Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Plano de classificação

Interior de igreja do convento de Nossa Senhora das Mercês, Freguesia de São Pedro, Concelho do Funchal

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Representação digital

Interior de igreja do convento de Nossa Senhora das Mercês, Freguesia de São Pedro, Concelho do Funchal

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Interior de igreja do convento de Nossa Senhora das Mercês, Freguesia de São Pedro, Concelho do Funchal

Detalhes do registo

Identificador

244277

Nível de descrição

Documento simples   Documento simples

Código de referência

PT/ABM/JAS/D/001/000002

Tipo de título

Atribuído

Título

Interior de igreja do convento de Nossa Senhora das Mercês, Freguesia de São Pedro, Concelho do Funchal

Datas

    1905 

Datas descritivas

Ant. 1905

Dimensão

16,4 x 21,4 cm

Extensões

1 Negativo em vidro

Técnica de captação

Âmbito e conteúdo

A igreja está decorada para uma celebração religiosa, possivelmente, durante a Quaresma, uma vez que no altar-mor está exposta uma imagem de Nossa Senhora das Dores, imagem que apenas sai na procissão do Encontro (também denominada por procissão do Senhor dos Passos) e na procissão do Enterro do Senhor, que se realiza na Sexta-feira Santa. Veem-se muitas jarras com flores nos diversos altares da igreja e a teia do cruzeiro está decorada com ramos e jarrões. Na base dos jarrões vê-se a seguinte inscrição: "Fábrica de S.to António".À esquerda, temos o altar de São Lúcio, onde é possível ver parte do retábulo de Santa Catarina mártir e onde está exposto um quadro do Sagrado Coração de Jesus. À direita, no altar de Santo António, vê-se parte do retábulo de Santa Maria Madalena e está exposto um quadro do Imaculado Coração de Maria. Junto a este altar, vê-se a porta de acesso ao adro que por sua vez dá acesso à rua das Mercês. No lado oposto, vê-se um altar lateral - o altar de Nossa Senhora da Conceição, no qual é visível um crucifixo.Na capela mor, a referida imagem de Nossa Senhora das Dores está no centro no altar-mor atrás do sacrário, que está coberto, e oculta a parte central do retábulo de Nossa Senhora das Mercês da autoria de Martim Conrado.

Cota atual

Cx. 38, n.º 13

Nº de inventário

JAS/748

Idioma e escrita

Português.

Unidades de descrição relacionadas

PT/TT/MF-DGFP/E/002/00118: Arquivo Nacional Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Direção-Geral da Fazenda Pública, Processos de extinção das casas religiosas femininas em Portugal, Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora das Mercês do Funchal, cx. 2076 (1856-1915), disponível em https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4224463

Notas

Identificação da imagem a partir da análise da planta do convento, datada de 1895, existente no inventário da extinção do referido convento que se encontra no arquivo histórico do Ministério das Finanças e da descrição do interior da igreja elaborada pelo cronista Henriques Henrique de Noronha na sua obra "Memórias Seculares e Eclesiásticas para a Composição da História da Diocese do Funchal na Ilha da Madeira".O convento de Nossa Senhora das Mercês foi extinto oficialmente em 1895 com a morte da madre Ana Joaquina das Mercês, última religiosa professa à data dos decretos de 28 e 30 de maio de 1834. Contudo, só foi extinto efetivamente em outubro de 1910 com a implantação da República. Em 1911, iniciou-se a sua demolição.

Notas do arquivista

TítuloBibliografia utilizada em "Âmbito e conteúdo" e "Notas" Data2019-05-16 ArquivistaZélia Dantas Nota do arquivistaFONTOURA, Otília Rodrigues, 2000, As Clarissas na Madeira - Uma Presença de 500 Anos, Funchal, CEHA, p. 267-278.NORONHA, Henrique Henriques de (1996), Memórias Seculares e Eclesiásticas para a Composição da História da Diocese do Funchal na Ilha da Madeira, Funchal, CEHA, p. 284-285.SILVA, Fernando Augusto da, 1946, Subsídios para a história da diocese do Funchal, Funchal, Tip. "O Jornal", p. 330.