Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.
 

Vista parcial da cidade, obtida da baía do Funchal

Detalhes do registo

Identificador

72812

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/ABM/PER/L-D/004/000131

Tipo de título

Atribuído

Título

Vista parcial da cidade, obtida da baía do Funchal

Datas

1950     

Datas descritivas

Post. 1950

Dimensão

9,9 x 14,8 cm.

Técnica de captação

Âmbito e conteúdo

Em primeiro plano vê-se o cais, tendo como pano de fundo a orla marítima e uma vista da cidade entre a zona de São Lázaro e dos Varadouros. Como pontos de referência destaca-se, da esquerda para a direita, a chaminé do Leacock e, entre os vários edifícios de maior volumetria, o Teatro Municipal Baltazar Dias, o palácio de São Lourenço, o edifício da antiga Alfândega do Funchal (atual Assembleia Regional) e o edifício da capitania do porto do Funchal e, por detrás, a torre da Sé e da igreja de São João Evangelista (ou igreja do Colégio), assim como a chaminé do engenho do Hinton. Ao centro da imagem veem-se, também, as torres da igreja de São Pedro e do convento de Santa Clara e, ainda, a fortaleza de São João Baptista, no topo do pico dos Frias.

Palavra-chave

Cota atual

Cx. 128, n.º 2

Nº de inventário

PER/748

Cota original

64

Cota antiga

MIM 037

Idioma e escrita

Português.

Notas

A datação atribuída está relacionada com a inauguração do edifício da Capitania do Porto do Funchal, no ano de 1950, projetado pelo arquiteto Faria Costa.Esta imagem fazia parte de uma edição de postais promovida pela "Foto Perestrellos".Inscrição no envelope proveniente do Photographia-Museu Vicentes "Colecção Postalinhos n.º 64".

Notas do arquivista

TítuloElaborada com base na seguinte bibliografia: Data2016-12-09 ArquivistaAlda Pereira Nota do arquivistaBARROS, Fátima (coord), GUERRA, Jorge Valdemar (2010), Funchal 500 anos: Momentos e Documentos da História da Nossa Cidade, Funchal, Secretaria Regional da Educação e Cultura/ Arquivo Regional da Madeira, p. 209.