Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Plano de classificação

Automobilismo - 5.º Raid Diário de Notícias (1992)

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Automobilismo - 5.º Raid Diário de Notícias (1992)

Detalhes do registo

Identificador

1329009

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/ABM/DNM/B-A/005

Tipo de título

Atribuído

Título

Automobilismo - 5.º Raid Diário de Notícias (1992)

Datas

1991  a  1992-05-17 

Dimensão

275 provas fotográficas; 1 capilha (desdobrável)

Suporte

Extensões

275 Provas fotográficas
1 Capilha

História administrativa/biográfica/familiar

O 5.º Raid Diário de Notícias teve lugar nos dias 15, 16 e 17 de maio de 1992. Pela primeira vez, a competição foi organizada exclusivamente pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira (CACM), uma vez que, pouco tempo antes, recebera do Automóvel Club de Portugal (ACP) o almejado alvará, que lhe conferira o título de organizador oficial de provas. O principal patrocinador do evento continuou a ser a empresa Diário de Notícias, refira-se, também, entre outros, o singular patrocínio dos “Cafés Nicola”.Relativamente às edições anteriores, introduziram-se as seguintes inovações: abertura do Raid com uma prova de perícia acompanhado de locução ao longo da prestação de cada viatura; introdução de uma prova de arranque e travagem, à semelhança do que se usava nos primeiros ralis, na “Volta à Ilha”; inclusão de um “Prémio Simpatia”.A projeção crescente desta prova comprova-se pelo número recorde de inscritos de fora da Região: um total de 25, muito embora nove concorrentes do norte do país não pudessem participar por dificuldades no transporte marítimo, com origem no porto de Leixões - isto não obstante o esforço da organização, traduzido no frete alternativo de dois aviões para transporte de alguns veículos. Por outro lado, foi notória a presença de mais carros antigos entre os madeirenses.O V Raid Diário de Notícias integrou três provas de perícia, uma prova de arranque/travagem, duas provas de regularidade e um concurso de elegância. Eis, de forma breve, a cronologia do evento:- Dia 13 de maio, quarta-feira, apresentação da prova no bar “Rebecca”, anexo à discoteca “Vespas”;- Dia 14 de maio, quinta-feira, cocktail de boas vindas aos concorrentes, na Quinta Magnólia, seguido da “Noite do Raid DN”, na discoteca “Vespas”, com exibição ao vivo de António Rios e música dos anos 60;- Dia 15 de maio, sexta-feira, no Largo do Município, realização das vistorias técnicas aos automóveis e, às 21hoo, abertura do Raid com a prova de perícia na Avenida Arriaga. O vice-presidente do Governo, Miguel de Sousa, baixou a bandeira de partida.- Dia 16 de maio, sábado, 1.ª etapa, zona oeste da Ilha: trajeto com passagens sucessivas por Câmara de Lobos, Ribeira Brava (segunda prova de perícia), Ponta do Pargo, Porto do Moniz (primeira prova de regularidade de 10 Km no troço Achadas da Cruz/Santa) e São Vicente, local onde decorreu o almoço, na Estalagem do Mar. No regresso ao Funchal, o percurso fez-se via Encumeada, passando novamente pela Ribeira Brava e Câmara de Lobos.- Dia 17 de maio, domingo, 2.