Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Carreira Militar

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Carreira Militar

Detalhes do registo

Identificador

581340

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/ABM/ALB/A

Tipo de título

Atribuído

Título

Carreira Militar

Datas descritivas

Ant. 1929

Dimensão

9 negativos, em suporte de vidro, de gelatina sal de prata, com o formato de 8 x 12 cm e de 13 x 18 cm.

Técnica de captação

Localidade

Âmbito e conteúdo

Esta secção é constituída por nove negativos simples, monocromáticos, em suporte de vidro, de gelatina sal de prata, que testemunham momentos da vida profissional de Alberto Camacho Brandão no plano da sua carreira militar.No Photographia-Museu Vicentes um conjunto de imagens deste grupo foi associado ao campo de combate da Batalha de La Lys, durante a participação portuguesa (1917-1918) na Primeira Grande Guerra (1914-1918). No entanto, uma análise mais atenta ao contexto e cenário das imagens, nomeadamente a especificidades da geografia local, do armamento utilizado no palco de ação e do fardamento dos militares, induz-nos para prováveis operações concentradas no território nacional, em ambiente de treino e acampamento militar. Neste âmbito, os registos documentam, basicamente, vivências entre o grupo de soldados e oficiais do Exército português, bem como práticas e pormenores do armamento de artilharia usado nos exercícios militares.

Palavra-chave

Idioma e escrita

Português

Notas

A data atribuída está relacionada com o facto de Alberto Camacho Brandão ter passado à reserva em finais do verão de 1929.

Notas do arquivista

TítuloFonte utilizada em Datas e Notas Data2017-11-20 ArquivistaAlda Pereira Nota do arquivistaCLODE, Luiz Peter, s.d., Registo Bio-bibliográfico de Madeirenses: sécs. XIX e XX, Funchal, Caixa Económica do Funchal, p. 77.