Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Artur Campos Fotógrafo

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Artur Campos Fotógrafo

Detalhes do registo

Identificador

552977

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/ACF

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Atribuído

Título

Artur Campos Fotógrafo

Datas descritivas

Entre 1991 e 1996

Dimensão

374 negativos simples, policromáticos, em suporte de película de gelatina de sal de prata, no formato de 3,5 x 3,7 cm e 372 provas fotográficas, policromáticas, no formato de 15 x 20 cm.

Técnica de captação

Entidade detentora

Photographia-Museu Vicentes, em depósito no Arquivo e Biblioteca da Madeira

Produtor

Campos, Artur da Silva Mendes. 1943-2020.

História administrativa/biográfica/familiar

Artur da Silva Mendes Campos nasceu na freguesia de Santa Luzia, a 6 de setembro de 1943. Filho de Vasco Florentino Mendes Campos (1900-1980) e de Cármen da Silva Campos (1903-1987), deu os primeiros passos da sua carreia profissional ainda muito jovem, iniciando, aos dez anos de idade, as funções de ajudante de tarefas no estúdio da Foto Vieira, na rua dos Tanoeiros, gerido pelo proprietário Fernando Vieira. Dois anos e meio mais tarde, em 1956, Artur Campos foi trabalhar para o estúdio de Carlos Fotógrafo, na rua de Fernão Ornelas, onde permaneceu durante sete anos, realizando diversas reportagens fotográficas e de laboratório, juntamente com uma equipa de outros profissionais da empresa. Em 1963 foi contratado para trabalhar no estúdio dos Perestrelos Photographos, localizado na avenida Arriaga, cujo gerente era Raul Perestrelo. Ali permaneceu durante 10 anos, tendo saído para desempenhar as funções de repórter fotográfico do jornal "Diário de Notícias do Funchal", onde se manteve até à data da sua aposentação, ocorrida entre 2006 e 2007. Tendo por base esta relação de experiência e rotina profissional no ramo da fotografia, que o levava a deslocar-se aos vários sítios da Ilha da Madeira, Artur Campos decidiu entre 1991 e 1996 apostar grande parte do seu período de férias profissionais numa produção individual de recolha fotográfica das igrejas e capelas edificadas nas Ilhas da Madeira e Porto Santo, tema que lhe despertava um enorme entusiasmo, em grande parte providenciado pelo valor histórico e significado cultural da tradição religiosa no território insular. No ano seguinte, a Direção Regional dos Assuntos Culturais decidiu contratualizar a compra dos negativos e reprodução das provas deste acervo, tendo a aquisição sido efetuada a "2 de junho de 1997, através de Artur Campos e da firma Foto Arco Iris, Perestrelo, Pereira e Ferreira, Lda".À luz das declarações de Artur Campos constata-se, também, que à data da aquisição do fundo pela Direção Regional dos Assuntos Culturais, várias provas reproduzidas dos negativos haviam já sido cedidas pelo próprio fotógrafo, sensivelmente por volta de 1996, para compartilhar a ilustração do livro “Igrejas e Capelas da Madeira e Porto Santo”, editado em 1998 por Maria Zita Cardoso e John Baptista e reeditado em 2001, numa versão com novos aditamentos de imagens de outros fotógrafos, sob o título “Igrejas, Capelas, Festas e Arraiais, Madeira e Porto Santo". Artur Campos faleceu a 2 de maio de 2020.

História custodial e arquivística

Esta coleção foi adquirida ao fotógrafo Artur Campos e à firma Foto Arco Iris, Perestrelo, Pereira & Ferreira, Lda, com sede na rua Fernão de Ornelas, a 2 de junho de 1997, através do Diretor Regional dos Assuntos Culturais, Dr. João Henrique Silva e incorporada no Photographia-Museu Vicentes. No verso das provas foi identificado o nome e a localização geográfica dos edifícios e acondicionadas juntamente com os negativos em envelopes individualizados, respeitando-se nesta atual classificação a respetiva organização. Em 23 de junho de 2016, este fundo foi depositado no Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira (ABM), a fim de garantir melhores condições de conservação.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Aquisição pelo Governo Regional da Madeira, através da Direção Regional dos Assuntos Culturais, a 2 de junho de 1997 e incorporação respetiva no Photographia Museu Vicentes. Depósito no ABM a 23 de junho de 2016.

Âmbito e conteúdo

Esta coleção é composta por um relevante conjunto de 374 negativos em película, e 372 provas fotográficas, perfazendo o total de 746 imagens a cores. Todo o levantamento tem por temática o registo das igrejas, capelas e outros espaços de devoção religiosa, edificados no decorrer dos séculos nas Ilhas da Madeira e Porto Santo.

Sistema de organização

A estrutura de classificação adota uma única secção temática, subdividida em onze séries geográficas representativas dos concelhos da Ilha da Madeira e da Ilha do Porto Santo: 1 - Calheta; 2 - Câmara de Lobos; 3 - Funchal; 4 - Machico; 5 - Ponta do Sol; 6 - Porto Moniz; 7 - Porto Santo; 8 - Ribeira Brava; 9 - Santa Cruz; 10 - Santana; 11 - São Vicente. Seguindo este critério, optou-se, também, por criar dentro de cada série várias subséries com o nome das respetivas freguesias de cada concelho, ordenadas alfabeticamente. Relativamente à organização física, os negativos em película e as provas fotográficas encontram-se acondicionados em folhas de arquivo e proteção Melinex, em polietileno transparente.

Condições de acesso

Comunicável. O fundo está disponível ao público em formato digital.

Condições de reprodução

Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização do ABM. Em todas as imagens serão obrigatoriamente referenciados os respetivos créditos, segundo o Regulamento Geral de Acesso e Reproduções do ABM.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de descrição

Artur Campos Fotógrafo: instrumentos descritivos, 2018 (idd n.º 157).

Notas do arquivista

TítuloAbreviaturas, siglas e acrónimos Data2018-03-21 ArquivistaAlda Pereira Nota do arquivistaABM - Arquivo Regional e Biblioteca Pública da MadeiraACF - Artur Campos FotógrafoCm - Centímetro(s)Cx. - Caixa(s)F. - Folha / fólio (s)Liv. - LivroN.º - NúmeroP. - Página (s)
TítuloDescrição elaborada com base em informações cedidas por Artur Campos e ainda na seguinte documentação Data2018-03-21 ArquivistaAlda Pereira Nota do arquivistaFontes manuscritas:ABM - Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Conservatória do Registo Civil do Funchal, Extratos de registos de nascimento, liv. 1714, f. 446 v.º, registo n.º 1782 (1943.09.06).ABM, Conservatória do Registo Civil do Funchal, Registos de casamento, liv. 36, f. 380-380 v.º, registo n.º 375 (1923.12.23).ABM, Paróquia de São Pedro, Registo de batismos, liv. 6800-A, f. 77-97 v.º (1900.12.16).ABM, Paróquia de São Pedro, Registo de batismos, liv. 6803-A, f. 99 v.º-100 (1903.11.09).Periódicos:DN - Diário de Notícias, Funchal, 1998.08.11, p. 7.DN, 2020.05.02.Jornal da Madeira, Funchal, 1998.08.11, p. 8.