Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.
 

Funchal visto do mar

Detalhes do registo

Identificador

624743

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/ABM/VIC/N-C/003/000065

Tipo de título

Atribuído

Título

Funchal visto do mar

Datas descritivas

Entre 1905 e 1940

Dimensão

8,3 x 10,7 cm

Técnica de captação

Âmbito e conteúdo

Vista panorâmica captada do mar, observando-se a orla litoral desde a bateria de Santo António da Alfândega, à esquerda da imagem, até a banda oriental da cidade, junto à ribeira de João Gomes, dominada pela rua da Praia. Entre a foz da ribeira de Santa Luzia e a foz da ribeira João Gomes observa-se o alto edifício da fábrica de São Filipe, destinada ao armazenamento e moagem de cereais. Ao lado da fábrica para poente (para o lado oeste ou esquerdo da imagem) identifica-se também as coberturas das instalações do Mercado D. Pedro V.

Palavra-chave

Nº de inventário

VIC/13150

Idioma e escrita

Português.

Notas

A datação inferida tem como referência cronológica o início das obras de construção do edifício da fábrica de São Filipe e, como data final, o ano em que ocorreu a demolição do Mercado D. Pedro V, em janeiro de 1941, para de prolongamento da avenida do Mar, verificando-se nesta imagem que essa intervenção urbanística ainda não havia sido materializada.

Notas do arquivista

TítuloFonte utilizada em "Datas" e "Notas" Data2019-07-19 ArquivistaAlda Pereira Nota do arquivistaGUERRA, Jorge Valdemar, 2017, Imagens Antigas do Funchal Urbano - Série Colecção Iconográfica 2, Funchal, Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura/ Arquivo Regional da Madeira, p. 200 e 280.