Álvaro Nascimento Figueira
Identificador
553146
Nível de descrição
Fundo
Código de referência
PT/ABM/ANF
Código da entidade detentora
ABM
Código do país
PT
Tipo de título
Atribuído
Título
Álvaro Nascimento Figueira
Datas predominantes
Entre as décadas de 1920 e 1940
Datas descritivas
Entre 1876 e a década de 1940
Dimensão
862 negativos de película, 145 negativos de vidro, 5 álbuns com 639 provas fotográficas e 91 provas fotográficas avulsas.
Entidade detentora
Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente´s, em depósito no Arquivo e Biblioteca da Madeira
Produtor
Álvaro do Nascimento Figueira (1885-1967)
História administrativa/biográfica/familiar
Álvaro Nascimento Figueira nasceu a 5 de junho de 1885[1] no Funchal, sendo seus pais Alfredo Augusto Figueira e Maria Capitolina Crawford Nascimento Figueira. A 28 de julho de 1913, casou com Lucíla Margarida Moniz Teixeira[2], sem descendência. Faleceu a 7 de maio de 1967, de doença cardíaca, no Hospital dos Marmeleiros, segundo a notícia da sua morte no Diário de Notícias[3].Álvaro do Nascimento Figueira trabalhou na firma exportadora de vinhos “Cossart Gordon & Cª”[4] e dedicou-se, desde muito cedo, à fotografia, de forma amadora. Fez, também, parte da esquadra Submarina de Navegação Terrestre[5]. Foi "um grande amigo e colaborador do também fotógrafo amador Conde Torre Bella, Thomas Russel Manners Gordon (1829–1906)"[6]. Para a revelação dos seus trabalhos fotográficos usava muitas vezes a casa fotográfica Foto Figueiras[7]. Apesar dos seus trabalhos nunca terem sido publicados ou expostos, por vontade do próprio, todos os que conheciam o seu trabalho fotográfico consideravam-no de grande qualidade, como o demonstra um artigo do Diário de Notícias: "Ora nós temos, aqui na Madeira, um fotógrafo artista, creatura modesta que vive alheia aos ruídos do reclame. Trabalha sem precipitações, mas vive intensamente a sua obra, e possue já uma galeria de fotografias artísticas que merece ser admirada pelos amadores, mas que apenas os seus íntimos conhecem."[8]
História custodial e arquivística
O espólio de Álvaro Nascimento Figueira, composto de álbuns, negativos e provas fotográficas, encontrava-se na posse do seu primo, engenheiro Luiz Peter Clode (1904-1990), que decidiu doá-lo ao Photographia- Museu Vicentes (atual Museu de Fotografia da Madeira- Atelier Vicente's). A 14 de abril de 1986 foi feita a doação[9], sendo o referido espólio incorporado no museu até junho de 2016, data em que foi depositado no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (atual Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira).
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Fundo proveniente de uma doação, realizada em 14 de abril de 1986, tendo os arquivos dado entrada no Photographia - Museu Vicentes (atual Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's).Depósito no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (atual Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira) a 13 de junho de 2016.
Âmbito e conteúdo
Este fundo reúne fotografias da autoria de Álvaro Nascimento Figueira, predominantemente entre as décadas de 1920 e 1940. No que diz respeito às fotografias, temos imagens de diversas temáticas das quais se destacam: de acontecimentos na cidade do Funchal; de património, civil, militar e religioso; de vários arruamentos; de associações; de tauromaquia; de atividades económicas, passando pela agricultura, comércio, hotelaria, mercados, pesca, restauração, serviços e vinho; de esculturas civis; de espaços balneares; de fauna e flora; de festividades, nomeadamente de procissões; do cais e do porto do Funchal, da casa de abrigo do Poiso, de fontanários, do hospital dos Marmeleiros e do Lazareto, de miradouros e de pontes; do jardim municipal; de um grande número de paisagens urbanas, rurais e naturais; de profissões, nomeadamente bordadeiras, floristas, lavadeiras e vendedores ambulantes; de ribeiras; de transportes, marítimos ou terrestres. Destacam-se um grande número de retratos e do quotidiano. A datação deste arquivo fotográfico, foi atribuída a partir da observação das imagens, fundamentada com fontes documentais. Quando não foi possível especificar uma data, foi atribuída a data: entre as décadas de 1920 e 1940, informação retirada do processo de doação do espólio[10], proveniente do Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's. A data de 1876 reporta-se a uma prova fotográfica, de produção de João Francisco Camacho. Para além desta, existe, também, outra prova fotográfica, de produção da casa fotográfica Perestrellos Fotógrafos, com a data de 1897, que se encontra num dos álbuns.
