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Associação da Levada dos Piornais

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Associação da Levada dos Piornais

Detalhes do registo

Identificador

2454372

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/ALP

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Atribuído

Título

Associação da Levada dos Piornais

Datas

1839  a  1994-12-31 

Dimensão

75 u.i. (313 capilhas, 110 livros, 1 caixa, 1 capa e 25 rolos)

Suporte

Extensões

313 Capilhas
110 Livros
1 Caixa
1 Capa
25 Rolos

Entidade detentora

Arquivo e Biblioteca da Madeira

Produtor

Associação da Levada dos Piornais

História administrativa/biográfica/familiar

A Levada dos Piornais é uma das mais antigas da Madeira, a par da de Santa Luzia, sendo mesmo anotado que esta seria a mais antiga, conforme alvará de D. Manuel de 1515 que determina que de futuro não mudassem a levada de Santa Luzia. Por seu turno, num artigo do Eng. Amaro da Costa, na “Revista das Artes e da História da Madeira”, é referido que: “a levada dos Piornais foi tirada por Luis Veloza Dória, que morreu em 1546, e, por isso, é de supor que a sua construção tivesse sido contemporânea ou vizinha da de Santa Luzia”. No mesmo artigo, ainda, exalta a grandiosa obra da levada do Curral e Castelejo, como se passa a transcrever: “Uma das grandiosas obras desses tempos foi a construção da levada do Curral e Castelejo, na Ribeira dos Socorridos não só pela extensão do aqueduto, superior a 4 léguas mas também pelo engenho e arrojo que deram provas os seus obreiros.”A primeira e mais antiga referência às levadas é datada de 1461 e encontra-se numa carta assinada por Infante D. Fernando determinando a posse, direito, divisão e distribuição das águas, porém na carta de D. João II, de 7 de março 1493, referia e assumia uma outra carta tutelada pelo seu bisavô D. João I, definindo que nas “fontes, tornos e olhos de agua, nenhum particular pudesse ter nem adquirir direito nem domínio por titulo algum,(…)”. Associe-se a esta cronologia um alvará de 1562 de D. Catarina, regente em nome de El-Rei D. Sebastião mandando proceder à limpeza das levadas da Ribeira dos Socorridos, dos Piornais e do Castelejo, ordenando que a Alfândega adiantasse a quantia de 120$000 réis para a referida limpeza.Tomando como base estes relatos escritos, poderemos considerar que a levada dos Piornais e a levada do Curral e Castelejo são originárias do século XVI.A administração das levadas, durante séculos, esteve a cargo dos donatários e dos capitães-generais que através de alvarás de nomeação escolhiam delegados que eram denominados de juízes. Estes juízes tinham a função de dividir e distribuir as águas de forma justa e correta sempre em benefício da cultura das terras e de evitar os litígios e o uso abusivo das águas.No entanto, o que constituía senso comum em toda a Ilha era que os heréus se julgavam donos e proprietários das levadas e a administração das levadas era realizada pelos mesmos e por intermédio de juízes por eles eleitos entre pessoas abastadas. Todavia, essa escolha tinha de ser homologada ou ratificada pelos donatários, governadores, capitães-generais ou governadores civis.Com a publicação do código civil em 1867, os proprietários de águas e levadas começaram a administrá-las por meio de comissões de gerência anual, eleitas em assembleia geral de heréus.A autonomia administrativa das levadas, somente, foi reconhecida pela lei de 26 de julho de 1888, concedendo a capacidade jurídica à reunião dos heréus. Esta(s) passam a constituir verdadeiras associação(ões) com todos os privilégios e garantias que a legislação de então conferia, assegurando maior independência às administrações das levadas.Colige-se, cronologicamente, a partir dos livros das atas da Comissão Administrativa e da Assembleia Geral, os nomes dos respetivos presidentes e a duração dos mandatos:João Agostinho Gervis de Atouguia: 