Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Retrato de Ângelo Augusto da Silva (três quartos)

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Representação digital

Retrato de Ângelo Augusto da Silva (três quartos)

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Retrato de Ângelo Augusto da Silva (três quartos)

Detalhes do registo

Identificador

634566

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/ABM/VIC/R/001-004/000007

Tipo de título

Atribuído

Título

Retrato de Ângelo Augusto da Silva (três quartos)

Datas

1903-02-23  a  1903-02-23 

Dimensão

10,6 x 7,9 cm

Técnica de captação

Âmbito e conteúdo

Dr. Ângelo Augusto da Silva, retratado aqui com 6 anos de idade.Veste um fato escuro ao estilo "Fauntleroy" com camisa de colarinho redondo largo.Professor do ensino secundário, nasceu na freguesia de São Vicente a 20 de novembro de 1896, sendo filho de Francisco Augusto da Silva e de Dona Maria Olímpia da Silva. Casou com Dona Berta Luísa Perestrelo Vieira Pereira da Silva de quem teve: Dona Maria Ângela Vieira Pereira da Silva; Dona Maria João Pereira da Silva e o engenheiro Luís Manuel Pereira da Silva. Tirou o curso no Liceu do Funchal e matriculou-se, depois, na Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra, onde tirou o bacharelato com a tese «As Noções Gerais do Ensino de Matemática». Foi nomeado professor efetivo do Liceu José Estêvão, em 1920, de onde transitou para professor do Liceu Jaime Moniz do Funchal em 1923. Foi nomeado reitor do mesmo em 1924 e, novamente, em 1930 - cargo que exerceu até ao limite de idade. Foi-lhe confiada a direção e a regência de algumas disciplinas de carácter pedagógico da Escola do Magistério Primário do Funchal. Aquando da primeira Grande Guerra, foi incorporado no Corpo Expedicionário Português em França, como oficial miliciano de Artilharia. Exerceu o cargo de delegado provincial da Mocidade Portuguesa da Madeira, desde o seu início. Foi vogal da Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal e fez parte da Comissão Executiva do mesmo corpo, dedicando-se aos problemas da instrução pública, sendo defensor do estabelecimento de ensino Academia de Música e Belas-Artes da Madeira. Foi presidente da Comissão do Museu Quinta das Cruzes e membro do Conselho Diretivo da Sociedade de Concertos da Madeira. Possuía o grau de comendador da Ordem de Instrução Pública. Faleceu em 1987, aos 91 anos.

Palavra-chave

Inscrições

"22581": no canto superior direito, no lado da emulsão.

Cota atual

Cx. 91, n.º 20

Nº de inventário

VIC/19426

Cota original

22581

Idioma e escrita

Português

Notas

Registo no livro do fotógrafo: "22.581, Menino Ângelo Augusto da Silva, Rua Bela de São Tiago".Data atribuída pelo fotógrafo.

Notas do arquivista

TítuloFonte utilizada em "Âmbito e conteúdo" Data2018-05-10 ArquivistaAna Carvalho Nota do arquivistaCLODE, Luiz Peter, s.d., Registo Bio-Bibliográfico de Madeirenses: Sécs. XIX e XX, Funchal, Caixa Económica do Funchal, p. 439.