ª etapa, zona leste da Ilha: primeira paragem no Vale Paraíso, Camacha, seguido da realização da prova de arranque e travagem, na estrada florestal das Carreiras, e da terceira prova de perícia, na Meia Serra. Sucedeu-se a prova de regularidade com início na Meia Serra e término no Santo da Serra, local escolhido para o almoço, no restaurante “A nossa aldeia”. Após esta neutralização, os automóveis seguiram para o complexo desportivo da Matur, em Machico, para a realização do Concurso de Elegância, que marcaria o fim das provas do 5.º Raid Diário de Notícias. O cocktail e cerimónia de entrega de prémios aconteceu no Clube de Bridge da Matur.Diretor da prova: Eng. Rafael CostaN.º de inscritos: 80N.º de concorrentes: 59Concorrentes não madeirenses: 16 CLASSIFICAÇÃO GERAL:1.º classificado: Rui Martins / Ezequiel Correia 2.º classificado: Luís Camacho / Manuel Figueiroa3.º classificado: Miguel Frango / Roberto FrangoCARROS E PILOTOS PARTICIPANTES:VintageCarro n.º 1 - Jorge Miranda / Manuela Miranda - marca Dodge Brothers Touring (1926) - chapa de matrícula AB-11-64 (faltou)Carro n.º 2 - José Afonso / Carlos Afonso - marca Austin Six Tourer (1928) - chapa de matrícula MD-14-66Carro n.º 3 - M. Sameiro Rosas / M. Rosário Pereira - marca Ford A Phantom (1929) - chapa de matrícula não identificada (faltou)Carro n.º 4 - Francisco Alves / Rosa Alves - marca Citroën C6 (1930) - chapa de matrícula MN-14-34 (faltou)ClássicosCarro n.º 5 - João Cristóvão / Fernanda Narciso - marca Austin Bantan (1933) - chapa de matrícula AC-46-03Carro n.º 6 - Ricardo Veloza / Martin Veloza - marca MG J2 Midget (1932) - chapa de matrícula MG-1772Carro n.º 7 - José Albuquerque / Diogo Branco - marca Bentley 3.5 DHC (1935) - chapa de matrícula WV 9656 QCarro n.º 8 - José Barquinha / Domingos Pereira - marca Ford V8 (1935) - chapa de matrícula A[D-21-05](faltou)Carro n.º 9 - José Sampaio / Francisco Araújo - marca Singer Le Mans (1936) - chapa de matrícula não identificada.Carro n.º 10 - João Ruella / Eduardo Vilela - marca Cord 810 (1936) - chapa de matrícula 1282A-OH (faltou)Carro n.º 11 - António Justino / M. Manuela Freitas - marca Standard 8 Tourer (1938) - chapa de matrícula MA-19-06Carro n.º 12 - Tito Noronha / João Noronha - marca Austin 8 Tourer (1938) - chapa de matrícula AR-16-51Carro n.º 14 - José Cayolla / Ana Silva - marca Citroën 11 BL Cabriolet (1938) - chapa de matrícula BC-10-84(?); (desistiu no segundo dia de prova)Carro n.º 15 - António Lima / Manuel Carvalho - marca Jaguar SS 100 3.5 (1938) - chapa de matrícula PP-10-47Históricos ACarro n.º 16 - Carlos Perneta / Carla Perneta - marca Austin Ten (1947) - chapa de matrícula MA-22-66Carro n.º 17 - Rui Silva / José Bettencourt - marca Sunbeam Talbot Tourer 2.0 (1947) - chapa de matrícula SN-11-46Carro n.º 18 - Gilberto Gonçalves / João Silva - marca Chevrolet Fleet Master (1947) - chapa de matrícula CH-13-47Carro n.º 19 - António Coucello / Paula Coucello - marca Morris 8 (1948) - chapa de matrícula HC-14-72Carro n.º 20 - Ilídio Andrade / Énio Andrade - marca MG YA (1948) - chapa de matrícula MA-23-75Carro n.º 21 - Miguel Teixeira / José Camacho - marca Morris Ten (1948) - chapa de matrícula MA-24-11Carro n.º 22 - Joaquim Cavaco / Amélia Cavaco - marca Triumph Roadster 2000 (1948) - chapa de matrícula 10-80-MACarro n.º 23 - Manuel Sousa / Manuel Menezes - marca Chevrolet Fleet Master Coupé (1948) - chapa de matrícula GA-19-57Carro n.º 24 - Joel Ramos / José Gonçalves - marca Austin A 40 (1949) - chapa de matrícula M-3059 Carro n.