23-05-1839/17-01-1844; António Joaquim Marques Bastos: 17-01-1844/20-02-1845;Morgado António João da Silva Bettencourt Favila: 20-02-1845/06-02-1875;Dr. Manuel José Vieira: 29-10-1876/25-07-1877;Visconde da Calçada: 30-07-1877/24 -02-1878;Dr. Manuel de Jesus de Antas Almeida: 25-02-1878/28-07-1878;Francisco António de Freitas Abreu: 02-03-1879;António Gonçalves de Almeida: 04-04-1884;Dr. Manuel José Vieira: 07-03-1886/12-06-1912 (data de morte);Major João Augusto Pereira: 07-07-1912/22-06-1915 (data de morte);Dr. Manuel José de Perestrelo Favila Vieira: 23-04-1916/28-01-1923;Dr. Manuel Cristiano de Sousa: 01-04-1923/07-04-1929;Dr. Gastão de Deus Figueira: 07-04-1929/abril de 1933;Dr. Fernão Henriques Perestrelo Favila Vieira: 01-07-1934/31-05-1953;Luís Alberto Pestana: 04-04-1954/20-04-1975;Mário Figueira de Araújo: 20-04-1975/04-05-1986.Tendo como referência uma memória escrita no Diário de Notícias em 4 de dezembro de 1921, pelo Dr. Manuel José de Perestrelo Favila Vieira, presidente da direção da Levada dos Piornais, a mesma “tem a sua origem nas vertentes que formam a Ribeira dos Socorridos e as primeiras obras de arte encontram-se na freguesia do Curral das Freiras, no sítio da Fajã dos Chiqueiros, entre as ribeiras do Cidrão e a do Gato, concelho de Câmara de Lobos, a quinze quilómetros da cidade do Funchal, onde as águas se dividem em dois volumes iguais entre esta Levada e a Levada Nova do Curral e do Castelejo”. Após muitas disputas e conflitos de interesses entre as referidas levadas, estas obras resultam do entendimento entre as duas comissões administrativas das levadas, sobre o aproveitamento e a partilha das águas comuns no açude e na caixa divisória, construídas à responsabilidade das duas entidades, no sítio da Fajã dos Chiqueiros, Freguesia do Curral das Freiras, conforme a escritura de transação de 13 de fevereiro de 1896 entre as mesmas.Conforme a memória acima mencionada, ainda se transcreve o seguinte: “segue o seu curso recolhendo várias nascentes numa e noutra margem da Ribeira dos Socorridos até que entra na sua madre ou açude, da margem esquerda da dita ribeira, no sítio da Fajã do Poio, freguesia de Santo António, concelho do Funchal. A cerca de cincoenta metros está construída a caixa divisória da água entre as levadas Nova de Câmara de Lobos e a dos Piornais em conformidade com a escritura de 19 de Dezembro de 1898, em que a primeira recebe uma sétima parte da água e a segunda as seis sétimas partes restantes.”. Até esta assinatura foram dirimidos vários conflitos, questões e propostas de acordos entre as duas levadas. Incontestavelmente, a levada dos Piornais desempenhou um papel proeminente na irrigação das freguesias de Santo António, S. Martinho e S. Pedro, configurando um valioso e decisivo instrumento de desenvolvimento da agricultura, sobretudo no florescimento do plantio da cana de açúcar. Representou, igualmente, um inegável serviço na força motriz para moinhos de cereais, no fornecimento de água para os serviços domésticos e ainda um estimável contributo à economia familiar das lavadeiras que tratavam as roupas de famílias abastadas de diferentes origens.

História custodial e arquivística

Este conjunto documental encontrava-se na sede da Associação da Levada dos Piornais na rua 31 de Janeiro, n.º 15-B, 1.º andar, desconhecendo-se se anteriormente se esteve em outro local. Contudo, tendo em conta a amplitude cronológica da entidade versus a dimensão do conjunto documental depositado, é natural supor que se tenham perdido documentos. Entre 2019 e 2020, foi transferido para o Arquivo e Biblioteca da Madeira, sendo que o contrato de depósito foi assinado a 21 de fevereiro de 2022.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Depósito.A transferência da documentação entre as instalações da Associação da Levada dos Piornais e o Arquivo e Biblioteca da Madeira deu-se em três fases:1.ª remessa: 2019-02-08;2.ª remessa: 2019-04-22; e3.ª remessa: 2020-01-14.

