Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Russell Manners Gordon, 1.º Conde de Torre Bela

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Russell Manners Gordon, 1.º Conde de Torre Bela

Detalhes do registo

Identificador

562264

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/RMG

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Atribuído

Título

Russell Manners Gordon, 1.º Conde de Torre Bela

Datas descritivas

Entre 1865 e [final da década de 1940]

Dimensão

401 negativos simples de vidro, 3 negativos simples de película, 69 negativos estereoscópicos de vidro, 3 negativos duplos de vidro, 23 diapositivos simples de vidro, 22 diapositivos estereoscópicos de vidro, 71 fotografias, 1 autochrome, 7 positivos em vidro despolido, 1 documento

Técnica de impressão

Entidade detentora

Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente´s, em depósito no Arquivo e Biblioteca da Madeira

Produtor

Russell Manners Gordon, 3º visconde e conde de Torre Bela (1829-1906).

História administrativa/biográfica/familiar

Russell Manners Gordon, 3.º visconde e conde de Torre Bela, nasceu na Quinta do Monte, a 25 de novembro de 1829 e faleceu a 6 de abril de 1906. Casou em St. John´s Wood, Westminster a 15 de setembro de 1857 com Filomena Gabriela Correia Brandão de Bettencourt Henriques de Noronha, 3ª viscondessa e 1ª condessa de Torre Bela, de quem teve 3 filhos: D. Mary Arabela Ella Kenmure Correia Gordon, nascida em Londres a 2 de junho de 1861 e que faleceu solteira a 31 de maio de 1948; D. Isabel Constança Gordon, nascida em Londres a 28 de maio de 1863, que se casou em primeiras núpcias com o barão Charles Van Beneden, (s.g.), e em segundas núpcias com Joseph Gabriel Edward Francis Bolger, (c.g.), falecida a 18 de dezembro de 1923; e James Murray Kenmure Correia Gordon , 4º visconde de Torre Bela, que, por morte de seu pai, foi agraciado com o título de 2º conde de Torre Bela, nasceu em Londres a 7 de janeiro de 1865 e faleceu em Berlim a 13 de junho de 1911, (s. g.).Por Decreto de 6 de setembro de 1894, Russell Manners Gordon, foi agraciado com o título de 1.º conde de Torre Bela, sendo 3.º visconde de Torre Bela pelo casamento.O conde da Torre Bela, foi um estudioso da fotografia, considerado um artista e um fotógrafo amador dos mais distintos. Fez muitos ensaios fotográficos, deixando em muitos dos negativos aqui apresentados, diversas inscrições com anotações técnicas, que referem tempos de exposição, lente utilizada, tipo de luz e, ocasionalmente, a data. Em alguns negativos, as anotações remetem para diversos volumes do Anuário Americano de Fotografia (The American (…), vol 15, 1902)”. Grande número destas imagens foram obtidas, do mesmo ângulo, das quais um grande conjunto foi captado da varanda do palácio do Colégio, residência do Conde de Torre Bela, para o adro da igreja de São João Evangelista. A existência de um memorando de ensaios fotográficos do ano 1903, leva-nos a supor que Russell Manners Gordon, tinha um sistema de organização e de registo arquivístico-documental dos ensaios que fazia. O seu nome figura em diversos periódicos fotográficos internacionais (The Illustrated (...) 1868, 425), pelo seu contributo na descoberta das chapas de colódio seco (The Illustrated (…), 1869, 213-214), que deu origem ao processo de gelatino-brometo. Foi consultor de John Henry Dallmeyer (1830-1883) e de J. H. Thomas Ross (1859-1906), fabricantes de material fotográfico. Participou em diversas exposições internacionais: apresentou uma coleção de 21 vistas da Madeira, na exposição da “Sociéte Francaise de Photographie”, realizada em Paris entre maio e agosto de 1861 e na “International Exhibition of London” em 1862 (Photographic Exibitions in Briton (...) 1839-1865). Foi membro da Royal Photograpic Society (Members of the Royal (...), 1853-1901).

História custodial e arquivística

A coleção de Russell Manners Gordon, encontrava-se na posse de uma bisneta, Susan Gale Seldon, que a doou ao Governo Regional da Madeira, através do Photographia-Museu Vicentes (atual Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicentes), a 6 de maio 1997. O fundo fotográfico é constituído por negativos de vidro, negativos de película, negativos estereoscópicos, diapositivos de vidro e fotografias, que se encontravam organizados de forma temática por diversas caixas.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação ao Governo Regional da Madeira, através do Photographia-Museu Vicentes (atual Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's), a 6 de maio de 1997, pela Sra. Susan Gale Seldon.Depósito no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira em 23 de junho de 2016.

