Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Paisagens

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paisagens

Detalhes do registo

Identificador

581343

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/ABM/ALB/B

Tipo de título

Atribuído

Título

Paisagens

Datas descritivas

Entre 1912 e 1945

Dimensão

31 negativos em suporte de vidro, de gelatina sal de prata, de 8 x 12 cm e 13 x 18 cm e ainda 12 provas fotográficas, de 15,3 x 23,2 cm.

Técnica de captação

Âmbito e conteúdo

Esta secção é composta por trinta e um negativos simples, monocromáticos, em suporte de vidro, de gelatina sal de prata e doze provas fotográficas, monocromáticas, que se agrupam em três subsecções: A - Ilha da Madeira; B - Portugal Continental e C - Paisagens não identificadas. Relativamente à Ilha da Madeira, as imagens espelham vistas da cidade do Funchal, da estação do caminho de ferro do Monte, na Freguesia do Monte, Concelho do Funchal, e paisagens do Curral das Freiras, no Concelho de Câmara de Lobos. Em relação ao território de Portugal Continental destacam-se as vistas do maciço montanhoso da Serra da Estrela e da cidade de Portalegre.

Idioma e escrita

Português

Notas

Para a maioria dos documentos fotográficos a datação está relacionada com o período de vivência de Alberto Camacho Brandão enquanto fotógrafo amador, entre o ano do seu casamento com Isilda Perestrelo (1882-1968), a 28 de agosto de 1912, e a data do seu falecimento, a 20 de junho de 1945.

Notas do arquivista

TítuloFontes utilizadas em Datas Data2017-11-20 ArquivistaAlda Pereira Nota do arquivistaArquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Conservatória do Registo Civil do Funchal, Registo de óbitos, liv. 311, registo n.º 748 (1945).CLODE, Luiz Peter, s.d., Registo Bio-bibliográfico de Madeirenses: sécs. XIX e XX, Funchal, Caixa Económica do Funchal, p. 77.