Sistema de organização
O fundo foi organizado, em duas secções: uma relativa aos negativos e provas fotográficas avulsas e outra relativa aos álbuns. Nesta foram descritas as fotografias de forma sistemática, considerando a sua posição nos álbuns. Na primeira, adotou-se um critério temático que se reflete no quadro de classificação adotado: PT/ABM/ANF/A/A - Acontecimentos; PT/ABM/ANF/A/B - Arquitetura civil; PT/ABM/ANF/A/C - Arquitetura militar; PT/ABM/ANF/A/D - Arquitetura religiosa; PT/ABM/ANF/A/E - Arruamentos; PT/ABM/ANF/A/F - Associações; PT/ABM/ANF/A/G - Atividades desportivas e tauromaquia; PT/ABM/ANF/A/H - Atividades económicas; PT/ABM/ANF/A/I - Esculturas civis; PT/ABM/ANF/A/J - Espaços balneares; PT/ABM/ANF/A/L - Fauna e Flora; PT/ABM/ANF/A/M - Festividades; PT/ABM/ANF/A/N - Infraestruturas; PT/ABM/ANF/A/O - Jardins; PT/ABM/ANF/A/P - Objetos; PT/ABM/ANF/A/Q - Paisagens; PT/ABM/ANF/A/R - Profissões; PT/ABM/ANF/A/S - Quotidiano; PT/ABM/ANF/A/T - Retratos;; PT/ABM/ANF/A/U - Ribeiras; PT/ABM/ANF/A/V - Serviços Públicos; PT/ABM/ANF/A/X - Transportes Nos casos em que foi necessário constituir séries, estas foram ordenadas alfabeticamente (com exceção da série Não identificados, para não interferir com a leitura das restantes séries), bem como os registos existentes dentro das subsecções e das séries.
Condições de acesso
Comunicável. O fundo está disponível ao público em formato digital através da plataforma de descrição de arquivos do Arquivo e Biblioteca da Madeira: arquivo-abm.madeira.gov.pt..
Condições de reprodução
Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização do ABM. Em todas as imagens serão obrigatoriamente referenciados os respetivos créditos, segundo o Regulamento Geral de Acesso e Reproduções do ABM.
Notas do arquivista
TítuloDescrição e elaboração do instrumento de descrição documental
Data2022-06-03
ArquivistaManuela Marques
Nota do arquivistaAutoria e data: descrição dos álbuns elaborada por Zélia Dantas e descrição e organização do arquivo elaboradas por Manuela Marques, entre julho de 2017 e maio de 2022.Identificação de imagens: Manuela Marques, Zélia Dantas, Tânia Jesus e Leonardo Vasconcelos.Limpeza e digitalização: Direção de Serviços de Conservação e Restauro.Associação dos objetos digitais: Corina Gomes.Revisão: Alda Pereira, José Vieira Gomes e Tânia Jesus.
TítuloFontes utilizadas nos campos História administrativa/biográfica/familiar e História custodial e arquivística
Data2022-06-03
ArquivistaManuela Marques
Nota do arquivista[1] Arquivo e Biblioteca da Madeira, Paróquia do Monte, Registos de batismo, liv. 1593, 1885.10.07, fl. 40 v.º.[2] Arquivo e Biblioteca da Madeira, Conservatória do Registo Cvil do Funchal, Registos de casamento, liv. 6, 1913.07.28, fls. 95-95 v.º.[3] Dário de Notícias, Funchal, 1967.05.09, p. 3.[4] Diário de Notícias, Funchal, 1911.01.17, p. 2.[5] Arquivo e Biblioteca da Madeira, José Sainz-Trueva, Fotografias, cx. 12, n.º 28.[6] CLODE, Luiz Peter, s.d., Registo Bio-Bibliográfico de Madeirenses: Séc. XIX e XX, Funchal, Caixa Económica do Funchal, p. 330.[7] [9] [10] Processo de doação de Luiz Peter Clode, do espólio fotográfico de Álvaro Nascimento Figueira (1986.04.14), e documentos provenientes do Photografia Museu-Vicentes (atual Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's).[8] Diário de Notícias, Funchal, 1935.01.10, pp. 1 e 4.
Publicador
josevieiragomes
Data de publicação
29/11/2022 09:55:52