Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Major Charles Courtney Shaw

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Major Charles Courtney Shaw

Detalhes do registo

Identificador

562544

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/CCS

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Atribuído

Título

Major Charles Courtney Shaw

Datas

1913  a  1974 

Datas predominantes

Entre 1920 e década de 40 do séc. XX

Dimensão

O fundo é constituído por 357 negativos: um em película de 9X12 cm; 11 em película de 6X6cm e as restantes 345 em vidro de 8X11cm.

Suporte

Entidade detentora

Arquivo e Biblioteca da Madeira

Produtor

Shaw, Charles Courtenay, major (1878-1971).

História administrativa/biográfica/familiar

Charles Courtenay Shaw, nasceu em Londres a 15 de agosto de 1878 e faleceu no Funchal, a 5 de julho de 1971. Casou­-se com Jean Ruby Blanche Leslie, com quem teve um filho, Keneth Guex Courtenay Shaw.Em 1920 veio para a Madeira trabalhar na firma Blandy Brother’s & Ca, sendo o diretor geral. Cargo que exerceu até 1946. Poderá ter residido na rua Coronel Cunha e, depois, na Quinta Glicínia, localizada na rua de Santa Luzia e, posteriormente, na Quinta da Penha à rua da Imperatriz D. Amélia.

História custodial e arquivística

Esta coleção foi doada à casa fotográfica Vicente na década de 40 do século XX, não existindo qualquer documento comprovativo desse ato. Assim, já constava do acervo da casa fotográfica na altura da aquisição por parte do Governo Regional da Madeira, a 13 de junho de 1979. Após a aquisição foram feitas provas em laboratório para melhor visualização dos negativos e posterior catalogação.Em novembro-dezembro de 2001, foi efetuada a limpeza dos negativos e o seu acondicionamento em novas caixas e envelopes.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Aquisição pelo Governo Regional da Madeira a 13 de junho de 1979 e integração no Photographia-Museu Vicentes. A 23 de junho de 2016, este fundo é depositado no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM), a fim de garantir melhores condições de conservação.

Âmbito e conteúdo

O fundo Charles Courtenay Shaw é definido pelo caráter amador do mesmo, retratando pessoas e situações relacionadas com o âmbito familiar (retratos, residências e férias). Apresenta, também, aspetos do Arquipélago da Madeira, do seu quotidiano e das suas paisagens. Inclui algumas imagens do túmulo de Charles Courtenay Shaw e Jane Ruby Blanche Shaw, as quais devem ter sido integradas posteriormente à data da doação do fundo e, também, uma imagem de 1913 que não deverá pertencer ao fundo, estando aí colocada provavelmente por contaminação. Por este motivo, as datas extremas atribuídas têm em consideração esta imagem e a data das imagens do referido túmulo (1974), sendo que as datas predominantes se relacionam com a provável data de chegada à Madeira de Charles Courtenay Shaw (1920) e a data da doação da coleção à casa Vicente (década de 1940). A datação das imagens dentro deste intervalo de tempo foi efetuada a partir da observação das mesmas. Quando não foi possível atribuir qualquer data, optou-se por datar os negativos de posteriores a 1920 (ano da chegada de Charles Courtenay Shaw à Madeira).

Sistema de organização

O fundo está organizado segundo critérios temáticos, tendo sido criadas 3 secções: PT/ABM/CCS/A - Família Shaw e amigos; PT/ABM/CCS/B - Madeira; PT/ABM/CCS/C - Europa e América. A secção A está subdividida em três séries: Residências, Retratos e Túmulo. A secção B está dividida em oito séries: Arruamentos, Atividades económicas, Paisagens, Património, Pontes, Quintas, Revolta da Madeira e Transportes. A secção C está dividida em cinco séries: Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda e Não identificadas. Algumas séries estão subdivididas em subséries, estando ambas ordenadas alfabeticamente.

Condições de acesso

O fundo está disponível ao público em formato digital.

Condições de reprodução

Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização do ABM. Em todas as imagens serão obrigatoriamente referenciados os respetivos créditos, segundo o Regulamento Geral de Acesso e Reproduções do ABM.

Instrumentos de descrição

Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Major Charles Courtney Shaw, 2018, IDD n.º 159.

Notas do arquivista

TítuloFontes e bibliografia Data2018-11-15 ArquivistaManuela Marques Nota do arquivistaDescrição elaborada com base em documentos cedidos pelo Photographia-Museu Vicentes e numa listagem dos negativos elaborada em novembro e dezembro de 2001, e ainda nas seguintes fontes:CLODE, Luiz Peter, s.d., Registo Bio-­Bibliográfico de Madeirenses: Séc. XIX e XX, Funchal, Caixa Económica do Funchal, p. 438.HOARE, Marjorie, 2004, The Quintas of Madeira: windows into the past, Funchal, Francisco Ribeiro & Filhos.