We preserve and appraise Madeira’s Documented Cultural Heritage.

Vista da Encumeada do concelho de São Vicente, a partir da estrada de acesso à freguesia da Serra de Água, concelho da Ribeira Brava

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Vista da Encumeada do concelho de São Vicente, a partir da estrada de acesso à freguesia da Serra de Água, concelho da Ribeira Brava

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/ABM/PER/L-A/012/000008

Title type

Atribuído

Descriptive dates

Primeira metade do séc. XX

Dimension

9,7 x 14 cm.

Scope and content

Em primeiro plano observa-se, à direita da berma da estrada, duas crianças sentadas e um homem adulto de pé e, mais ao fundo, um outro homem caminhando na berma da estrada, que se apresenta larga e calcetada. Em segundo plano destaca-se na paisagem a presença de duas casas com cobertura de colmo rodeadas por poios agrícolas e, ao longe, a cordilheira montanhosa da Encumeada de São Vicente.

Physical location

Cx. 125, n.º 14

Iventory no.

PER/740

Original numbering

44

Previous location

MIM 029

Language of the material

Português.

Notes

A data atribuída está relacionada com o período da chegada do primeiro automóvel à Madeira, em 1904, e o desenvolvimento, em virtude dos esforços delineados pela Junta Agrícola e a Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, em 1913 a 1918, de uma rede de estradas a leste e a oeste da ilha com o Funchal e com especial enfoque na passagem por pontos de atração turística. "44 - Encumiada de S. Vicente - Madeira/ Foto Perestrellos": legenda inscrita em fita anexa e sobreposta no negativo, no lado da emulsão. Esta imagem fazia parte de uma edição de postais promovida pela "Foto Perestrellos".

Archivist notes

2016-12-06 - Alda Pereira - Elaborada com base nas seguintes fontes:
LONDRAL, Ana Rita, vias rodoviárias, disponível em http://aprenderamadeira.net/vias-rodoviarias/; SILVA, Fernando Augusto da e MENESES, Carlos Azevedo de (1998), Elucidário Madeirense, I vol., ed. Fac-similada, Funchal, Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Direcção Regional dos Assuntos Culturais, pp. 417-419.