We preserve and appraise Madeira’s Documented Cultural Heritage.
Toggle navigation
Start
|
Advanced search
|
Explore
|
Services
|
Login
|
Help
Classification scheme
PCLT04
Paróquia da Fajã da Ovelha
1571/1911
001
Registo de baptismos
1571/1911
002
Registo de casamentos
1571/1911
003
Registo de óbitos
1579/1911
005
Róis de crismados
1581/1699
Paróquia da Fajã da Ovelha
Available actions
Reader available actions
Available services
Export record
Search within this record
Search within this fonds/collections
Add to my list
Share
Paróquia da Fajã da Ovelha
Description details
Record not reviewed.
Document not available to perform requests.
Description level
Fonds
Reference code
PT/ABM/PCLT04
Title type
Formal
Dates
1571
to
1911
Dimension
335 liv.
Support
Papel
Holding entity
Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira
Producer
Paróquia da Fajã da Ovelha
Biography or history
Antes da criação da paróquia o serviço religioso deste lugar da Fajã da Ovelha era assegurado por um capelão privativo adstrito à capela de São Lourenço. A criação de um curato é anterior a 1553, contudo somente pouco antes de 1573 é que se constitui como paróquia autónoma, assumindo o orago de São João Baptista, e o capelão-curato passou a usufruir das honras e privilégios de vigário. O desenvolvimento da população permitiu a criação de um curato nos fins do século XVIII. A construção da atual igreja paroquial foi autorizada por alvará de 27 de Junho de 1705, mas a obra só foi dada de arrematação ao carpinteiro Francisco Gomes em 24 de Janeiro de 1747, por mandado de Concelho da Fazenda.
Custodial history
Incorporações no Arquivo Regional da Madeira em 19 de janeiro de 1961; 20 de março de 1979; 5 de junho de 1990; 10 de novembro de 1994 (duplicados); 13 de abril de 2007; 22 de janeiro de 2008; 28 de fevereiro de 2011.
Scope and content
Livros de registo de batismos, casamentos, óbitos e crismados.
Language of the material
Português.
Other finding aid
Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Catálogo dos registos paroquiais, 2012 (idd n.º 57).
Notes
O número total de unidades de instalação contabilizadas no elemento de informação Dimensão (no Fundo e nas séries de registo de batismos, casamentos e óbitos) compreende 153 livros duplicados de registo de batismos, casamentos e óbitos relativos aos anos de 1860 a 1910.
Os registos de batismos e de casamentos de 1860 a 1911 não se encontram conferidos. Porém, optámos por disponibilizá-los para facilitar as pesquisas aos nossos leitores. Caso detete alguma incorreção, por favor informe-nos através do email site.abm.sretc@madeira.gov.pt