We preserve and appraise Madeira’s Documented Cultural Heritage.

João Anacleto Rodrigues

Available actions

Reader available actions

 

João Anacleto Rodrigues

Description details

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/ABM/JAR

Title type

Atribuído

Dates

1891  to  1943 

Descriptive dates

Post. 1891/ant. 1943

Dimension

11 Cx.: 82 negativos em vidro

Holding entity

Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira

Producer

Rodrigues, João Anacleto. 1869-1948

Biography or history

João Anacleto Rodrigues, filho de Manuel Rodrigues Gomes e de Matilde Augusta de Freitas, nasceu a 13 de julho de 1869 na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, ilha da Madeira. Trabalhador infatigável, labutou no comércio, desde os 14 anos. A 3 de junho de 1896 tornou-se sócio da firma “Henrique A. Rodrigues & Irmãos”, proprietária do estabelecimento comercial “Bazar do Povo”, que foi fundada em 19 de maio de 1883, pelo seu irmão Henrique Augusto Rodrigues. Era sócio da firma H. M. Borges Sucrs., Lda, vice-presidente da Assembleia Geral da Associação Comercial do Funchal e vogal vereador da Câmara Municipal do Funchal. Para além da sua atividade comercial, João Anacleto Rodrigues tinha como “hobby” a fotografia, tornando-se num talentoso fotógrafo amador. Fotografou alguns aspetos da vida madeirense, nomeadamente, transportes, paisagens da ilha da Madeira, da iIha do Porto Santo, dos Açores e Canárias. A 16 de maio de 1897, João Anacleto Rodrigues estreou o seu animatógrafo no Teatro Municipal do Funchal, sendo um dos percursores do “Cinema nas Ilhas Atlânticas - Madeira, Açores e Canárias”. Faleceu a 29 de agosto de 1948, na sua residência de verão na freguesia de Nossa Senhora do Monte.

Custodial history

A loja “Bazar do Povo” possuía a “Secção de Fotografia” que existiu até à década de 60 do século XX. O governo Regional da Madeira adquire a 14 de dezembro de 1988, através da Direção Regional dos Assuntos Culturais, 82 negativos em vidro. No dia 23 de junho de 2016, o acervo fotográfico do Photographia-Museu Vicentes foi transferido para o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM).

Scope and content

Este fundo é constituído por 82 negativos, em suporte de vidro: setenta e nove no formato 18 x 24 cm. e três no formato 16,5 x 21,5 cm.

Apesar de ser relativamente pequeno, o fundo de João Anacleto Rodrigues, reúne diversos aspetos do quotidiano regional e nacional, nomeadamente das suas ruas, largos, praças, jardins, transportes, infraestruturas, arquitetura, hotéis, mercados. O arquivo contempla também imagens panorâmicas e a reportagem da visita dos reis de Portugal à ilha da Madeira, em 1901. A fotografia mais antiga remonta a 1891 e a mais recente a 1943.

Arrangement

Note-se que os negativos possuem um número inscrito ou uma etiqueta na parte inferior esquerda, com um número e uma sigla BP, que, correspondem à edição de um postal. Os postais eram comercializados pela firma “Henrique A. Rodrigues & Ca. Lda”, proprietários da loja “Bazar do Povo”, e eram editados em álbuns denominados “Souvenirs of Madeira”, a preto e branco, a sépia ou a cores.

João Anacleto Rodrigues estreou o seu animatógrafo no Teatro Municipal do Funchal, sendo um dos percursores do “Cinema nas Ilhas Atlânticas - Madeira, Açores e Canárias”, viajou pelo arquipélago das Açores, arquipélago das Canárias e Portugal Continental. As fotografias aqui apresentadas parecem surgir dessas viagens.

Foram criadas quatro secções que representam as deslocações de João Anacleto Rodrigues na ilha e nos arquipélagos dos Açores, Canária e Portugal por onde apresentou o seu animatógrafo: A - Arquipélago da Madeira; B - Arquipélago dos Açores; C - Arquipélago das Canárias e D - Portugal Continental.

Access restrictions

Comunicável, está disponível ao público em geral, em cópias digitalizadas

Conditions governing use

Reprodução para exposições, público e utilizadores mediante do ABM. Em todas as imagens digitalizadas, serão obrigatoriamente referenciados os respetivos créditos, segundo o Regulamento Geral de Acesso e Reproduções do ABM.

Other finding aid

Disponível apenas o presente catálogo - João Anacleto Rodrigues: catálogo, 2016 (idd n.º 150).

Notes

Abreviaturas, siglas e acrónimos:

ABM Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira

JAR João Anacleto Rodrigues

Cx. Caixa (s)

Fot. Fotografia (s)

Neg. Negativo (s)

Cm. Centímetros