Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Arquivo Distrital do Funchal

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Arquivo Distrital do Funchal

Detalhes do registo

Identificador

1387943

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/ADFUN

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Atribuído

Título

Arquivo Distrital do Funchal

Datas

1931  a  1994 

Datas predominantes

1931-1980

Dimensão

10 u.i. (6 pt.; 4 liv.)

Suporte

Entidade detentora

Arquivo e Biblioteca da Madeira

Produtor

Arquivo Distrital do Funchal

História administrativa/biográfica/familiar

O Arquivo Distrital do Funchal (ADFUN) foi criado pelo decreto n.º 19952 de 27 de junho de 1931, cuja administração financeira ficou a cargo da Junta Geral do Distrito do Funchal, embora tecnicamente dependente da Inspeção-Geral das Bibliotecas e Arquivos, Ministério da Instrução Pública. O seu primeiro diretor João Cabral do Nascimento fundou a revista Arquivo Histórico da Madeira, órgão informativo do Arquivo Distrital, com o conservador Álvaro Manso de Sousa.Em janeiro de 1932, o Arquivo Distrital é instalado no edifício do Seminário da Encarnação, em Santa Luzia e, no ano seguinte, transferido para o Palácio de São Pedro, sito à rua da Mouraria.Pelo decreto-lei n.º 287/80, de 16 de agosto, o Arquivo Distrital passou a designar-se "Arquivo Regional da Madeira", ficando sob a tutela da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, no âmbito da Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC).O decreto legislativo regional n.º 9/98, de 22 de maio, marcou de forma nevrálgica a história da instituição ao constituir o Arquivo Regional da Madeira como órgão de gestão dos arquivos da Região Autónoma da Madeira (RAM), competindo-lhe a execução da política arquivística regional. Esta atribuição ficou ainda mais fortalecida, com o decreto legislativo regional n.º 26/99/M, de 27 de agosto, pelo qual se regulamentou a gestão de documentos na posse dos serviços de governo da Região Autónoma da Madeira e organismos sob a sua tutela.A 17 de setembro de 2004 foi inaugurado o novo edifício do Arquivo Regional da Madeira e da Biblioteca Pública Regional, situado no caminho dos Álamos, Santo António, Funchal. As novas instalações, dotadas de condições modernas, concretizam um velho sonho que remontava aos primórdios da fundação do ADFUN.Fruto de todo um trabalho de melhoria contínua ao nível da modernização administrativa foi a distinção obtida, em 2008, pelo Arquivo Regional da Madeira, de certificação do sistema de gestão da qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2000. Em 19 de fevereiro de 2016, através da portaria n.º 50/2016, foi instituído o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM), resultado da fusão do Arquivo Regional da Madeira e da Biblioteca Pública Regional, organismos que muito dignificaram a nossa Região desde 1931 e 1979, respetivamente.Mais recentemente e através do Decreto Regulamentar Regional n.º 7/2020/M, de 20 de janeiro, o ABM passou a integrar a administração direta da Região Autónoma da Madeira, materializando-se em Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), sob a tutela da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

Funções, ocupações e atividades

Recolha, conservação, tratamento e divulgação da documentação produzida por instituições e organismos públicos e privados, famílias ou indivíduos da RAM ou relacionados com a referida região, cujo valor informativo e ou probatório justifique a sua conservação permanente.

Sistema de organização

A atual classificação e organização do acervo privilegia um critério funcional e cronológico.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de descrição

Listagem provisória do Arquivo definitivo e intermédio do ABM, s.n.º (não disponível ao público).

Notas do arquivista

TítuloBibliografia Data2021-05-10 ArquivistaAna Men Nota do arquivistaBarros, F. & Jardim, G. (1997). Guia do Arquivo Regional da Madeira. Arquivo Histórico da Madeira: Boletim do Arquivo Regional da Madeira, vol. XX, Funchal, Direcção Regional dos Assuntos Culturais.