Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Paróquia do Monte

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Paróquia do Monte

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Identificador

47525

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/PFUN02

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Formal

Título

Paróquia do Monte

Datas

1673  a  1911 

Dimensão

339 liv.

Suporte

Entidade detentora

Arquivo e Biblioteca da Madeira

Produtor

Paróquia do Monte

História administrativa/biográfica/familiar

Data de 7 de março de 1565 o alvará de D. Sebastião de criação do primeiro vigário «com denominaçam de beneficiado-curato e com as obrigaçoens tambem de thezoureiro». A paróquia de Nossa Senhora do Monte instalou-se numa pequena capela do mesmo nome, que diz a tradição ter sida erigida por Adão Gonçalves Ferreira, um dos primeiros povoadores desta Ilha. A capela sofreu várias remodelações mas era certamente insuficiente para o número de fregueses. Assim, os mandados do Conselho da Fazenda de 4 de setembro de 1737 e de 23 de maio de 1739 determinaram que se fizesse o orçamento e arrematação da obra da nova igreja a quem lançasse menos de 6.742$000 réis. No entanto, o terramoto de 1748 deixou esta igreja muito arruinada obrigando à sua reparação. Neste templo encontra-se o túmulo de D. Carlos, Imperador da Áustria, aqui falecido em 1922. A imagem de Nossa Senhora do Monte é objeto de grande devoção atraindo milhares de pessoas no dia da sua festa, a 14 e 15 de agosto. Os limites desta freguesia foram progressivamente diminuindo com a criação da paróquia de Santa Luzia. em 1676, do Livramento e do Imaculado Coração de Maria.

História custodial e arquivística

Incorporações no Arquivo Regional da Madeira em 8 de setembro de 1932; 7 de novembro de 1994; 26 de março de 2007; 1 de fevereiro de 2008; 16 de fevereiro de 2011.

Âmbito e conteúdo

Livros de registo de batismos, casamentos, óbitos e crismados.

Idioma e escrita

Português.

Instrumentos de descrição

Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Catálogo dos registos paroquiais, 2012 (idd n.º 57).

Notas

O número total de unidades de instalação contabilizadas no elemento de informação Dimensão (no Fundo e nas séries de registo de batismos, casamentos e óbitos) compreende 156 livros duplicados de registo de batismos, casamentos e óbitos relativos aos anos de 1860 a 1911.Os registos de batismos e de casamentos de 1860 a 1911 não se encontram conferidos. Porém, optámos por disponibilizá-los para facilitar as pesquisas aos nossos leitores. Caso detete alguma incorreção, por favor informe-nos através do email site.abm.sretc@madeira.gov.pt