Âmbito e conteúdo

O presente acervo é composto por sete secções. A primeira secção é denominada de Assembleia Geral e agrupa quatro séries que inclui abaixo-assinados dos proprietários da Levada dos Piornais e bem assim a correspondência recebida e expedida sobre reclamações dos heréus. Integra, também, uma exposição sobre as regras de distribuição das águas pelos heréus e regadores dentro dos giros que a cada um pertencia.Contém um livro de atas da Assembleia Geral, no qual narram as reuniões desde 1891 até 1986, bem como as convocatórias de assembleias gerais da Levada dos Piornais, avisos para pagamentos das rendas das águas, e ainda outros assuntos relacionados com as levadas dos Piornais e Nova do Curral e Castelejo. Compreende, igualmente, um manuscrito de um projeto de estatutos da Levada dos Piornais. A segunda secção é sobre a Comissão Administrativa, contempla os acordos, trabalhos e pareceres entre as levadas sobre a partilha de águas. Integra um livro de atas das sessões da Comissão Administrativa desde 1839 a 1856, correspondência recebida e expedida sobre as convocatórias, atas e relatórios de gerência da direção da Levada dos Piornais e também um questionário sobre as levadas de propriedade coletiva. Fazem, ainda parte, os relatórios sobre vistorias a terrenos e explorações de águas, acerca de estragos causados por temporais. Agrupa, também, um documento dirigido ao governo sobre as águas de irrigação da Madeira, bem como, um registo descritivo do percurso da levada dos Piornais. Engloba, por fim, os alvarás de nomeação dos membros da comissão administrativa da Levada dos Piornais de 1862.A secção sobre o Conselho Fiscal reúne os livros de registo e despesa, os livros de registo de distribuição e cobranças das águas propriedade e de renda.Inclui o registo de "demidias", ou seja, a divisão dos lucros em metade, entre os caseiros dos prédios pertencentes às levadas dos Piornais e Nova do Curral e Castelejo e estas mesmas. Adiciona documentos de receita e despesa, relatórios de contas e de gerência, notas de cobrança, recibos entre outros, assim como a correspondência recebida e expedida alusiva ao conselho fiscal da Levada dos Piornais.Segue-se a secção sobre Correspondência e Expediente, onde sobressai a correspondência expedida e recebida de várias entidades públicas, da Câmara Municipal do Funchal, do Governo Civil do Distrito do Funchal e serviços da Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, bem como de entidades privadas, das comissões administrativas das levadas, nomeadamente os documentos relacionados com assuntos judiciais. Releva-se um documento sobre perguntas e respostas interpretativas da escritura de 13 de fevereiro de 1896 realizada entre a Levada dos Piornais e a Levada Nova do Curral e Castelejo. Compreende, também, propostas de fornecimento e de venda de produtos, bem como licenças para cortes de árvores.Outra secção é o Património, que se evidencia pela sua relevância e que reúne 22 séries que englobam cartas de sentença civil sobre questões de desvio e divisão de águas entre as levadas e particulares, documentos concernentes a direitos de propriedade de águas e diversos apontamentos manuscritos, rendas de águas, declarações, recibos, apontamentos e notas manuscritas referentes a despesas de benfeitorias e aquisição de terrenos e, também, compila documentos sobre a compra do Montado do Paredão. Contém, ainda, as cartas régias de arrematação e as certidões do registo predial da Conservatória da Comarca do Funchal respeitantes a prédios rústicos arrematados pelas comissões administrativas das levadas dos Piornais e Nova do Curral e Castelejo, prédios esses que pertenciam ao convento de Santa Clara do Funchal.Colige várias certidões de escritura de compra e venda de terrenos adquiridos pelas comissões das levadas dos Piornais e Nova do Curral e Castelejo, bem como de transação, como por exemplo, a certidão da escritura de 13 de fevereiro de 1896, resultado do acordo, entre as duas comissões administrativas das levadas, sobre o aproveitamento e a partilha das águas comuns no açude e na caixa divisória, construídas à responsabilidade das duas entidades, no sítio da Fajã dos Chiqueiros, Freguesia do Curral das Freiras.Somam-se diversas escrituras de compra, venda e quitação, de mútua hipoteca, de transação e acordo entre as levadas dos Piornais, Nova do Curral e Castelejo e Câmara de Lobos.Engloba, também traslados de escritura de compra, venda e quitação de prédio rústicos e benfeitorias e um traslado de autos cíveis de ação ordinária em que a autora é a comissão administrativa de Levada Nova de Câmara de Lobos e a ré é a comissão administrativa da Levada dos Piornais sobre a partilha de águas da Ribeira dos Socorridos.Na continuidade, apresenta-se a secção sobre Obras que reúne a correspondência recebida e expedida sobre diversas obras na Levada dos Piornais, destacando-se a construção do açude no leito da Ribeira dos Socorridos, conforme o estabelecido no acordo entre as levadas de Câmara de Lobos e a dos Piornais. Inclui os mapas de assiduidade dos trabalhadores adstritos às obras de construção do depósito no sítio da Fajã dos Chiqueiros, Freguesia do Curral das Freiras, Concelho de Câmara de Lobos, tal como das obras de captação e partilha de águas da Ribeira dos Socorridos decorrentes dos acordos entre as levadas dos Piornais, Nova do Curral e Castelejo e Nova de Câmara de Lobos.Compreende projetos e orçamentos de obras, salientando-se o projeto de captação e divisão das águas da Ribeira dos Socorridos entre a Levada dos Piornais e a Levada Nova de Câmara de Lobos.A finalizar apresenta-se a secção respeitante à Comissão de Vigilância de Vinhos e Azeites do Distrito do Funchal, constituída por um livro de atas da Comissão de Vigilância e Fiscalização sobre o Fabrico e Venda de Vinhos e Azeites, em que o Dr. Manuel José Vieira era seu vogal. Contém correspondência dirigida ao visconde do Ribeiro Real como presidente da Comissão de Vigilância de Vinhos e Azeites do Distrito do Funchal. Inclui notas manuscritas dos lagares e estufas vinícolas existentes nos concelhos de Câmara de Lobos e da Ponta do Sol e bem assim um recorte de imprensa sobre azeites e vinhos e um edital sobre a produção e venda de vinhos.

