) e quatro beneficiados, tesoureiro e organista. Os Anais do município do Porto Santo referem que a igreja fora desde sempre criada com sete ministros, embora na segunda metade do século XVIII fossem reduzidos a três ministros: um vigário, cura e sacristão. A igreja matriz de Nossa Senhora da Piedade sofreu repetidas profanações por parte dos corsários que várias vezes assaltaram a Ilha.

Custodial history

Incorporações no Arquivo Regional da Madeira em 8 de agosto de 1934; 20 de dezembro de 1983; 10 de novembro de 1994 (duplicados); 26 de março de 2009; 16 de setembro de 2011.

Scope and content

Livros de registo de batismos, casamentos e óbitos

Language of the material

Português.

Other finding aid

Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Catálogo dos registos paroquiais, 2012 (idd n.º 57).

Notes

O número total de unidades de instalação contabilizadas no elemento de informação Dimensão (no Fundo e nas séries de registo de batismos, casamentos e óbitos) compreende 157 livros duplicados de registo de batismos, casamentos e óbitos relativos aos anos de 1860 a 1911.

Os registos de batismos e de casamentos de 1860 a 1911 não se encontram conferidos. Porém, optámos por disponibilizá-los para facilitar as pesquisas aos nossos leitores. Caso detete alguma incorreção, por favor informe-nos através do email site.abm.sretc@madeira.gov.pt