Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Avenida Arriaga vista de oeste/este, Freguesia da Sé, Concelho do Funchal

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Representação digital

Avenida Arriaga vista de oeste/este, Freguesia da Sé, Concelho do Funchal

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Avenida Arriaga vista de oeste/este, Freguesia da Sé, Concelho do Funchal

Detalhes do registo

Identificador

75148

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/ABM/PER/G-A/001/000006

Tipo de título

Atribuído

Título

Avenida Arriaga vista de oeste/este, Freguesia da Sé, Concelho do Funchal

Datas descritivas

Década de 1940

Dimensão

9,7 x 14,8 cm

Técnica de captação

História custodial e arquivística

O negativo encontrava-se arquivado previamente no envelope proveniente do Photographia-Museu Vicentes (atual MFM-AV) com a seguinte inscrição: "Colecção Postalinhos n.º 142".

Âmbito e conteúdo

Em primeiro plano destaca-se, à esquerda, a parte sul do Jardim Municipal e, à direita, a fachada do baluarte norte da fortaleza-palácio de São Lourenço. Em segundo plano vê-se, à esquerda, o Banco de Portugal e, à direita, o edifício "Golden Gate"; ao fundo, em frente, encontra-se a Sé com a sua imponente torre.

Cota atual

Cx. 127, n.º 13

Nº de inventário

PER/763

Cota original

142

Cota antiga

MIM 052

Idioma e escrita

Português.

Notas

Imagem da década de 40 do século XX, vendo-se o edifício do Banco de Portugal, projetado pelo arquiteto Edmundo Tavares e inaugurado em dezembro de 1940, assim como os melhoramentos que ocorreram na placa central da avenida nessa época. "142 - Avenida Arriaga - Funchal - Madeira / Foto - Perestrellos", legenda inscrita em fita anexa e sobreposta no negativo, no lado da emulsão. Esta imagem fazia parte de uma edição de postais promovida pela "Foto Perestrellos".

Notas do arquivista

TítuloFontes utilizadas em "Notas" Data2016-11-28 ArquivistaAlda Pereira Nota do arquivistaBARROS, Fátima (coord), GUERRA, Jorge Valdemar (2010), Funchal 500 anos: Momentos e BARROS, Fátima (coord), GUERRA, Jorge Valdemar (2010), Funchal 500 anos: Momentos e Documentos da História da Nossa Cidade, Funchal, Secretaria Regional da Educação e Cultura/ Arquivo Regional da Madeira, p. 205;VASCONCELOS, Teresa (2008), O Plano de Ventura Terra e a Modernização do Funchal: primeira metade do século XX, Funchal, Colecção Funchal 500 anos n.º 9, pp. 111-112.