Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Plano de classificação

Na casa de residência na rua do Pombal

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Na casa de residência na rua do Pombal

Detalhes do registo

Identificador

776186

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/ABM/JAS/L/001

Tipo de título

Atribuído

Título

Na casa de residência na rua do Pombal

Datas descritivas

Entre 1899 e 1905

Dimensão

35 negativos de vidro simples

Técnica de captação

Âmbito e conteúdo

Inclui, sobretudo, retratos de Joaquim Augusto de Sousa, da sua esposa, D. Eugénia Maria de Sousa e das sua filhas, D. Eugénia Isabel de Sousa e Gabriela Vera de Sousa. Contém retratos de mulheres e meninas não identificadas. Destacamos duas fotografias do músico Agostinho Martins.

Idioma e escrita

Português

Unidades de descrição relacionadas

Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, 3.º Cartório Notarial do Funchal - 2.º Ofício, Livros de notas para escrituras diversas, liv. 1382, f. 81-83 (1899-09-30).Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Juízo de Direito da Comarca do Funchal, Autos cíveis de inventário obrigatório, cx. 1976-5 (1905-1906).

Notas

Joaquim Augusto de Sousa e sua mulher D. Eugénia Maria de Sousa compraram a propriedade localizada na rua do Pombal, cuja escritura foi lavrada a 30 de setembro de 1899, aos casais: José de Abreu e Maria José Correia de Abreu; e Francisco Augusto Correia e D. Francisca Augusta da Silva Correia. Com a morte de Joaquim Augusto de Sousa em 1905, a propriedade fica para a sua filha mais velha, D. Eugénia Isabel de Sousa, conforme o mapa de partilha de bens incluído nos autos cíveis de inventário obrigatório.