Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Eugénia Rego Pereira

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Eugénia Rego Pereira

Detalhes do registo

Identificador

56517

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/ERP

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Formal

Título

Eugénia Rego Pereira

Datas

1926  a  1944 

Dimensão

1 cx.: 10 doc. man.; 4 fot.

Suporte

Entidade detentora

Arquivo e Biblioteca da Madeira

Produtor

Rego Pereira, Maria Eugénia de Afonseca Acciaiolly. 1875-1947.

História administrativa/biográfica/familiar

Maria Eugénia de Afonseca Acciaiolly Rego Pereira nasceu a 1 Maio de 1877 na freguesia da Ponta do Sol (Madeira) e faleceu na baixa do Funchal a 27 de Agosto de 1947. Descendia de nomes ligados às Letras. Eugénia Rego Pereira, ou Eugénia Rego, como também era conhecida, casou com João Higino Pereira, primeiro-tenente da Armada, de quem teve um filho Carlos Rego Pereira e uma filha, que faleceu em criança. Enviuvou aos trinta e um anos de idade. A partir desta altura, tornou-se professora de dança no salão da sua casa, à Rua do Bispo, n.º 34 e no Colégio Lisbonense no Funchal. As suas aulas eram frequentadas pela melhor sociedade madeirense, entusiasmada com as músicas em moda na época. Iniciou a sua escrita dramática por volta de 1909, com a peça Folhas: Folhas sem Cor. Com dois volumes não datados, tudo indica que Eugénia Rego escreveu teatro até pouco tempo antes de falecer. Deixou dez volumes inéditos e manuscritos com dezoito peças de teatro. Os programas, anexos às obras Sol e Gelo (1932), De Norte a Sul (1937), Asas Misteriosas (1941) e Feitiço Quebrado (1942), confirmam o rigor com que Eugénia Rego encenava as suas operetas, fantasias, revistas, féeries e comédias que eram representadas no Teatro Municipal do Funchal. Rodeou-se de verdadeiros artistas, como os músicos César Gonçalves e Dário Flores e dos cenógrafos Henrique Martins e Alberto Freitas, entre outros. Alguns destes nomes tinham sido seus alunos. Em 1929, Eugénia Rego publicou o livro de poesia Folhas Perdidas. Também, colaborou em vários jornais e revistas da Madeira e do continente.

História custodial e arquivística

Transferência da Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC) para o Arquivo Regional da Madeira (ARM), em 17 de Janeiro de 2006. O espólio havia sido doado à DRAC em 27 de Julho de 1998 por Margarida Rego Pereira Castro Ferreira, neta de Eugénia Rego Pereira.

Âmbito e conteúdo

Este arquivo inventaria a Colecção Literária Eugénia Rego Pereira, organizada em dez cadernos contendo teatro, bem como quatro fotografias, sendo duas de Eugénia Rego (iguais) e duas de récitas no Teatro Municipal. Embora pequeno, é um acervo importante, pois testemunha o contexto social e cultural do Funchal, na primeira metade do século XX.

Sistema de organização

Documentos reunidos em duas séries arquivísticas em função da respetiva tipologia e ordenados cronologicamente.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de descrição

Maria Mónica Teixeira e Fátima Barros, Arquivos de escritores e investigadores madeirenses: instrumentos descritivos, Arquivo Histórico da Madeira, vol. XXIII, Funchal, 2016, pp. 258-277.

Notas do arquivista

TítuloNota do arquivista Data0919-20-16 Arquivistafbf Nota do arquivistaOrganização e descrição de Fátima Barros e Maria Mónica Teixeira.