Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Paróquia da Sé

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia da Sé

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Identificador

822

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/PFUN10

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Formal

Título

Paróquia da Sé

Datas

1538  a  1911 

Dimensão

492 liv.

Suporte

Entidade detentora

Arquivo e Biblioteca da Madeira

Produtor

Paróquia da Sé

História administrativa/biográfica/familiar

Grandioso exemplar da arquitetura manuelina, a Sé do Funchal, sede da paróquia da Sé, ficou definitivamente concluída no ano de 1518. Contudo, havia sido solenemente benzida em 1508, e elevada a Catedral em junho de 1514. Possui o orago de Nossa Senhora da Assunção. A paróquia de Santa Maria do Calhau foi extinta e transferida para a Sé no ano de 1508, no entanto foi restabelecida em 1557, desmembrando-se posteriormente da freguesia da Sé as paróquias de São Pedro, Nossa Senhora do Monte, Santo António e Santa Luzia.

História custodial e arquivística

Incorporações no Arquivo Regional da Madeira em 10 de setembro de 1932; 6 de março de 1958; 7 de novembro de 1994; 26 de março de 2007; 16 de fevereiro de 2011.

Âmbito e conteúdo

Livros de registo de batismos, casamentos, óbitos, reconhecimentos e perfilhações, batismos e óbitos de expostos; índices de registos paroquiais.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de descrição

Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Catálogo dos registos paroquiais, 2012 (idd n.º 57).

Notas

O número total de unidades de instalação contabilizadas no elemento de informação Dimensão (no Fundo e nas séries de registo de batismos, casamentos e óbitos) compreende 156 livros duplicados de registo de batismos, casamentos e óbitos relativos aos anos de 1860 a 1911.Os registos de batismos e de casamentos de 1860 a 1911 não se encontram conferidos. Porém, optámos por disponibilizá-los para facilitar as pesquisas aos nossos leitores. Caso detete alguma incorreção, por favor informe-nos através do email site.abm.sretc@madeira.gov.pt