Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Composição de doze vinhetas ilustrando paisagens da Madeira e meios de transporte

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Representação digital

Composição de doze vinhetas ilustrando paisagens da Madeira e meios de transporte

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Composição de doze vinhetas ilustrando paisagens da Madeira e meios de transporte

Detalhes do registo

Identificador

73918

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/ABM/VIC/N-C/012/000001

Tipo de título

Atribuído

Título

Composição de doze vinhetas ilustrando paisagens da Madeira e meios de transporte

Datas descritivas

Segunda metade do séc. XIX

Dimensão

16,5 x 21,5 cm

Técnica de captação

Âmbito e conteúdo

Esta composição de doze vinhetas encontra-se organizada em três níveis. No nível superior do suporte, da esquerda para a direita, observam-se as seguintes paisagens acompanhadas por respetiva denominação em inglês:Cascata da ribeira de São Vicente, intitulada "S. Vincent, North"; Vista da baía e cidade do Funchal obtida a partir do Lazareto, Freguesia de Santa Maria Maior, intitulada "Funchal - West"; "Vista do porto e baía do Funchal antes da união dos ilhéus da Pontinha (de São José) e de Nossa Senhora da Conceição, obtida do sítio do Salto do Cavalo (atual jardins do hotel Belmond Reid's Palace), Freguesia de São Martinho, intitulada "Funchal - East" e ribeira de São Vicente, na Freguesia e Concelho de São Vicente, intitulada "S. Vincent, North". No centro, da esquerda para a direita, veem-se os seguintes meios de transporte: Transporte de rede em São Vicente, intitulado "S. Vincent, North"; Retrato de dois homens em carro de cesto no pátio da Photographia Vicente, rua da Carreira, Freguesia da Sé, Concelho do Funchal, intitulado "Sledge"; Retrato de homem de rede no pátio da Photographia Vicente, rua da Carreira, Freguesia da Sé, Concelho do Funchal, intitulado "Hammock" e transporte de rede na travessia de uma ponte em São Vicente, intitulado "S. Vincent, North". No nível inferior, da esquerda para a direita, seguem-se as seguintes vistas: Curral das Freiras, no Concelho de Câmara de Lobos, intitulada "Grand Curral"; Ilhéu e forte de Nossa Senhora da Conceição visto a partir da Quinta Vigia, Freguesia de São Pedro (atual Freguesia da Sé), Concelho do Funchal, intitulada "Loo Rock, Funchal"; Vista do forte de São João Baptista, na encosta do Pico dos Frias, obtida a partir do Hospício Princesa D. Maria Amélia, intitulada "Peak Fort, Funchal" e igreja de Nossa Senhora do Monte, no Concelho do Funchal, vista de oeste/este, intitulada "Mount Church".

Cota atual

Cx. 23, n.º 1

Nº de inventário

VIC/396

Cota original

282

Cota antiga

MIM 000 396 VIC

Idioma e escrita

Português.

Notas

Vicente Gomes da Silva, sénior (1827-1906), fundador da Photographia Vicente, começou a exercer a sua atividade como fotógrafo a partir de 1852.

Notas do arquivista

TítuloFonte utilizada em "Notas" Data2017-03-26 ArquivistaAlda Pereira Nota do arquivistaSOUSA, Francisco Clode (coord), (2010), Obras de Referência dos Museus da Madeira, Lisboa, Galeria de Pintura do Rei D. Luís I, 2009, p. 500.