Âmbito e conteúdo

Este fundo reúne fotografias da autoria de Russell Manners Gordon e acumuladas por ele e pela família. É constituído por 600 imagens e 1 documento (401 negativos simples de vidro, 3 negativos simples de película, 69 negativos estereoscópicos de vidro, 3 negativos duplos de vidro, 23 diapositivos simples de vidro, 22 diapositivos estereoscópicos de vidro, 71 fotografias, 1 autochrome, 7 positivos em vidro despolido, e 1 documento). Apresenta diversas temáticas, onde se destacam: Arquitetura civil, com imagens do castelo de Almourol, do palácio Nacional de Mafra e do palácio de Fontainebleau em França; Arquitetura religiosa (nesta secção a grande maioria das imagens foram obtidas da varanda do palácio do Colégio, residência do Conde da Torre Bela, para o adro da igreja de São João Evangelista); Procissões e socializações em adros de igrejas; Desporto, representado por uma prova de atletismo e de um jogo de futebol; Infraestruturas, com imagens do molhe da Pontinha e a ponte do Bom Jesus; Paisagens da Ilha da Madeira, da Europa e de locais não identificados; Reproduções de gravuras e pinturas; Retratos; Ruas e largos do Funchal. Em relação às fotografias reunidas pelos descendentes de Russell Manners Gordon, esta secção reúne, maioritariamente, imagens da Quinta da Bela Vista, residência de Dermont Francis Bolger, neto de Russell Manners Gordon. Relativamente à datação deste arquivo fotográfico, privilegiaram-se as inscrições do fotógrafo, quando permite a datação. As fotografias que não possuem inscrições de datas, estas foram atribuídas a partir da observação das imagens, fundamentada com fontes documentais. Quando não foi possível especificar uma data, nas imagens produzidas e acumuladas por Russell Manners Gordon, foi atribuída a data: ant. 1906 (anterior a 1906), ano da sua morte.

Sistema de organização

A existência de um memorando de ensaios fotográficos do ano 1903, exemplar único que sobreviveu ao tempo, leva-nos a supor que Russell Manners Gordon tinha um sistema de registo dos ensaios que fazia. Não tendo sido possível reconstituir o sistema de arquivo original do produtor, optamos por organizar o presente acervo segundo um critério temático, o qual se reflete no seguinte quadro de classificação: PT/ABM/RMG/A - Agricultura e pescaPT/ABM/RMG/B - Arquitetura civilPT/ABM/RMG/C - Arquitetura religiosaPT/ABM/RMG/D - Bordadeiras e lavadeirasPT/ABM/RMG/E - DesportoPT/ABM/RMG/F - Memorando de ensaios fotográficos do ano 1903PT/ABM/RMG/G - EsculturaPT/ABM/RMG/H - InfraestruturasPT/ABM/RMG/I - PaisagensPT/ABM/RMG/J - Procissões e socializações em adros de igrejasPT/ABM/RMG/K - Reproduções de gravuras e pinturasPT/ABM/RMG/L - RetratosPT/ABM/RMG/M - Ruas e largos do FunchalPT/ABM/RMG/N - TransportesPT/ABM/RMG/O - DescendentesA organização ao nível da série e dos respetivos documentos, foi feita por título, ordenado alfabeticamente, partindo-se depois para uma ordenação cronológica. Foi constituída a secção PT/ABM/RMG/O - descendentes, para incluir as imagens que não foram produzidas nem acumuladas por Russell Manners Gordon, com data posterior a 1906.

Condições de acesso

A totalidade do fundo está disponível ao público, em formato digital, com excepção da seguinte imagem digital, que por motivos legais, se acha interdita à consulta: PT/ABM/RMG/O/000012 (Retrato de [Dermont Francis Bolger] com um bebé ao colo), n.º de inventário: RMG/564.

Condições de reprodução

Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização da DRABM. Em todas as imagens serão obrigatoriamente referenciados os respetivos créditos, segundo o Regulamento Geral de Acesso e Reproduções do ABM.

