Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Plano de classificação

Coleção de Folhetos Políticos

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Coleção de Folhetos Políticos

Detalhes do registo

Identificador

1334232

Nível de descrição

Coleção   Coleção

Código de referência

PT/ABM/CFOLP

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Atribuído

Título

Coleção de Folhetos Políticos

Outros títulos

«DOCUMENTAÇÃO RELATIVA À HISTÓRIA POLÍTICA DO ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA, AOS MOVIMENTOS PRÓ-INDEPENDÊNCIA E PRÓ-AUTONOMIA E ATIVIDADE SINDICAL»

Datas

1929  a  1980 

Datas predominantes

1974-1980

Dimensão

36 pastas: 1233 folhetos

Suporte

Entidade detentora

Arquivo e Biblioteca da Madeira

Colecionador

Arquivo e Biblioteca da Madeira

História custodial e arquivística

Os panfletos políticos reunidos na presente coleção integravam o acervo do então Arquivo Regional da Madeira, hoje Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira. Procedeu-se, nos últimos anos, a uma organização e descrição provisórias destes panfletos. A partir deste primeiro levantamento documental foi possível realizar uma catalogação normalizada desta documentação não livro, da qual resultou o presente instrumento descritivo.

Âmbito e conteúdo

A coleção reúne um total de 1233 panfletos descritos e digitalizados (4305 réplicas digitais) de natureza propagandística e de divulgação das atividades desenvolvidas no arquipélago da Madeira por uma série de movimentos pró-independência e/ou pró-autonomia, operários, sindicais, clericais e partidários, durante o conturbado período revolucionário subsequente à Revolução dos Cravos de 1974 e até 1980. Este acervo contempla ainda um restrito número de 6 panfletos, com data de produção anterior a 1974, sendo o mais antigo datado de 1929. É de salientar que um conjunto significativo das coletividades com panfletos presentes nesta coleção se encontra hoje extinta, mas outras mantêm-se no ativo. Em termos de tipologia documental, esta documentação, quer por ser relativamente pouco conhecida e explorada pelo investigador de história contemporânea da Madeira, quer pela própria rarefação de panfletos desta natureza temática, bem como pelo arco temporal recente coberto, permite-nos concluir também pelos temas políticos e sociais fraturantes testemunhados nestes panfletos, que estamos perante fontes documentais inéditas e de significativo valor diferenciado para o estudo da história mais recente do arquipélago madeirense.

Sistema de organização

Os panfletos que integram a presente coleção foram alvo de uma organização atribuída, inicialmente optando-se por uma arrumação em pastas, fazendo-se corresponder cada uma destas unidades de instalação a cada produtor ou, se quisermos, pessoa colectiva partidária, sindical ou política responsável pelo conteúdo editorial. Daí que o critério cimeiro que norteia o quadro de classificação, ao nível das suas seçcões, é a equivalência de cada um destes níveis descritivos com cada um destes produtores, os quais foram ordenados por ordem alfabética. Quanto aos panfletos seguiram uma ordenação cronológica.

Condições de acesso

Comunicável, com exceção da documentação que contenha dados pessoais sensíveis em que se aplica o estipulado artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 16/93, de 23 de janeiro (Regime Geral dos Arquivos e do Património Arquivístico), alterado pelo artigo 44.º da Lei n.º 26/2016 de 22 de agosto (que aprova o regime de acesso à informação administrativa e ambiental e de reutilização dos documentos administrativos).Este fundo contém a seguinte documentação de comunicação parcial ou diferida:A totalidade da seção I (10 folhetos): PT/ABM/CFOLP/I - Documentação da actividade da empresa CINDUSTA – Apollo (1974):PT/ABM/CFOLP/I/000001 – agenda telefónica fotocopiada (Contém anotações de nomes, moradas e contactos de pessoas e empresas);PT/ABM/CFOLP/I/000002 - Comunicado do Diretor da Cindusta;PT/ABM/CFOLP/I/000003 - Caderno do "Curso avançado de comunicação para executivos" com rotinas de treino administrativas;PT/ABM/CFOLP/I/000004 - Correspondência Cindusta Madeira;PT/ABM/CFOLP/I/000005 - Relatório sobre Lúcio Mendonça enviado para Liz a pedido de Geary;PT/ABM/CFOLP/I/000006 - Declaração da Cindusta, Consultores Industriais;PT/ABM/CFOLP/I/000007 - Aviso de violentos protestos contra o Yatch Apollo;PT/ABM/CFOLP/I/000008 - Informação de viagem para o Apollo;PT/ABM/CFOLP/I/000009 - Informações de viagem no Apollo (Marion Kimmich);PT/ABM/CFOLP/I/000010 - Listagem com nomes de pessoas e empresas.

Condições de reprodução

Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização do ABM. Em todas as imagens serão obrigatoriamente referenciados os respetivos créditos, segundo o Regulamento Geral de Acesso e Reproduções do ABM.

Idioma e escrita

Português, inglês, espanhol e francês.

Instrumentos de descrição

Arquivo e Biblioteca da Madeira, Coleção de Folhetos Políticos, 2022, idd n.º 170 (URL: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/media/IDD170.pdf)

Existência e localização de cópias

A presente coleção de folhetos políticos acha-se descrita, digitalizada e disponibilizada na internet, num total de cerca de 4.305 réplicas digitais: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/details?id=1334232.

Notas do arquivista

Data2022-03-20 TítuloColeção de Folhetos Políticos ArquivistaPatrícia Velosa Nota do arquivistaPatrícia Velosa: descrição na plataforma Archeevo adaptada à norma portuguesa de descrição bibliográfica NP 405-2 Material Não Livro;Sílvia Patarelo: organização e descrição preliminar da presente coleção de folhetos políticos.Ana Santos: digitalização dos folhetos.

Publicador

josevieiragomes

Data de publicação

21/04/2022 17:56:31