We preserve and appraise Madeira’s Documented Cultural Heritage.

Administração da levada do Caminho do Meio, Bom Sucesso

Available actions

Reader available actions

 

Administração da levada do Caminho do Meio, Bom Sucesso

Description details

Description level

Section   Section

Reference code

PT/ABM/FBM/K

Title type

Atribuído

Dates

1647  to  1842 

Dimension

65 doc.

Support

Extents

65 Capilhas

Scope and content

Secção composta, na sua maioria, por processos de nomeação dos ofícios de juiz e de levadeiro da levada do Caminho do Meio, Bom Sucesso, com datas compreendidas entre 1708 e 1842. Constam como juízes da levada do Caminho do Meio os morgados Jacinto Acciaiolly de Vasconcelos (1708 e 1721), Jacinto Acciaiolly de Vasconcelos e Sá (entre 1723 e 1771), Manuel Acciaiolly de Vasconcelos (entre 1774 e 1777 e em 1798) e o comendador João José Bettencourt e Freitas (nomeado juiz da levada em 1842).

Inclui ainda requerimentos e mandados de coima na água de rega da levada, datados entre 1691 e 1835, e documentos sobre a distribuição da água desde 1647 a 1824.

Sobre a administração das levadas particulares ou de heréus, refere Isabel Botelho da Costa que "foram as mesmas primitivamente administradas por aqueles que as constituíram e tinham sobre elas direitos de propriedade, passando depois os usufrutários das águas a nomear um Administrador (Juiz da Levada), que lhes gerisse essa riqueza natural. O Estado sempre se considerou o único proprietário dos mananciais de águas e levadas.

Há muito que desapareceu a antiga denominação de Juiz da Levada, que foi em outro tempo, um cargo disputado e, geralmente, exercido por pessoas muito consideradas. Esse juiz era eleito por pluralidade dos votos dos heréus e confirmado por provisão da Junta da Fazenda, em cada ano, assim como um Levadeiro.

Pertencia ao juiz consertar a levada depois das chuvas do Inverno, e pô-la a correr no 1.º de Abril. As despesas ou eram repartidas pelos respetivos heréus, ou, e mais normalmente os juízes recompensavam-se dessas despesas, recebendo um dia de água da levada como gratificação." (1)

(1) COSTA, Isabel Botelho, 1987, "Seminário de Arquivologia - Família Bettencourt Mimoso", trabalho de seminário no âmbito da conclusão da licenciatura em História, da Universidade Autónoma Luís de Camões.

Language of the material

Português