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Retratos

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Retratos

Detalhes do registo

Identificador

548419

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/ABM/VIC/R

Tipo de título

Atribuído

Título

Retratos

Datas

1852  a  1972 

Âmbito e conteúdo

Esta secção inclui três séries. A primeira série agrupa todos os retratos realizados nas instalações do estúdio e pátio da Photographia Vicente, assim como retratos tirados em residências particulares e outros locais da Ilha da Madeira e cujos negativos (clichés) ou reproduções estão registados nos livros do fotógrafo; por outro lado, a segunda série reúne todos os exemplares de retratos efetuados dentro e fora do estúdio porém sem identificação de número de registo nos respetivos livros da instituição. Do mesmo modo, na terceira série associa uma singularidade de retratos, na sua maioria provas fotográficas, normalmente, em modo de "carte de visite" (cartão de visita) e em formato de postais, ou também oriundos de reproduções de negativos, cuja produção original é da autoria de outros estúdios fotográficos.

Notas

Para a maioria dos retratos realizados no processo colódio, definimos como periodização temporal a segunda metade do século XIX, nomeadamente após o ano de 1852, data em que Vicente Gomes da Silva começou a exercer a sua atividade como fotógrafo. A partir de 1884, a identificação dos retratos é feita, essencialmente, a partir dos livros de registo do fotógrafo. No entanto, há situações em que se verifica no registo do livro do fotógrafo o nome da pessoa que solicitou o retrato e não propriamente o nome dos retratados. Assim, nos casos em que não foi possível estabelecer uma identificação complementar, o nome identificado em título pode não corresponder ao retratado. No campo Notas de cada documento simples transcreve-se o registo existente no próprio livro de registo do fotógrafo, com atualização da grafia e das abreviaturas por forma a facilitar a pesquisa e a compreensão do conteúdo. Nos casos em que as inscrições dos negativos apresentam uma letra, sequencial ao número, essa letra trata-se, porém, de um elemento acrescentado pelo Photographia-Museu Vicentes na década de oitenta do século XX.