Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Paróquia do Arco de São Jorge

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia do Arco de São Jorge

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Identificador

852

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/PSTN01

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Formal

Título

Paróquia do Arco de São Jorge

Datas

1679  a  1911 

Dimensão

316 liv.

Suporte

Entidade detentora

Arquivo e Biblioteca da Madeira

Produtor

Paróquia do Arco de São Jorge

História administrativa/biográfica/familiar

A criação da paróquia do Arco de São Jorge, da invocação de São José, deve-se ao Bispo D. António Teles da Silva, que a erigiu por determinação do rei D. Pedro II, datada de 28 de dezembro de 1676. Foi seu primeiro pároco o padre José de Andrade. A recém-criada paróquia instalou a sua sede na exígua e arruinada capela de Nossa Senhora da Piedade, que até à data ministrava os serviços religiosos por intermédio dos seus capelães privativos, sob a dependência do vigário de São Jorge. Dado o seu avançado estado de ruína, uma nova igreja é construída por mandado do Conselho da Fazenda de 18 de janeiro de 1740, a qual foi solenemente benzida no dia 19 de março de 1744. Nesta paróquia nasceu o célebre trovador popular Manuel Gonçalves, conhecido pelo Feiticeiro do Norte.

História custodial e arquivística

Incorporações no Arquivo Regional da Madeira em 1 de maio de 1933; 7 de julho de 1976; 23 de julho de 1990; 10 de novembro de 1994 (duplicados); 15 de maio de 2007; 29 de janeiro de 2008; 30 de março de 2011.

Âmbito e conteúdo

Livros de registo de batismos, casamentos, óbitos e crismados.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de descrição

Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Catálogo dos registos paroquiais, 2012 (idd n.º 57).

Notas

O número total de unidades de instalação contabilizadas no elemento de informação Dimensão (no Fundo e nas séries de registo de batismos, casamentos e óbitos) compreende 165 livros duplicados de registo de batismos, casamentos e óbitos relativos aos anos de 1860 a 1911.Registos de batismos e de casamentos de 1860 a 1911 não conferidos. Porém, optámos por disponibilizá-los para facilitar as pesquisas aos nossos leitores. Caso detete alguma incorreção, por favor informe-nos através do email site.abm.sretc@madeira.gov.pt