º 25 - João Correia / NN - marca Sinca Six (1950) - chapa de matrícula EH-16-31Carro n.º 26 - Luísa Leocock / Teresa Vidal - marca Jaguar MK V 3.5 Cabriolet (1950) - chapa de matrícula MA-25-75Carro n.º 27 - Manuel Serrão / Eva Pereira - marca Citroën 11 BL (1951) - chapa de matrícula LD-17-51Carro n.º 28 - Ferdinando Andrade / M. Fátima Andrade - marca Peugeot 203 Cabriolet (1952) - chapa de matrícula IG-18-67Carro n.º 29 - Manuel Figueiredo / Maria Figueiredo - marca Alfa Romeo 6C 2500 (1952) - chapa de matrícula DL-18-52 Carro n.º 30 - Manuel Ramos / Filomena Ramos - marca Mercedes Benz 300 Cabriolet (1952) - chapa de matrícula SS-13-71Carro n.º 31 - Albino Prata / Maria Alice Prata - marca Mercedes Benz 220 A Cabriolet (1952) - chapa de matrícula não identificada (faltou)Carro n.º 32 - José Marques / M. Luísa Marques - marca Morris Minor Tourer (1953) - chapa de matrícula MD-27-51Carro n.º 33 - João Camacho / Ilídio Silva - marca Austin Seven (1953) - chapa de matrícula MD-27-42Carro n.º 34 - Rui Bevilacqua / José Segarra - marca Jaguar XK 120 FHC (1953) - chapa de matrícula AD-99-20Carro n.º 35 - Duarte Neves / Simon Phelts - marca Morris Minor Tourer (1954) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 36 - Filipe Ramos / Ezequiel Gouveia - marca Fiat 1100 (1954) - chapa de matrícula BE-21-27Carro n.º 37 - Gaspar Pereira / Fernanda Pereira - marca MG TF (1954) - chapa de matrícula HE-27-34 (faltou ou não há fotos da prova)Carro n.º 38 - Luís Camacho / Manuel Figueiroa - marca Austin Healey 100-4 (1954) - chapa de matrícula DA-21-04 Carro n.º 39 - Rui Martins / José Correia - marca Fiat 1100 TV (1955) - chapa de matrícula MD-30-82Carro n.º 40 - José Carvalho / Avelino Carvalho - marca Austin A50 Cambridge (1955) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 41 - Paulo Manso / Susana Manso - marca MGA 1500 (1955) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 42 - José Leite / Ana Pinheiro - marca Ford Thunderbird (1955) - chapa de matrícula EB-21-69Carro n.º 43 - Horácio Sousa / José Sousa - marca Triumph TR 3 (1956) - chapa de matrícula [BC-23-80]Carro n.º 44 - José Brandão / Nuno Dias - marca Peugeot 403 Cabriolet (1957) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 45 - António Andrade / Fernanda Andrade - marca Austin Healey 100 Six (1957) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 46 - Emanuel Alegria / Eduardo Figueiroa - marca Austin A 40 Pininfarina (1958) - chapa de matrícula MA-35-82Carro n.º 47 - Aires Andrade / Rui Santos - marca Opel Olympia Record (1958) - chapa de matrícula LC-37-63Carro n.º 48 - João Neto / Manuel Duarte - marca Alfa Romeo Giuleta S. Veloce (1959) - chapa de matrícula CI-58-60Carro n.º 49 - Isabel Tinoco / Joaquim Dinis - marca MGA 1600 (1959) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 50 - Rolf Niepoort / Ingrid Niepoort - marca Alfa Romeo 2000 Spyder (1959) - chapa de matrícula HI-95-50Carro n.º 51 - Afonso Silva / NN - marca Rolls Royce Silver Cloud (1959) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 52 - Artur Campos / Emanuel Mendes - marca Renault 4 CV (1960) - chapa de matrícula MA-36-12Carro n.º 53 - Juscelino Sousa / Fernando Freitas - marca Renault 4 CV (1960) - chapa de matrícula MD-36-12Carro n.