Sistema de organização

O fundo foi organizado segundo critérios temático-funcionais que se refletem no quadro de classificação adotado:PT/ABM/ALP/A - Assembleia GeralPT/ABM/ALP/B - Comissão AdministrativaPT/ABM/ALP/C - Conselho FiscalPT/ABM/ALP/D - Correspondência e expedientePT/ABM/ALP/E - PatrimónioPT/ABM/ALP/F - ObrasPT/ABM/ALP/G - Comissão de Vigilância de Vinhos e Azeites do Distrito do FunchalNo que diz respeito à organização ao nível da série, foi privilegiada a ordenação alfabética por título e ordenação cronológica.

Condições de acesso

O acesso aos documentos que compõem o fundo rege-se (1) pela legislação aplicável, designadamente o Decreto-Lei n.º 16/93, de 23 de janeiro (que estabelece o regime geral dos arquivos e do património arquivístico), na sua redação atual, e a Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto, que assegura a execução, na ordem jurídica interna, do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, também conhecido como Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), e (2) pelos procedimentos internos adotados pela DRABM em matéria de acesso a documentos de arquivo.Documentos alvo de restrição no acesso, por conterem dados pessoais:PT/ABM/ALP/A/001/00002 - Correspondência recebida e expedida sobre reclamações dos heréus referentes à demolição do "Ramal da Bica", nos sítios dos Piornais-Ajuda, Freguesia de São Martinho, Concelho do Funchal;PT/ABM/ALP/B/001/000002 - Documento de compromisso de modo a manter a escritura realizada do acordo de 13 de fevereiro de 1896;PT/ABM/ALP/A/001/000004 - Carta dirigida a um heréu;PT/ABM/ALP/A/003/000003 - Credencial de representação para a assembleia geral da Levada dos Piornais;PT/ABM/ALP/B/003/00001 - Correspondência recebida e expedida sobre as convocatórias, atas e relatórios de gerência da Levada dos Piornais;PT/ABM/ALP/B/004/000005 - Relatório de vistoria realizado ao Montado do Pico, situado nas freguesias do Curral das Freiras e da Serra de Água, concelhos de Câmara de Lobos e Ribeira Brava;PT/ABM/ALP/B/004/000006 - Relatório sobre as Fontes da Fajã do Seixo e suas relações; PT/ABM/ALP/C/001/00007 - Folha de registo da receita e despesa da Levadas dos Piornais;PT/ABM/ALP/C/001/00008 - Folhas de despesa das levadas dos Piornais e Nova do Curral e Castelejo; PT/ABM/ALP/C/001/00010 - Folhas com o registo e saldo das contas das Levadas dos Piornais e Nova do Curral e Castelejo; PT/ABM/ALP/C/001/00011 - Documentos relativos a despesas e receitas de água;PT/ABM/ALP/C/001/00014 - Folhas de registo da receita das levadas dos Piornais e Nova do Curral e Castelejo;PT/ABM/ALP/C/001/000009 - Registo de dívidas "Devedores"; PT/ABM/ALP/C/001/000011 - Recibo de pagamento de um heréu de horas de renda de água; PT/ABM/ALP/C/001/000012 - Recibo de vários indivíduos atestando ter recebido da comissão administrativa da Levada dos Piornais uma indemnização convencionada pela desistência do arrendamento de benfeitorias; PT/ABM/ALP/C/001/000017 - Rendas e vigias em