Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Foto Figueiras

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Foto Figueiras

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Identificador

72360

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/PHF

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Atribuído

Título

Foto Figueiras

Datas descritivas

Entre 1930 e 1988

Dimensão

Cerca de 57.000 negativos e provas

Entidade detentora

Arquivo e Biblioteca da Madeira

História administrativa/biográfica/familiar

Em 1930, António Gomes Figueira (1901-1980), Carlos Melim formam uma sociedade, fundando a “Foto Figueiras & Melim”, localizada na rua das Fontes.Em 1932, Carlos Melim abandona a sociedade, passando a casa fotográfica a denominar-se “Foto Figueiras”. A partir de 1946, com a saída da firma do seu irmão Joaquim Gomes Figueira (1911-1995), António Figueira passa a gerir sozinho a casa fotográfica. No entanto, em 1976, vende a casa fotográfica aos seus dois empregados: António Félix Ferreira e Luís Alberto Teixeira de Sousa. Por fim, em 1988, o segundo adquire ao primeiro a casa fotográfica.

História custodial e arquivística

O espólio da "Foto Figueiras" permaneceu nesta casa fotográfica desde 1930 até ao ano de 1989, quando é vendido ao Governo Regional da Madeira, para incorporação no Photographia-Museu Vicentes. A 23 de junho de 2016, este fundo foi, juntamente com todo o acervo fotográfico do Photographia-Museu Vicentes, depositado no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM).

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Aquisição a Luís Alberto Teixeira de Sousa, pelo Governo Regional da Madeira, a 27 de dezembro de 1989 de parte do espólio da "Foto Figueiras".Aquisição a Luís Alberto Teixeira de Sousa, pelo Governo Regional, a 16 de julho de 1990, do restante espólio. Estas duas aquisições foram integradas no Photographia-Museu Vicentes.Depósito no ABM em 23 de junho de 2016.

Âmbito e conteúdo

Este fundo é constituído por negativos de bilhetes de identidade, de bilhetes-postais, de reportagens e de diversas temáticas, tais como paisagens, atividades, ruas, edifícios, hotéis, etc.

Sistema de organização

A organização do espólio da “Foto Figueiras” insere-se nos parâmetros de classificação temática uniformizados pelo ABM para a inventariação e divulgação dos grandes fundos fotográficos, ordenados por secções, subsecções e séries.

Condições de acesso

Comunicável. O fundo está parcialmente disponível ao público em formato digital.

Condições de reprodução

Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização do ABM. Em todas as imagens serão obrigatoriamente referenciados os respetivos créditos, segundo o Regulamento Geral de Acesso e Reproduções do ABM.

Idioma e escrita

Português.

Notas

Todos os negativos datados de post. 1930 têm em consideração a data de abertura do atelier fotográfico.

Notas do arquivista

TítuloFontes utilizadas em História Administrativa e Datas Data2018-10-15 ArquivistaManuela Marques Nota do arquivistaDiário da Madeira, 1930.10.03Diário de Notícias, 1932.04.11Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Terceiro cartório notarial do Funchal, liv. 531-B, f. 97 a 98 v.º.