We preserve and appraise Madeira’s Documented Cultural Heritage.

Augusto João Soares

Available actions

Reader available actions

 

Augusto João Soares

Description details

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/ABM/AJS

Title type

Atribuído

Descriptive dates

Primeira metade do séc. XX

Dimension

35 negativos estereoscópicos, 17 positivos estereoscópicos, 1 negativo simples, 1 negativo duplo

Support

Capture technique

Holding entity

Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira

Producer

Augusto João Soares (1885-1970).

Biography or history

Augusto João Soares nasceu na freguesia de Santa Luzia em 1885, e faleceu em 1970, na sua residência, ao caminho de Santo António. Casou, em primeiras núpcias, com Índia Álvares de Sá, em 1916. Deste casamento nasceram as suas três filhas: Maria Nery Sá Soares, Celina Áustria de Sá Soares e Carolina Isabel Sá Soares. Casou, em segundas núpcias, com Maria Vera da Conceição Pereira Rodrigues, em 1934.

Foi comerciante, tendo feito parte, entre 1926 e 1930, da firma "Soares & C.ª", detentora do estabelecimento "Companhia Portuguesa de Bordados". Em 1938, foi co-fundador da firma "Soares, Pereira & C.ª L.da", que se dedicava ao ramo das comissões e consignações.

Acquisition information

Doação ao Governo Regional da Madeira, através do Photographia Museu Vicentes, em 6 de maio de 1985, pelo genro do autor, Fernando Baptista de Sousa Gordon, casado com Celina Áustria de Sá Soares, filha do primeiro matrimónio de Augusto João Soares.

Depósito no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira em 23 de junho de 2016.

Scope and content

Este fundo é constituído por 17 positivos estereoscópicos e 37 negativos (35 estereoscópicos, um simples e um duplo), em suporte de vidro. Juntamente com os negativos, foram doadas a respetiva máquina fotográfica e o visor, estereoscópicos, que permanecem no Photographia-Museu Vicentes.

Na sua grande maioria, a coleção é constituída por retratos (27), provavelmente de familiares e amigos. Das restantes imagens, pela sua relevância histórica, destacamos as séries respeitantes às paisagens e à Primeira Guerra Mundial.

Relativamente à datação deste arquivo, possuímos apenas algumas inscrições em negativos que remetem para a década de vinte do século XX. As restantes imagens que possuem data, foram datadas a partir da sua observação. No entanto, à maioria das imagens não foi possível atribuir qualquer data. Embora se pudesse ter optado por ter como referência a morte de Augusto João Soares, em 1970, constatamos que esse tipo de datação faltaria à verdade das imagens observadas. Estas remetem-nos para as três primeiras décadas do século XX, embora não tenhamos factos que o comprovem, coincidindo com os anos do primeiro casamento do produtor, dissolvido por morte da sua mulher, Índia Álvares de Sá, em 1933. Esta convicção é reforçada pelo facto de ter sido o marido de uma das filhas deste casamento a fazer a doação, em 1985. No entanto, considerando não existirem factos que corroborem esta convicção, optou-se por definir a data de produção das imagens na primeira metade do século XX, considerando a análise das mesmas.

Arrangement

O fundo está organizado segundo critérios temáticos, tendo sido criadas 6 séries: AJS/001 - Atividades Económicas; AJS/002 - Edifícios; AJS/003 - Paisagens; AJS/004 - Comemorações, no Funchal, do Fim da Primeira Guerra Mundial; AJS/005 - Profissões e AJS/006 - Retratos. As séries foram ordenadas alfabeticamente.

Access restrictions

Comunicável. O fundo está disponível ao público em formato digital.

Conditions governing use

Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização do ABM. Em todas as imagens serão obrigatoriamente referenciados os respetivos créditos, segundo o Regulamento Geral de Acesso e Reproduções do ABM.

Language of the material

Português.

Other finding aid

Augusto João Soares: instrumentos descritivos, 2018 (idd n.º 155).

Related material

Negativo de vidro: PT/ABM/VIC/5052

Notes

Juntamente com os negativos, foram doadas a respetiva máquina fotográfica e o visor, estereoscópicos, que permanecem no Photographia-Museu Vicentes. A máquina é uma Vérascope Breveté S.G.D.G. / R. F. /Paris / nº 11820. Estes aparelhos foram fabricados em França entre 1890 e 1930. O visor é do fabricante Stéréoscope, Breveté S. G. D. G. / vues prises avec le / Vérascope Richard.

Dentro da caixa que veio do Photographia Museu Vicentes, estava um papel com: "5 negativos duplos; + 1 só c/ 1/2; Danificados; Esp. A. J. Soares; p/ leitor 'verascoperichard'"