dívida em 3 de Agosto de 1965; PT/ABM/ALP/C/002/0001 - Registo de "demidias" dos caseiros dos prédios pertencentes às levadas dos Piornais e Nova do Curral e Castelejo;PT/ABM/ALP/C/002/00001 - Registo de "demidias" dos caseiros do Curral das Freiras, Freguesia e Concelho de Câmara de Lobos;PT/ABM/ALP/C/002/00002 - Registo de "demidias" dos caseiros da Fajã do Poio e Engenho Velho, Freguesia de Santo António, Concelho do Funchal;PT/ABM/ALP/C/003/00059 - Registo da distribuição e das rendas das águas (1933-1935);PT/ABM/ALP/C/003/00060 - Registo da distribuição e das rendas das águas (1936-1937);PT/ABM/ALP/C/003/00061 - Registo da distribuição e das rendas das águas (1938-1939);PT/ABM/ALP/C/003/00062 - Registo da distribuição e das rendas das águas (1940-1941);PT/ABM/ALP/C/003/00063 - Registo da distribuição e das rendas das águas (1942-1943);PT/ABM/ALP/C/003/00064 - Registo da distribuição e das rendas das águas (1944-1945);PT/ABM/ALP/C/003/00065 - Registo da distribuição e das rendas das águas (1946);PT/ABM/ALP/C/003/00066 - Registo da distribuição e das rendas das águas (1947-1948);PT/ABM/ALP/C/003/00067 - Registo da distribuição e das rendas das águas (1949-1950);PT/ABM/ALP/C/003/00068 - Registo da cobrança das rendas das águas (1951);PT/ABM/ALP/C/003/00069 - Registo da cobrança das rendas das águas (1952);PT/ABM/ALP/C/003/00070 - Registo da cobrança das rendas das águas (1953);PT/ABM/ALP/C/003/00071 - Registo da cobrança das rendas das águas (1954);PT/ABM/ALP/C/003/00072 - Registo da cobrança das rendas das águas (1955);PT/ABM/ALP/C/003/00073 - Registo da cobrança das rendas das águas (1956-1957);PT/ABM/ALP/C/003/00074 - Registo da cobrança das rendas das águas (1962);PT/ABM/ALP/C/003/00075 - Registo da cobrança das rendas das águas (1958-1959);PT/ABM/ALP/C/003/00076 - Registo da cobrança das rendas das águas (1960-1961);PT/ABM/ALP/C/003/00077 - Registo da cobrança das rendas das águas (1964-1965);PT/ABM/ALP/C/003/00078 - Registo da cobrança das rendas das águas (1966-1967);PT/ABM/ALP/C/003/00079 - Registo da cobrança das rendas das águas (1968-1969);PT/ABM/ALP/C/003/00080 - Registo da cobrança das rendas das águas (1972-1975);PT/ABM/ALP/C/003/00081 - Registo da cobrança das rendas das águas (1975-1980);PT/ABM/ALP/C/003/00082 - Registo da cobrança das rendas das águas (1981-1987);PT/ABM/ALP/D/003/00002 - Correspondência recebida;PT/ABM/ALP/D/004/00001 - Correspondência recebida e expedida da Câmara Municipal do Funchal;PT/ABM/ALP/D/006/00001 - Correspondência recebida e expedida;PT/ABM/ALP/D/006/00002 - Correspondência recebida e expedida sobre assuntos judiciais;PT/ABM/ALP/D/006/00005 - Correspondência recebida e expedida;PT/ABM/ALP/D/007/00002 - Apontamentos manuscritos;PT/ABM/ALP/E/002/00010 - Documento sobre o arrendamento de águas com direito a exploração e canalização; PT/ABM/ALP/E/003/000002 - Nota comprovativa da entrega de documentos relacionados com a compra de terrenos; PT/ABM/ALP/E/007/00010 - Certidão de autos cíveis de