Comissão de Vigilância de Vinhos e Azeites do Distrito do Funchal
Identificador
2664966
Nível de descrição
Secção
Código de referência
PT/ABM/ALP/G
Tipo de título
Atribuído
Título
Comissão de Vigilância de Vinhos e Azeites do Distrito do Funchal
Datas
1895-04-15
a
1899-10-07
Dimensão
2 cap.; 1 liv.
Extensões
2 Capilhas
1 Livro
História administrativa/biográfica/familiar
A Comissão de Vigilância e Fiscalização sobre o Fabrico e Venda de Vinhos e Azeites do Distrito do Funchal foi estabelecida ao abrigo dos art. 56.º e 57.º do Regulamento da Fiscalização sobre o Fabrico e Venda de Vinhos e Azeites, aprovado pelo Decreto de 16 de maio de 1895. De acordo com o referido regulamento, em cada concelho ou região vinícola, seria estabelecida uma comissão de vigilância composta por cinco membros, viticultores ou olivicultores, não remunerada e tinha como principal competência o auxílio na fiscalização e a comunicação de transgressões à direção de serviços agrícolas do respetivo distrito.A primeira comissão do distrito do Funchal foi instalada em 24 de agosto de 1895, tendo sido eleito presidente, o Visconde do Ribeiro Real, e secretário, o Visconde do Vale Paraíso. Dr. Manuel José Vieira e Francisco Eduardo Henriques foram eleitos vogais.
História custodial e arquivística
Embora não haja ligação orgânica entre a Comissão de Vigilância de Vinhos e Azeites do Distrito do Funchal e Associação da Levada dos Piornais, este pequeno núcleo documental encontrava-se na sede da referida associação na rua 31 de Janeiro, n.º 15-B, 1.º andar. Presume-se que estes documentos tenham sido acumulados pelo Dr. Manuel José Vieira, enquanto vogal da Comissão de Vigilância e Fiscalização sobre o Fabrico e Venda de Vinhos e Azeites, durante o período em que também foi presidente da comissão administrativa da Levada dos Piornais (1886-1912).
Âmbito e conteúdo
Esta secção é constituída por um livro de atas da Comissão de Vigilância e Fiscalização sobre o Fabrico e Venda de Vinhos e Azeites, em que o Dr. Manuel José Vieira era vogal da referida comissão. Contém correspondência dirigida ao visconde do Ribeiro Real como presidente da Comissão de Vigilância de Vinhos e Azeites do Distrito do Funchal. Inclui notas manuscritas dos lagares e estufas vinícolas existentes no concelho de Câmara de Lobos e no concelho da Ponta do Sol. Contém um recorte de imprensa sobre azeites e vinhos e um edital sobre a produção e venda de vinhos.
Idioma e escrita
Português
Publicador
josevieiragomes
Data de publicação
24/07/2023 14:17:09