We preserve and appraise Madeira’s Documented Cultural Heritage.

Classification scheme

Procissão mariana na rua Imperatriz D. Amélia (atual avenida Infante), Freguesia de São Pedro (atual Freguesia da Sé), Concelho do Funchal

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Procissão mariana na rua Imperatriz D. Amélia (atual avenida Infante), Freguesia de São Pedro (atual Freguesia da Sé), Concelho do Funchal

Description details

Description level

Simple document   Simple document

Reference code

PT/ABM/JAS/O/002/000044

Title type

Atribuído

Descriptive dates

Entre 1897 e 1905

Dimension

8,2 x 17 cm

Extents

1 Diapositivo estereoscópico

Scope and content

A procissão está a subir a rua e, em primeiro plano, veem-se meninas vestidas de branco com coroas de flores na cabeça que seguram estandartes com diversas expressões da oração "Ladainha de Nossa Senhora" ("Saúde aos enfermos", "Rainha dos Apóstolos", "Mãe intacta", "Virgem fiel"). A seguir a este grupo, veem-se raparigas também vestidas de branco e com véus brancos. À frente de cada um destes grupos, está uma freira. A ladear a rua, estão muitas pessoas a assistir à procissão.À direita, vê-se o portão da Quinta Bichinha. Ao fundo, o edifício do estabelecimento comercial situado na esquina da rua da Ponte de São Lázaro com a rua da Ribeira e, acima deste, a igreja e convento de Santa Clara.

Physical location

CX. 13, n.º 5

Iventory no.

JAS/1003

Language of the material

Português.

Notes

Data atribuída por ser visível um candeeiro de iluminação elétrica. A iluminação elétrica foi inaugurada na cidade do Funchal em 1897.

Archivist notes

2018-09-12 - Zélia Dantas - Bibliografia utilizada em "Datas" e "Notas"
GUERRA, Jorge Valdemar, 2010, Funchal: breve cronologia 1419-1976, Funchal, Secretaria Regional de Educação e Cultura/ Direção Regional dos Assuntos Culturais, p. 185.