ação de divisão de causa comum; PT/ABM/ALP/E/007/00011 - Certidão de autos de ação para justificação de domínio e posse de uma propriedade rústica no sítio do Lombo da Junça, Freguesia do Curral das Freiras, Concelho de Câmara de Lobos; PT/ABM/ALP/E/010/00001 - Certidão do registo predial da Conservatória da Comarca do Funchal de um prédio rústico no sítio da Fajã Escura, Freguesia do Curral das Freiras, Concelho de Câmara de Lobos; PT/ABM/ALP/E/010/00003 - Certidão de registo predial da Conservatória da Comarca do Funchal de um prédio rústico no sítio da Ribeira da Gomeira, Freguesia do Curral das Freiras, Concelho de Câmara de Lobos; PT/ABM/ALP/E/010/00004 - Certidões de registo predial da Conservatória da Comarca do Funchal referentes a um prédio rústico no sítio da Raposa, Freguesia do Curral das Freiras, Concelho de Câmara de Lobos; PT/ABM/ALP/E/011/00001 - Contratos de arrendamento de terrenos da Levada no Curral das Freiras e Santo António; PT/ABM/ALP/E/011/00002 - Contratos e declarações;PT/ABM/ALP/E/011/00003 - Propostas e contratos sobre a utilização e medição de águas de nascentes no sítio do Covão, Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, Concelho de Câmara de Lobos; PT/ABM/ALP/E/011/000004 - Contrato de promessa e venda de benfeitorias no sítio do Touco da Figueira, Freguesia do Curral das Freitas, Concelho de Câmara de Lobos; PT/ABM/ALP/E/011/000005 - Contrato de venda de castanheiros no sítio do Pico do Cedro, Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, Concelho de Câmara de Lobos;PT/ABM/ALP/F/005/00001 - Requerimentos a solicitar autorização para construções sobre e junto à levada dos Piornais; PT/ABM/ALP/F/005/00002 - Requerimentos a solicitar a autorização de obras em prédios e terrenos pertencentes à Levada dos Piornais e Nova do Curral e Castelejo;PT/ABM/ALP/F/005/00004 - Requerimentos a solicitar autorização para construções em terrenos pertencentes à Levada dos Piornais.Os documentos identificados em baixo são objeto de acesso limitado em virtude do seu estado de conservação:PT/ABM/ALP/C/003/00002 - Registo das vigias e das rendas das águas (1865-1868);PT/ABM/ALP/C/003/00003 - Registo das vigias e das rendas das águas (1869-1873);PT/ABM/ALP/C/003/00007 - Registo da distribuição da água de propriedade e da água arrendada (1880);PT/ABM/ALP/C/003/00008 - Registo da distribuição da água de propriedade e da água arrendada (1881);PT/ABM/ALP/C/003/00010 - Registo da distribuição da água de propriedade e da água arrendada (1882);PT/ABM/ALP/C/003/00011 - Registo da distribuição da água de propriedade e da água arrendada (1883).PT/ABM/ALP/E/019/000011 - Planta do Montado do Romal;PT/ABM/ALP/E/019/000014 - Planta parcial da Levada dos PiornaisPT/ABM/ALP/E/019/000024 - Planta do Montado do Paredão;PT/ABM/ALP/E/019/000032 - Planta de uma propriedade no Caminho da Nazaré;PT/ABM/ALP/E/019/000022 - Planta indicando as fontes &.ª desde a denominada Fonte do Tavanez até a Caixa divisoria da Levada dos Peornaes.

