Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Augusto João Soares

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Augusto João Soares

Detalhes do registo

Identificador

547330

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/AJS

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Atribuído

Título

Augusto João Soares

Datas descritivas

Primeira metade do séc. XX

Dimensão

35 negativos estereoscópicos, 17 positivos estereoscópicos, 1 negativo simples, 1 negativo duplo, 4 provas fotográficas (reproduções), pertencentes ao Museu de Fotografia da Madeira- Atelier Vicentes e 154 provas fotográficas, pertencentes à Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira

Suporte

Técnica de captação

Entidade detentora

Museu de Fotografia da Madeira- Atelier Vicentes, em depósito no Arquivo e Biblioteca da Madeira (cotas 1 a 2; AJS/1 a AJS/58) e Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (AJS/59 a AJS/212)

Produtor

Soares, Augusto João (1885-1970).

História administrativa/biográfica/familiar

Augusto João Soares nasceu na freguesia de Santa Luzia em 1885, e faleceu em 1970, na sua residência, ao caminho de Santo António. Casou, em primeiras núpcias, com Índia Álvares de Sá, em 1916. Deste casamento nasceram as suas três filhas: Maria Nery Sá Soares, Celina Áustria de Sá Soares e Carolina Isabel Sá Soares. Casou, em segundas núpcias, com Maria Vera da Conceição Pereira Rodrigues, em 1934.Foi comerciante, tendo feito parte, entre 1926 e 1930, da firma "Soares & C.ª", detentora do estabelecimento "Companhia Portuguesa de Bordados". Em 1938, foi co-fundador da firma "Soares, Pereira & C.ª L.da", que se dedicava ao ramo das comissões e consignações.

História custodial e arquivística

As provas fotográficas (reproduções) do Museu de Fotografia da Madeira- Atelier Vicentes encontravam-se originalmente num envelope com a seguinte inscrição: "De Jorge Gordon, Caixa Geral Depósitos Funchal / Ex.mo Senhor Dr. Paulo Renato Pestana Faria, Digno Director Regional Turismo, Secretaria Regional do Turismo e Transportes / Entregue pela [...] de Noronha da DRT no dia 05-06-2008".

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação de negativos originais de Augusto João Soares ao Governo Regional da Madeira, através do Photographia Museu Vicentes, em 6 de maio de 1985, pelo genro do autor, Fernando Baptista de Sousa Gordon, casado com Celina Áustria de Sá Soares, filha do primeiro matrimónio de Augusto João Soares. Foi depósitada no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira em 23 de junho de 2016.Doação de quatro provas fotográficas (reproduções), ao Governo Regional da Madeira, através do Photographia-Museu Vicentes, a 05 de junho de 2008, por Jorge N. Soares Gordon, em cuja posse se encontram as provas fotográficas originais. Depósito no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira em 2019.

Âmbito e conteúdo

O fundo pertencente ao Museu de Fotografia da Madeira- Atelier Vicentes é constituído por 17 positivos estereoscópicos e 37 negativos (35 estereoscópicos, um simples e um duplo), em suporte de vidro e quatro provas fotográficas (reproduções). Juntamente com os negativos, foram doadas a respetiva máquina fotográfica e o visor, estereoscópicos, que permanecem no Photographia-Museu Vicentes. O fundo pertencente à Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira é constituído por 154 provas fotográficasNa sua grande maioria, a coleção é constituída por retratos (28), provavelmente de familiares e amigos e por paisagens da Madeira Das restantes imagens, pela sua relevância histórica, destacamos as séries respeitantes às paisagens e à Primeira Guerra Mundial.Relativamente à datação deste arquivo no que diz respeito ao fundo do Museu de Fotografia da Madeira- Atelier Vicentes, possuímos apenas algumas inscrições em negativos que remetem para a década de vinte do século XX. As restantes imagens que não possuem data, foram datadas a partir da sua observação. No entanto, à maioria das imagens não foi possível atribuir qualquer data. Embora se pudesse ter optado por ter como referência a morte de Augusto João Soares, em 1970, constatamos que esse tipo de datação faltaria à verdade das imagens observadas. Estas remetem-nos para as três primeiras décadas do século XX, embora não tenhamos factos que o comprovem, coincidindo com os anos do primeiro casamento do produtor, dissolvido por morte da sua mulher, Índia Álvares de Sá, em 1933. Esta convicção é reforçada pelo facto de ter sido o marido de uma das filhas deste casamento a fazer a doação, em 1985. No entanto, considerando não existirem factos que corroborem esta convicção, optou-se por definir a data de produção das imagens na primeira metade do século XX, considerando a análise das mesmas.Relativamente ao fundo da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, cada prova tinha uma data no verso. a qual foi complementada com a observação da imagem. Às imagens que não conseguimos datar por observação atribuímos a data registada no verso da prova.

Sistema de organização

O fundo está organizado segundo critérios temáticos, tendo sido criadas 6 séries: AJS/001 - Atividades Económicas; AJS/002 - Edifícios; AJS/003 - Fim do Ano; AJS/004 - Paisagens; AJS/005 - Comemorações, no Funchal, do Fim da Primeira Guerra Mundial; AJS/006 - Profissões e AJS/007 - Retratos. As séries foram ordenadas alfabeticamente.

Condições de acesso

Comunicável. O fundo está disponível ao público em formato digital.

Condições de reprodução

Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização do ABM. Em todas as imagens serão obrigatoriamente referenciados os respetivos créditos, segundo o Regulamento Geral de Acesso e Reproduções do ABM.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de descrição

Augusto João Soares: instrumentos descritivos, 2018 (idd n.º 155).

Unidades de descrição relacionadas

Retrato de Augusto João Soares (três quartos)

Notas

Juntamente com os estereoscópicos, foram doadas a respetiva máquina fotográfica e o visor, estereoscópicos, que permanecem no Photographia-Museu Vicentes. A máquina é uma Vérascope Breveté S.G.D.G. / R. F. /Paris / nº 11820. Estes aparelhos foram fabricados em França entre 1890 e 1930. O visor é do fabricante Stéréoscope, Breveté S. G. D. G. / vues prises avec le / Vérascope Richard.Dentro da caixa que veio do Photographia Museu Vicentes, estava um papel com: "5 negativos duplos; + 1 só c/ 1/2; Danificados; Esp. A. J. Soares; p/ leitor 'verascoperichard'"

Notas do arquivista

TítuloFontes utilizadas em História biográfica e Fonte imediata de aquisição Data2018-01-09 ArquivistaManuela Marques Nota do arquivistaArquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Base de dados de registos de batismo, disponível em http://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/index.php?id=5ZO8K5EjohtDEKmmMIGHOzap, consultado em 2018.01.09.Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Base de dados de registos de batismo, disponível em http://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/casamento/index.php?id=MKNiIk65zVM9, consultado em 2018.01.16.Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Registos Notariais, liv. 6209, (1926-1927), Fl. 39vº-40vº.Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Registos Notariais, liv. 6493, (1927-1930), Fl. 81º-82vº.Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Registos Notariais, liv. 4135, (1938), Fl. 35-37vº.Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Judiciais, Tribunal da Comarca do Funchal, Autos cíveis de inventário obrigatório, Cx. 2337, N.º 16, Processo n.º 13, (1933).
TítuloDocumentos cedidos pelo PMV: Data2018-01-16 ArquivistaManuela Marques Nota do arquivistaBiografia de Augusto João SoaresPré-inventário da coleção.Registos dos casamentos de Augusto João Soares.Óbito de Augusto João Soares.

Publicador

josevieiragomes

Data de publicação

21/06/2023 17:01:47