We preserve and appraise Madeira’s Documented Cultural Heritage.

Paróquia do Caniço

Available actions

Reader available actions

 

Paróquia do Caniço

Description details

Record not reviewed.

Document not available to perform requests.

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/ABM/PSCR03

Title type

Formal

Dates

1539  to  1911 

Dimension

335 u.i. (333 liv., 2 mf.)

Support

Holding entity

Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira

Producer

Paróquia do Caniço

Biography or history

Instituída no século XV, esta paróquia inicialmente pertenceu à jurisdição das capitanias do Funchal e de Machico, tendo duas igrejas paroquiais: a do Funchal, da invocação do Espírito Santo, e a de Machico, da invocação de Santo Antão. No entanto, tudo leva a crer que apenas existiu uma paróquia, e o mesmo pároco servia alternadamente os dois templos. Por alvará de 20 de outubro de 1605 nomeou-se um cura para esta paróquia. Em 1778 a igreja do Espírito Santo já se encontrava inteiramente destruída, e a de Santo Antão em adiantado estado de ruína. Mas as rivalidades existentes entre as duas capitanias impediram a construção de uma nova igreja, até que por influência do Padre José Lomelino Barreto, que também doou os terrenos para o novo templo, se procedeu à edificação do mesmo. Em outubro de 1783 estava pronta a nova igreja matriz do Caniço, denominada do Espírito Santo e Santo Antão.

Custodial history

Incorporações no Arquivo Regional da Madeira em 5 de setembro de 1932; 5 de agosto de 1970; 11 de julho de 1990; 10 de novembro de 1994 (duplicados); 25 de maio de 2007; 30 de janeiro de 2008; 1 de março de 2011.

Scope and content

Livros de registo de batismos, casamentos, óbitos e crismados.

Language of the material

Português.

Other finding aid

Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Catálogo dos registos paroquiais, 2012 (idd n.º 57).

Notes

O número total de unidades de instalação contabilizadas no elemento de informação Dimensão (no Fundo e nas séries de registo de batismos, casamentos e óbitos) compreende 153 livros duplicados de registo de batismos, casamentos e óbitos relativos aos anos de 1860 a 1910.Os registos de batismos e de casamentos de 1860 a 1911 não se encontram conferidos. Porém, optámos por disponibilizá-los para facilitar as pesquisas aos nossos leitores. Caso detete alguma incorreção, por favor informe-nos através do email site.abm.sretc@madeira.gov.pt