Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Heino Schmidt

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Heino Schmidt

Detalhes do registo

Identificador

2509453

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/HST

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Atribuído

Título

Heino Schmidt

Datas predominantes

Década de 1930

Datas descritivas

Entre 1933 e 1938

Dimensão

31 negativos simples de vidro, 7 negativos simples de película, e 10 bilhetes postais ilustrados

Entidade detentora

Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente´s, em depósito no Arquivo e Biblioteca da Madeira

Produtor

Heino Schmidt

História administrativa/biográfica/familiar

Heino Schmidt, foi fotografo amador, residiu na cidade do Funchal na década de 1930, muito provavelmente entre 1933 e 1938.Entre 1933 e 1934 teve várias das suas fotografias publicadas, tanto na revista Ilustração Madeirense, nas edições de dezembro de 1933 [1] e julho de 1934 [2], como em postais ilustrados, editados pela Delegação de Turismo da Madeira [em 1937/1938] [4]. Heino Schmidt viu o seu trabalho ser reconhecido, facto atestado através de uma carta de recomendação, elaborada pelo presidente da Delegação de Turismo da Madeira, distinguindo a eficiência do seu trabalho [3].Não existem certezas até quando permaneceu na Ilha da Madeira, no entanto, presume-se que se manteve até 1938 [5].

História custodial e arquivística

Este fundo chegou ao Photographia Museu "Vicentes" (atual Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicentes") incorporado no fundo Perestrellos Photographos, segundo uma inscrição existente no interior de uma das caixas, onde se encontravam previamente os negativos e os bilhetes postais.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Este fundo que se achava fisicamente integrado no no Photographia-Museu Vicentes (atual Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's), foi posteriormente depositado no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira a 21 de fevereiro de 2019.

Âmbito e conteúdo

Este fundo é constituído por 31 negativos de vidro, 7 negativo de película e 10 bilhetes postais ilustrados, da autoria do fotografo amador Heino Schmidt. Destacam-se as seguintes temáticas: baía do Funchal, património religioso, transporte em carros de bois, molhe da Pontinha, estátua de João Gonçalves Zarco, cais da Ribeira Brava e praia do Vigário, no concelho de Câmara de Lobos. Algumas destas imagens estão representadas em postais, editados pela Delegação de Turismo da Madeira.Relativamente à datação deste arquivo fotográfico, procedeu-se à atribuição de datas de produção a partir da observação das imagens, fundamentando-se, por comparação, com outras fontes documentais. Quando não foi possível especificar uma data, foi atribuída uma datação inferida: Década de 1930.

Sistema de organização

O fundo foi organizado, em duas secções: PT/ABM/HST/A – Negativos de vidro e películaPT/ABM/HST/B – Bilhetes postais ilustradosAs imagens da secção A, foram ordenadas alfabeticamente, enquanto que as imagens da secção B, foram organizadas, por ordem crescente, pelo n.º do Bilhete Postal.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de descrição

Arquivo e Biblioteca da Madeira, Heino Schmidt: catálogo, 2022 (idd n.º 176). Instrumento descritivo disponível na Sala de Leitura do 2.º piso do Arquivo e Biblioteca da Madeira. A consulta deste catálogo pode também ser feita, em linha, através da plataforma de descrição documental da instituição: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/details?id=2509453&ht=hst&detailsType=Description ou através do formato PDF: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/media/IDD_176_HST.pdf

Notas do arquivista

Nota do arquivista[1] ABM, Ilustração Madeirense, edição dezembro 1933[2] ABM, Ilustração Madeirense, edição dezembro 1934[3] ABM, Delegação de Turismo da Madeira, correspondência expedida, cota 180, ofício datado de 21 fevereiro de 1938 (carta recomendação).[4] ABM, Delegação de Turismo da Madeira, correspondência expedida, cota 180, ofício datado de 22 fevereiro de 1938 (impresão de postais).[5] ABM, Judiciais, TJCFUN, Autos cíveis de execução sumária, 1938, Cx. 7902, n.º 21. ArquivistaTânia Jesus Data2022-11-07 TítuloFontes utilizadas:

Publicador

josevieiragomes

Data de publicação

01/02/2023 17:23:00