Condições de reprodução

Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização da DRABM. Em todas as imagens serão obrigatoriamente referenciados os respetivos créditos, segundo o Regulamento Geral de Acesso e Reproduções da DRABM.

Idioma e escrita

Português e francês

Instrumentos de descrição

Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM), Associação da Levada dos Piornais, 2023 (idd n.º 177). Disponível em suporte papel na Sala de Leitura do ABM, piso 2, e em suporte digital (formato PDF): https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/media/IDD_177_ALP.pdf.

Notas do arquivista

TítuloFontes e bibliografia utilizadas na "História administrativa/biográfica/familiar" Nota do arquivistaNota do arquivista:a) Fontes documentais: ABM, Associação da Levada dos Piornais, "Atas das sessões da comissão administrativa da Levada dos Piornais", cx. 1, n.º 23, (1839.05.23/1856.12.31);ABM, Associação da Levada dos Piornais, "Atas das sessões da comissão administrativa e da assembleia geral de heréus da Levada dos Piornais", cx. 1, n.º 7, (1857.04.12/1986.05.04).b) Bibliografia:DN - Diário de Notícias, Funchal, 1921.12.04, pp. 1-2;SILVA, Fernando Augusto da, Pe., 1944, As "Levadas" da Madeira, Separata do artigo "Levadas" da 2.ª edição do Elucidário Madeirense Funchal Junta Geral do Distrito Autónomo da Madeira;COSTA, Manuel Rafael Amaro, 1951, "O aproveitamento da água na Madeira", in CLODE, Luis Peter (1951), "Das Artes e da História da Madeira", n.º 5, Funchal, Sociedade de Concertos da Madeira, pp. 14-71;PEREIRA, Eduardo C.N., 1989, "Ilhas de Zargo", Volume I, 4.ª ed. Funchal, Câmara Municipal do Funchal. Data2023-03-13 ArquivistaPaula Silva
TítuloDescrição e elaboração do instrumento de descrição documental Data2023-05-31 ArquivistaPaula Silva Nota do arquivistaAutoria e data: Descrição e organização do arquivo elaboradas por Paula Luísa Sousa da Silva, entre fevereiro de 2022 e março de 2023.Associação dos objetos digitais: Corina Gomes.Revisão: Zélia Fernandes Dantas.

Publicador

josevieiragomes

Data de publicação

24/07/2023 14:17:09