Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Paróquia de Santa Luzia

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia de Santa Luzia

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Identificador

853

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/PFUN03

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Formal

Título

Paróquia de Santa Luzia

Datas

1680  a  1911 

Dimensão

341 liv.

Suporte

Entidade detentora

Arquivo e Biblioteca da Madeira

Produtor

Paróquia de Santa Luzia

História administrativa/biográfica/familiar

O alvará de D. Pedro II, outorgado em 28 de dezembro de 1676, determinou a criação desta paróquia, composta «com parte dos fregueses da Sé, dos muros para fora, e parte dos de Nossa Senhora do Monte». Esta estabeleceu a sua sede na pequena e antiga capela de Santa Luzia. O mandado do Conselho da Fazenda, datado de 9 de setembro de 1719, autoriza a construção de uma nova igreja, que ainda não estava edificada em 1722, data em que Henrique Henriques de Noronha escreveu as suas Memórias Seculares e Eclesiásticas. O Padre Fernando Augusto da Silva sustenta estar edificada no segundo quartel do século XVIII. Por alvará de 13 de agosto de 1745 é criado um curato nesta freguesia, a requerimento do então vigário o Padre Diogo Soares de Oliveira.

História custodial e arquivística

Incorporações no Arquivo Regional da Madeira em 3 de setembro de 1932; 7 de novembro de 1994; 26 de março de 2007; 1 de fevereiro de 2008; 16 de fevereiro de 2011.

Âmbito e conteúdo

Livros de registo de batismos, casamentos, óbitos e crismados.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de descrição

Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Catálogo dos registos paroquiais, 2012 (idd n.º 57).

Notas

O número total de unidades de instalação contabilizadas no elemento de informação Dimensão (no Fundo e nas séries de registo de batismos, casamentos e óbitos) compreende 156 livros duplicados de registo de batismos, casamentos e óbitos relativos aos anos de 1860 a 1911.Os registos de batismos e de casamentos de 1860 a 1911 não se encontram conferidos. Porém, optámos por disponibilizá-los para facilitar as pesquisas aos nossos leitores. Caso detete alguma incorreção, por favor informe-nos através do email site.abm.sretc@madeira.gov.pt