Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Silvano José de Freitas Branco

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Silvano José de Freitas Branco

Detalhes do registo

Identificador

766831

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/SFB

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Atribuído

Título

Silvano José de Freitas Branco

Datas descritivas

Entre 1863 e 1876

Dimensão

1 álbum fotográfico com 36 fotografias

Suporte

Entidade detentora

Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente´s, em depósito no Arquivo e Biblioteca da Madeira

Colecionador

Silvano José de Freitas Branco

História administrativa/biográfica/familiar

Silvano José de Freitas Branco, nasceu em 29 de setembro de 1925 e faleceu em 2013. Era filho de Alfredo António de Castro Leal Freitas Branco, 1.º Visconde do Porto da Cruz (1890-1962), e de Beatriz Manuela Tavares de Almeida Carvalho. Casou em 23 de janeiro de 1962, em Saint Benin d'Azy, na França, com Jacqueline Rose Marie, Princesa de Croy, nascida em 8 agosto 1930. Era filha do príncipe Léopold Marie Charles Edourd Emmanuel de Croy-Salve e de Jaqueline Claire Marie Denise de Laspimary.[1]Segundo uma inscrição localizada na primeira folha de guarda deste álbum, o mesmo foi produzido durante a estadia de Alfred Emmanuel de Croy na Ilha da Madeira, no ano de 1876, de onde partiu em julho [2]. Este álbum terá chegado à posse de Silvano de Freitas Branco por acumulação dos antepassados de sua mulher, da Casa de Croy.

História custodial e arquivística

Este álbum estava na posse de Silvano José Freitas Branco, muito possivelmente, no âmbito do arquivo familiar, da sua mulher, Jacqueline Rose Marie, Princesse de Croy.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Aquisição deste álbum, em 22 de março de 1990, a Silvano José de Freitas Branco, pelo Photographia Museu Vicentes, atual Museu de Fotografia da Madeira – AV.Em 5 de fevereiro de 2019 foi depositado no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira.

Âmbito e conteúdo

Este fundo é composto por um álbum fotográfico com 36 imagens da Ilha da Madeira, da autoria do fotógrafo João Francisco Camacho, com estúdio instalado à Rua de São Francisco, no Funchal. Segundo uma inscrição, na primeira folha de guarda do álbum, o mesmo foi feito durante a estadia de Alfred Emmanuel de Croy na Ilha da Madeira, no ano de 1876.

Sistema de organização

As fotografias foram descritas de forma sistemática, considerando a sua posição no álbum. A datação das fotografias tiveram em consideração o ano de 1863, quando João Francisco Camacho abre o seu estúdio fotográfico, na rua do Conselheiro José Silvestre Ribeiro e a data do álbum.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de descrição

Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM), Coleção de Silvano José de Freitas Branco, 2023 (idd n.º 179). Disponível em suporte papel na Sala de Leitura do ABM, piso 2 e em suporte digital (formato PDF): https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/media/IDD_179_SFB.pdf

Notas do arquivista

Nota do arquivista[1] MFM-AV, Processo de aquisição N.º 97.2, Cx. 3, N.º 2[2] ABM, Governo Civil do Funchal, Processos de concessão de passaporte, processo de passaporte n.º 125: Alfred Emmanoel de Croy, S. A, Príncipe, com destino a Inglaterra, Reino Unido, 07-1876, Cx. 11, cap. 5. ArquivistaTânia Jesus Data2022-10-03 TítuloFontes utilizadas

Publicador

josevieiragomes

Data de publicação

12/10/2022 15:02:53