Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Álvaro Nascimento Figueira

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Álvaro Nascimento Figueira

Detalhes do registo

Identificador

553146

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/ANF

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Atribuído

Título

Álvaro Nascimento Figueira

Datas predominantes

Entre as décadas de 1920 e 1940

Datas descritivas

Entre 1876 e a década de 1940

Dimensão

862 negativos de película, 145 negativos de vidro, 5 álbuns com 639 provas fotográficas e 91 provas fotográficas avulsas.

Técnica de captação

Técnica de impressão

Entidade detentora

Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente´s, em depósito no Arquivo e Biblioteca da Madeira

Produtor

Álvaro do Nascimento Figueira (1885-1967)

História administrativa/biográfica/familiar

Álvaro Nascimento Figueira nasceu a 5 de junho de 1885[1] no Funchal, sendo seus pais Alfredo Augusto Figueira e Maria Capitolina Crawford Nascimento Figueira. A 28 de julho de 1913, casou com Lucíla Margarida Moniz Teixeira[2], sem descendência. Faleceu a 7 de maio de 1967, de doença cardíaca, no Hospital dos Marmeleiros, segundo a notícia da sua morte no Diário de Notícias[3].Álvaro do Nascimento Figueira trabalhou na firma exportadora de vinhos “Cossart Gordon & Cª”[4] e dedicou-se, desde muito cedo, à fotografia, de forma amadora. Fez, também, parte da esquadra Submarina de Navegação Terrestre[5]. Foi "um grande amigo e colaborador do também fotógrafo amador Conde Torre Bella, Thomas Russel Manners Gordon (1829–1906)"[6]. Para a revelação dos seus trabalhos fotográficos usava muitas vezes a casa fotográfica Foto Figueiras[7]. Apesar dos seus trabalhos nunca terem sido publicados ou expostos, por vontade do próprio, todos os que conheciam o seu trabalho fotográfico consideravam-no de grande qualidade, como o demonstra um artigo do Diário de Notícias: "Ora nós temos, aqui na Madeira, um fotógrafo artista, creatura modesta que vive alheia aos ruídos do reclame. Trabalha sem precipitações, mas vive intensamente a sua obra, e possue já uma galeria de fotografias artísticas que merece ser admirada pelos amadores, mas que apenas os seus íntimos conhecem."[8]

História custodial e arquivística

O espólio de Álvaro Nascimento Figueira, composto de álbuns, negativos e provas fotográficas, encontrava-se na posse do seu primo, engenheiro Luiz Peter Clode (1904-­1990), que decidiu doá-lo ao Photographia- Museu Vicentes (atual Museu de Fotografia da Madeira- Atelier Vicente's). A 14 de abril de 1986 foi feita a doação[9], sendo o referido espólio incorporado no museu até junho de 2016, data em que foi depositado no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (atual Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira).

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Fundo proveniente de uma doação, realizada em 14 de abril de 1986, tendo os arquivos dado entrada no Photographia - Museu Vicentes (atual Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's).Depósito no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (atual Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira) a 13 de junho de 2016.

Âmbito e conteúdo

Este fundo reúne fotografias da autoria de Álvaro Nascimento Figueira, predominantemente entre as décadas de 1920 e 1940. No que diz respeito às fotografias, temos imagens de diversas temáticas das quais se destacam: de acontecimentos na cidade do Funchal; de património, civil, militar e religioso; de vários arruamentos; de associações; de tauromaquia; de atividades económicas, passando pela agricultura, comércio, hotelaria, mercados, pesca, restauração, serviços e vinho; de esculturas civis; de espaços balneares; de fauna e flora; de festividades, nomeadamente de procissões; do cais e do porto do Funchal, da casa de abrigo do Poiso, de fontanários, do hospital dos Marmeleiros e do Lazareto, de miradouros e de pontes; do jardim municipal; de um grande número de paisagens urbanas, rurais e naturais; de profissões, nomeadamente bordadeiras, floristas, lavadeiras e vendedores ambulantes; de ribeiras; de transportes, marítimos ou terrestres. Destacam-se um grande número de retratos e do quotidiano. A datação deste arquivo fotográfico, foi atribuída a partir da observação das imagens, fundamentada com fontes documentais. Quando não foi possível especificar uma data, foi atribuída a data: entre as décadas de 1920 e 1940, informação retirada do processo de doação do espólio[10], proveniente do Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's. A data de 1876 reporta-se a uma prova fotográfica, de produção de João Francisco Camacho. Para além desta, existe, também, outra prova fotográfica, de produção da casa fotográfica Perestrellos Fotógrafos, com a data de 1897, que se encontra num dos álbuns.

