Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Fotografias e Material Fotográfico

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Fotografias e Material Fotográfico

Detalhes do registo

Identificador

66510

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/ABM/JPC-A/E

Título

Fotografias e Material Fotográfico

Datas

1920  a  2010 

Datas descritivas

[192-]/2010

Dimensão

9 cx.: 381 env. (2976 fotografias, 314 postais, 5 CD e negativos), 3 dossiers (1051 diapositivos); papel, acrílico e película de poliéster

Suporte

Âmbito e conteúdo

Esta secção reúne a vasta coleção de fotografias, diapositivos (slides), negativos e bilhetes-postais de José Pereira da Costa. Não só é composta por fotos pessoais e de família, mas também por fotos relacionadas com a sua vida profissional, tais como fotos das visitas de entidades ao Arquivo Nacional Torre do Tombo e fotos dos vários congressos em que participou. Os diapositivos dizem respeito, sobretudo, às fotos que tirou na Madeira e Porto Santo na década de 60 e a reproduções de documentos de arquivo. Quanto à sua coleção de bilhetes-postais, foi adquirida nos diversos lugares e países por onde passou.

Sistema de organização

Esta secção é composta por 3 subsecções consoante o tipo de documento:PT/ABM/JPC-A /E/A - Fotografias;PT/ABM/JPC-A /E/B - Diapositivos;PT/ABM/JPC-A /E/C - Bilhetes-postais.Dentro de cada subsecção, as fotografias foram organizadas segundo um critério temático e as unidades de instalação que compõem cada série documental estão ordenadas cronologicamente, à exceção das séries: PT/ABM/JPC-A/E/A/9 - Localidades visitadas: Portugal Continental; PT/ABM/JPC-A/E/A/10 - Localidades visitadas: Açores; PT/ABM/JPC-A/E/A/11 - Localidades visitadas: Madeira e Porto Santo; PT/ABM/JPC-A/E/A/12 - Madeira e Porto Santo: festas costumes e tradições; e da subsecção PT-ARM-JPC/A/E/C - Bilhetes-postais. As unidades de instalação destas séries e subsecção foram ordenadas alfabeticamente por assunto com o objetivo de otimizar a pesquisa. Todas unidades de instalação da subsecção PT/ABM/JPC-A/E/A/B - Diapositivos mantêm a ordenação e numeração originais dadas pelo produtor, José Pereira da Costa.

Condições de reprodução

José Pereira da Costa doou os direitos de edição a Gilberto Teixeira das fotografias utilizadas no livro “Álbum fotográfico: Porto Santo e Madeira (Anos 60)”. Estas fotografias encontram-se nas séries documentais PT/ABM/JPC-A/E/A/11 - Localidades visitadas: Madeira e Porto Santo e PT/ABM/JPC-A/E/A/12 - Madeira e Porto Santo: festas costumes e tradições. Os diapositivos das mesmas encontram-se na série PT/ABM/JPC-A/E/A/B/1 - Paisagens, festas, costumes e tradições da Madeira e Porto Santo.