Instrumentos de descrição

Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Russell Manners Gordon: catálogo, 2020 (idd n.º 168 ).

Notas do arquivista

TítuloFontes e bibliografia utilizadas nos campos "História administrativa/biográfica/familiar" e "História custodial e arquivística" Data2020-09-16 ArquivistaTânia Jesus Nota do arquivistaa) Documentos cedidos pelo Photographia - Museu Vicentes (atual Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's)- Documento interno com dados biográficos e informações sobre o acervo fotográfico de Russell Manners Gordon.- Processo de doação do espólio fotográfico de Russell Manners Gordon (1997).b) Fontes documentais (ordem cronológica)- ABM, Igreja Inglesa da Madeira, Traduções de Registos Vitais (Elaborado pelo Dr. Luís de Sousa Melo), Registos de Batismos (1804-1848), Russell Manners Gordon (24-01-1830).- ABM, Paróquia da Sé, Registo de batismo, liv. 1287, registo n.º 11 (1885-01-28). - ABM, Paróquia da Monte, Registo de batismo, liv. 1234, f. 147v-148 (1855-04-22).- ABM, Paróquia da Sé, Registo de batismo, liv. 6416, registo n.º 56 (1894-08-10). - ABM, Paróquia da Sé, Registo de batismo, liv. 6427A, registo n.º 8 (1905-01-28). - ABM, Paróquia da Sé, Registo de óbitos, liv. 6464, registo n.º 25 (1906-04-06).- ABM, 1.ª Repartição de Finanças do Funchal, Processos de liquidação do imposto sobre as sucessões e doações, processo n.º 1723, f. 21-21v.- ABM, Espólio do Engenheiro Luíz Peter Clode, Manuscritos e originais dactilografados da obra Famílias da Madeira e Porto Santo, liv. 549.- ABM, Conservatória do Registo Civil, Registos de óbitos, liv. 220, registo n.º 1316 (1923-12-18).c) Periódicos:- Heraldo da Madeira, Funchal, 1906.04.08., p. 3.d) Bibliografia- ALMEIDA, Cármen Dolores Avó Baião Ferreira de, 2017, A Divulgação da Fotografia no Portugal Oitocentista, Protagonistas, Práticas e Redes de Circulação do saber, dissert. doutoramento, Évora, Universidade de Évora.- CLODE, Luiz Peter, s.d., Registo Bio-bibliográfico de Madeirenses: sécs. XIX e XX, Funchal, Caixa Económica do Funchal, p. 476.- FREITAS, Dr. Manuel Pedro, “Torre Bela, 1º visconde”, 2009.03.23, in Arquivo Histórico (Madeira), disponível em http://arquivohistoricomadeira.blogspot.com/2009/03/torre-bela-1-visconde-de-dr-manuel.html, consultado em 2020.09.23.- HOARE, Marjorie, 2004, The Quintas of Madeira, Windows Into The Past, Funchal, Francisco Ribeiro & Filhos, Lda.- S.A., "Conde de Torre Bella", 1906.5, in Boletim Photographico, n.º 77, p. 79-80, disponível em http://hemerotecadigital.cm lisboa.pt/Periodicos/BoletimFotografico/1906/Maio/N077/N077_master/BoletimFotografico1906N77.pdf, consultado em 2020.09.22.- TEIXIDOR, Carlos Cadenas, 1999, La Fotografía en Canárias y Madeira, la época del daguerrotipo, el colodión y la albumina 1839-1900, 2ª ed., Madrid, p. 114.- The American Annual of Photography, 1905, vol 19, disponível em https://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=mdp.39015014701430&view=1up&seq=2, consultado em 2020.10.16.- The Illutrated Photographer, 1868, vol. 1, pp 55 e 425, disponível em https://books.google.pt/books?id=uDAFAAAAQAAJ&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=g(...) consultado em 2020.10.16.- The Illutrated Photographer, 1869, vol II, pp. 213-214, disponível em https://books.google.ki/books?id=3TAFAAAAQAAJ&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false, consulatdo em 2020.10.16.- The Royal Photographic Society, Photographic Exibitions in Briton 1839-1865, Records created by: Gordon, Russell Manners, disponível em http://peib.dmu.ac.uk/itemphotographer.php?photogNo=1071&orderby=coverage&photogName=Go(...) consultado em 2020.10.16.- The Royal Photographic Society, members of the Royal Photographic Society, 1853-1901, disponível em http://rpsmembers.dmu.ac.uk/rps_results.php?mid=438, consultado em 2020.10.16.
