Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Retrato de exterior de Mr. e Mrs. Jones, num carro de cesto, numa das entradas do hotel Bella Vista

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Representação digital

Retrato de exterior de Mr. e Mrs. Jones, num carro de cesto, numa das entradas do hotel Bella Vista

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Retrato de exterior de Mr. e Mrs. Jones, num carro de cesto, numa das entradas do hotel Bella Vista

Detalhes do registo

Identificador

74113

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/ABM/ALH/A/002/000008

Tipo de título

Atribuído

Título

Retrato de exterior de Mr. e Mrs. Jones, num carro de cesto, numa das entradas do hotel Bella Vista

Datas

1906  a  1906 

Datas descritivas

[Post. 1906-01-10]/[ant. 1906-04-24]

Dimensão

8,2 x 16,4 cm.

Técnica de captação

Localidade

Âmbito e conteúdo

Esta entrada do Hotel Bela Vista dava para a rua Imperatriz Dona Amélia. O carro está a ser seguro por dois condutores, sendo que o da direita já se apresenta com o vestuário branco e chapéu de fita, que passará a caracterizar esta profissão. Dentro do carro encontram-se Mr. Eugene Jones, proprietário do Hotel Bela Vista e a sua esposa Mrs. Jones. Na entrada do hotel, na parede do lado direito, encontra-se uma placa com a inscrição “JONES BELLA VISTA HOTEL”. Após o portão vemos a escadaria de acesso à parte frontal do hotel.

Cota atual

Cx. 2, n.º 16

Nº de inventário

ALH/19

Cota original

20

Cota antiga

000 038 ALH

Idioma e escrita

Português.

Existência e localização de cópias

Na Cx. 12, n.º 19 encontra-se esta mesma imagem em dois negativos de película (Acetato de celulose ou poliester?), de 35 mm e numa prova de papel de 6.4 x 6,2 cm. Na Cx. 15, n.º 19 encontra-se uma reprodução desta imagem, feita no Photographia Museu Vicente em película, de 12 x 18 cm.

Notas

Título do Colecionador: "Mr & Mrs Jones sit in sled outside their hotel" Tem duas etiquetas no suporte: uma com a inscrição "Madeira Mr & Mrs Jones" e outra com a inscrição "MAD 20" Inscrição no envelope: "20. (ST) Mr & Mrs Jones sit in sled" O Hotel Bela Vista tinha duas entradas: uma pela travessa das Angústias (atual Rua do Jasmineiro) e outra por um acesso que se localizava entre o Hospício Princesa Dona Maria Amélia e o Asilo de Mendicidade e que desembocava na Rua Imperatriz Dona Amélia (atual Avenida do Infante). O “Diário de Notícias” de 1 de Maio de 1903 anuncia o casamento entre Mr. Eugene Jones e Miss Joyce. O Hotel Bella Vista (atual Seminário Diocesano) parece ter sido iniciado por Mary Jones que, em 1885, arrenda a Quinta, no sítio das Angústias, a Roque Caetano de Araújo. Em 1887, Mary Jones cede o arrendamento a Eugene Jones que, no contrato de arrendamento com os herdeiros de Roque Caetano de Araújo inclui, para além da parte do prédio anteriormente arrendado, “a casa pequena denominada cottage e o pomar que fica para o lado do sul da casa grande, junto ao novo Edificio que se anda construindo no terreno pertencente ao Hospicio da Imperatriz D. Maria Amélia”. É nesta Quinta que Eugene Jones irá instalar o Hotel Bela Vista, que perdurará até meados do século XX.