Sistema de organização

O fundo foi organizado, em duas secções: uma relativa aos negativos e provas fotográficas avulsas e outra relativa aos álbuns. Nesta foram descritas as fotografias de forma sistemática, considerando a sua posição nos álbuns. Na primeira, adotou-se um critério temático que se reflete no quadro de classificação adotado: PT/ABM/ANF/A/A - Acontecimentos; PT/ABM/ANF/A/B - Arquitetura civil; PT/ABM/ANF/A/C - Arquitetura militar; PT/ABM/ANF/A/D - Arquitetura religiosa; PT/ABM/ANF/A/E - Arruamentos; PT/ABM/ANF/A/F - Associações; PT/ABM/ANF/A/G - Atividades desportivas e tauromaquia; PT/ABM/ANF/A/H - Atividades económicas; PT/ABM/ANF/A/I - Esculturas civis; PT/ABM/ANF/A/J - Espaços balneares; PT/ABM/ANF/A/L - Fauna e Flora; PT/ABM/ANF/A/M - Festividades; PT/ABM/ANF/A/N - Infraestruturas; PT/ABM/ANF/A/O - Jardins; PT/ABM/ANF/A/P - Objetos; PT/ABM/ANF/A/Q - Paisagens; PT/ABM/ANF/A/R - Profissões; PT/ABM/ANF/A/S - Quotidiano; PT/ABM/ANF/A/T - Retratos;; PT/ABM/ANF/A/U - Ribeiras; PT/ABM/ANF/A/V - Serviços Públicos; PT/ABM/ANF/A/X - Transportes Nos casos em que foi necessário constituir séries, estas foram ordenadas alfabeticamente (com exceção da série Não identificados, para não interferir com a leitura das restantes séries), bem como os registos existentes dentro das subsecções e das séries.

Condições de acesso

Comunicável. O fundo está disponível ao público em formato digital através da plataforma de descrição de arquivos do Arquivo e Biblioteca da Madeira: arquivo-abm.madeira.gov.pt..

Condições de reprodução

Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização do ABM. Em todas as imagens serão obrigatoriamente referenciados os respetivos créditos, segundo o Regulamento Geral de Acesso e Reproduções do ABM.

Instrumentos de descrição

Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Álvaro Nascimento Figueira: catálogo, 2022 (idd n.º 175). Instrumento descritivo disponível:Na sala de leitura do piso 2 do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM);Em linha na plataforma de descrição documental do ABM: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/details?id=553146;Em formato PDF: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/media/IDD_175_ANF.pdf.

Notas do arquivista

TítuloDescrição e elaboração do instrumento de descrição documental Data2022-06-03 ArquivistaManuela Marques Nota do arquivistaAutoria e data: descrição dos álbuns elaborada por Zélia Dantas e descrição e organização do arquivo elaboradas por Manuela Marques, entre julho de 2017 e maio de 2022.Identificação de imagens: Manuela Marques, Zélia Dantas, Tânia Jesus e Leonardo Vasconcelos.Limpeza e digitalização: Direção de Serviços de Conservação e Restauro.Associação dos objetos digitais: Corina Gomes.Revisão: Alda Pereira, José Vieira Gomes e Tânia Jesus.
TítuloFontes utilizadas nos campos História administrativa/biográfica/familiar e História custodial e arquivística Data2022-06-03 ArquivistaManuela Marques Nota do arquivista[1] Arquivo e Biblioteca da Madeira, Paróquia do Monte, Registos de batismo, liv. 1593, 1885.10.07, fl. 40 v.º.[2] Arquivo e Biblioteca da Madeira, Conservatória do Registo Cvil do Funchal, Registos de casamento, liv. 6, 1913.07.28, fls. 95-95 v.º.[3] Dário de Notícias, Funchal, 1967.05.09, p. 3.[4] Diário de Notícias, Funchal, 1911.01.17, p. 2.[5] Arquivo e Biblioteca da Madeira, José Sainz-Trueva, Fotografias, cx. 12, n.º 28.[6] CLODE, Luiz Peter, s.d., Registo Bio-­Bibliográfico de Madeirenses: Séc. XIX e XX, Funchal, Caixa Económica do Funchal, p. 330.[7] [9] [10] Processo de doação de Luiz Peter Clode, do espólio fotográfico de Álvaro Nascimento Figueira (1986.04.14), e documentos provenientes do Photografia Museu-Vicentes (atual Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's).[8] Diário de Notícias, Funchal, 1935.01.10, pp. 1 e 4.

Publicador

josevieiragomes

Data de publicação

29/11/2022 09:55:52