TítuloAbreviaturas, siglas e acrónimos Data2020-09-22 ArquivistaTânia Jesus Nota do arquivistaa) Documentos cedidos pelo Photographia - Museu Vicentes (atual Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's)- Documento interno com dados biográficos e informações sobre o acervo fotográfico de Russell Manners Gordon.- Processo de doação do espólio fotográfico de Russell Manners Gordon (1997).b) Fontes documentais (ordem cronológica)- ABM, Igreja Inglesa da Madeira, Traduções de Registos Vitais (Elaborado pelo Dr. Luís de Sousa Melo), Registos de Batismos (1804-1848), Russell Manners Gordon (24-01-1830).- ABM, Paróquia da Sé, Registo de batismo, liv. 1287, registo n.º 11 (1885-01-28). - ABM, Paróquia da Monte, Registo de batismo, liv. 1234, f. 147v-148 (1855-04-22).- ABM, Paróquia da Sé, Registo de batismo, liv. 6416, registo n.º 56 (1894-08-10). - ABM, Paróquia da Sé, Registo de batismo, liv. 6427A, registo n.º 8 (1905-01-28). - ABM, Paróquia da Sé, Registo de óbitos, liv. 6464, registo n.º 25 (1906-04-06).- ABM, 1.ª Repartição de Finanças do Funchal, Processos de liquidação do imposto sobre as sucessões e doações, processo n.º 1723, f. 21-21v.- ABM, Espólio do Engenheiro Luíz Peter Clode, Manuscritos e originais dactilografados da obra Famílias da Madeira e Porto Santo, liv. 549.c) Periódicos:- Heraldo da Madeira, Funchal, 1906.04.08., p. 3.d) Bibliografia- ALMEIDA, Cármen Dolores Avó Baião Ferreira de, 2017, A Divulgação da Fotografia no Portugal Oitocentista, Protagonistas, Práticas e Redes de Circulação do saber, dissert. doutoramento, Évora, Universidade de Évora.- CLODE, Luiz Peter, s.d., Registo Bio-bibliográfico de Madeirenses: sécs. XIX e XX, Funchal, Caixa Económica do Funchal, p. 476.- FREITAS, Dr. Manuel Pedro, “Torre Bela, 1º visconde”, 2009.03.23, in Arquivo Histórico (Madeira), disponível em http://arquivohistoricomadeira.blogspot.com/2009/03/torre-bela-1-visconde-de-dr-manuel.html, consultado em 2020.09.23.- HOARE, Marjorie, 2004, The Quintas of Madeira, Windows Into The Past, Funchal, Francisco Ribeiro & Filhos, Lda.- S.A., "Conde de Torre Bella", 1906.5, in Boletim Photographico, n.º 77, p. 79-80, disponível em http://hemerotecadigital.cm lisboa.pt/Periodicos/BoletimFotografico/1906/Maio/N077/N077_master/BoletimFotografico1906N77.pdf, consultado em 2020.09.22.- TEIXIDOR, Carlos Cadenas, 1999, La Fotografía en Canárias y Madeira, la época del daguerrotipo, el colodión y la albumina 1839-1900, 2ª ed., Madrid, p. 114.- The American Annual of Photography, 1905, vol 19, disponível em https://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=mdp.39015014701430&view=1up&seq=2, consultado em 2020.10.16.- The Illutrated Photographer, 1868, vol. 1, pp 55 e 425, disponível em https://books.google.pt/books?id=uDAFAAAAQAAJ&printsec=frontcover&hl=pt-PT&source=g(...) consultado em 2020.10.16.- The Illutrated Photographer, 1869, vol II, pp. 213-214, disponível em https://books.google.ki/books?id=3TAFAAAAQAAJ&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false, consulatdo em 2020.10.16.- The Royal Photographic Society, Photographic Exibitions in Briton 1839-1865, Records created by: Gordon, Russell Manners, disponível em http://peib.dmu.ac.uk/itemphotographer.php?photogNo=1071&orderby=coverage&photogName=Go(...) consultado em 2020.10.16.- The Royal Photographic Society, members of the Royal Photographic Society, 1853-1901, disponível em http://rpsmembers.dmu.ac.uk/rps_results.php?mid=438, consultado em 2020.10.16.