Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Cooperativa da Guarnição Militar do Funchal

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Cooperativa da Guarnição Militar do Funchal

Detalhes do registo

Identificador

58349

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/CGMFUN

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Formal

Título

Cooperativa da Guarnição Militar do Funchal

Datas

1892  a  1980 

Dimensão

24 u.i. (23 liv., 1 pt.)

Suporte

Entidade detentora

Arquivo e Biblioteca da Madeira

Produtor

Cooperativa da Guarnição Militar do Funchal

História administrativa/biográfica/familiar

Criada em 1892, a Cooperativa da Guarnição Militar do Funchal funcionou, inicialmente para os seus sócios e mais tarde para toda a comunidade, ao longo de cem anos – até encerrar definitivamente as suas portas nos inícios do século XXI, como Sociedade de Consumo, Crédito e Previdência.Considerada desde a sua fundação como uma instituição de utilidade pública, a Cooperativa da Guarnição Militar do Funchal, Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada, de número de sócios indeterminados e duração ilimitada, foi fundada, segundo os seus Estatutos aprovados em assembleia geral em sessão de 27 de Outubro de 1947, em 1 de fevereiro de 1892 com a designação Sociedade Cooperativa dos Oficiais do Regimento de Caçadores N.º12, funcionando como Sociedade de Consumo, Crédito e Previdência (1).Atesta-nos o Elucidário Madeirense que este Regimento de Caçadores N.º 12, fundador da cooperativa militar, chegou à Madeira mais precisamente em 28 de Julho de 1864. O regimento era composto por 10 oficiais e 72 praças, os quais foram aquartelados no Funchal.Note-se que a partir de 9 de Outubro de 1899 ao abrigo do decreto de 14 de setembro do mesmo ano, volvidos que eram trinta e cinco anos após início de estacionamento na Madeira, este Regimento de Caçadores N.º 12 passou a chamar-se Regimento de Infantaria N.º 27 (2).De acordo com os Estatutos da dita cooperativa militar funchalense, aprovados em 1948, esta dispunha de uma direção composta por um presidente, um tesoureiro e um secretário.Importa enunciar, ainda, que ao abrigo destas mesmas disposições estatutárias, a cooperativa tinha como principal objetivo fornecer aos sócios, sempre nas melhores condições de preço e qualidade, géneros alimentícios, artigos de capelista e papelaria, vestuário, calçado, utensílios domésticos e tabacos; servir de Caixa Económica aos sócios, capitalizando-lhes as quantias que depositassem e facilitando-lhes empréstimos; bem como, prestar ao Estado, organismos oficiais e instituições de beneficência pública, os serviços compatíveis com os seus recursos e índole social; organizar conferências sobre assuntos económicos e outros de interesse geral (3).(1) Cf. Estatutos da Cooperativa da Guarnição Militar do Funchal (1948), Disposições Fundamentais, Art. 1.º, p. 3. ARM, espólio da Cooperativa da Guarnição Militar do Funchal, cx. 1, liv. 1-3.(2) Cf. SILVA, Fernando Augusto da; MENEZES, Carlos Azevedo de; Elucidário Madeirense, 2.ª ed., vol. II (F-N), Funchal, Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, 1945, pp. 105-106.(3) Cf. Estatutos da Cooperativa da Guarnição Militar do Funchal (1948), Disposições Fundamentais, Art. 4.º (alíneas 1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª), p. 4. ARM, espólio da Cooperativa da Guarnição Militar do Funchal, cx. 1, liv. 1-3.

História custodial e arquivística

Em nome da última direção da Cooperativa, o presente acervo foi doado ao Arquivo Regional da Madeira, em 13 de maio de 2005, pelo tenente-coronel João Alberto Amador Botelho, do quartel-general da Zona Militar da Madeira.

Âmbito e conteúdo

O espólio é maioritariamente constituído pelos Estatutos; atas da direção e da assembleia-geral; diversos registos de cédulas e de matrículas de capital social dos associados; contas correntes; contas de gerência do ano de 1954.

Condições de acesso

Não existem restrições.

Instrumentos de descrição

Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Cooperativa da Guarnição Militar do Funchal, inventário (idd n.º 26).

Notas do arquivista

TítuloNota do arquivista Data0302-20-15 Arquivistapfv Nota do arquivistaDescrição elaborada por José Vieira Gomes, com base nas seguintes fontes e bibliografia:- Estatutos da Cooperativa da Guarnição Militar do Funchal (1948). ARM, espólio da Cooperativa da Guarnição Militar do Funchal, cx. 1, liv. 1-3.- SILVA, Fernando Augusto da; MENEZES, Carlos Azevedo de; Elucidário Madeirense, 2.ª ed., vol.II (F-N), Funchal, Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, 1945, pp. 105-106.