º 54 - Paulo Augusto / Pedro Henriques - marca Jaguar XK 150 Coupé (1960) - chapa de matrícula não identificadaHistóricos BCarro n.º 55 - Nuno Amador / Bernardo Brederode - marca VW Cabriolet (1961) - chapa de matrícula [MD-38-70]Carro n.º 56 - José Gonçalves / António Diogo - marca Austin Healey Sprite MK II (1961) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 57 - Jorge Dias / João Welsh - marca Mercedes Benz 180 (1961) - chapa de matrícula MA-39-87Carro n.º 58 - Urbano Rodrigues / Rui Francisco - marca Pontiac Strato Chief (1961) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 59 - Cid Paulino / Ricardo Vasconcelos - marca Saab 96 (1962) - chapa de matrícula MD-41-41Carro n.º 60 - João Lacerda / Jacques Touzet - marca Porshe 356 B 1600 Super 90 (1962) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 61 - Luís Gomes / Sérgio Umbelino - marca Triumph TR 4 (1962) - chapa de matrícula MD-40-91Carro n.º 62 - Carlos Fernandes / Paulo Fernandes - marca Triumph Spitfire (1963) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 63 - Clarindo Pimenta / Fátima Henriques - marca Fiat 1500 (1963) - chapa de matrícula CL-32-40Carro n.º 64 - Martin Macedo / António Soares - marca MGB Roadster (1963) - chapa de matrícula MA-42-44Carro n.º 65 - Luís Sousa / Ernesto Ramos - marca MGB Roadster (1963) - chapa de matrícula MD-42-43Carro n.º 66 - João José Figueira da Silva / Nicole Silva - marca Sunbeam Alpine (1964) - chapa de matrícula MD-54-00Carro n.º 67 - Miguel Frango / Roberto Frango - marca Morris Super 850 (1965) - chapa de matrícula MA-79-33Carro n.º 68 - Fernão Ramos / Rita Ramos - marca Fiat 1100 D (1965) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 69 - Ilídio Gouveia / João Pereira - marca Fiat 1500 Cabriolet (1965) - chapa de matrícula FE-73-19Pós-ClássicosCarro n.º 70 - Sérgio Mendes / Rui Fontes - marca Ford Cortina GT (1966) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 71 - António Malveira / Duarte Gouveia - marca Lotus Elan Coupé S3 SE (1967) - chapa de matrícula LB-36-49Carro n.º 72 - João Pereira / Ana Pereira - marca Austin Cooper S MK II (1969) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 73 - Fernando Caldeira / Alexandra Caldeira - marca Austin Cooper S MK II (1969) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 74 - Ivo Paulino / Luís Teixeira - marca Lotus Elan Coupé S4 (1969) - chapa de matrícula DH-39-(?)4Carro n.º 75 - Alfredo Braz / Maria Braz - marca Alfa Romeo 1750 GTV (1969) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 76 - Júlio Albuquerque / Ian Grant - marca MG Midget (1970) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 77 - António Correia / Maria Eduarda Correia - marca MG Midget (1970) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 78 - João Correia / Graça Alegria - marca MGB Roadster (1971) - chapa de matrícula MA-54-25Clássicos ModernosCarro n.º 79 - Graciano Góis / M. Isabel Góis - marca MGB Roadster (1972) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 80 - Francisco Martins / Jorge Magalhães - marca Renault Alpine A 110 1600 S (1973) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 81 - Vasco Braz / José Silva - marca Fiat Spyder 124 (1973) - chapa de matrícula [BM-40-75]

Âmbito e conteúdo

A série documenta vários momentos da realização do 5.º Raid Diário de Notícias, desde a apresentação do evento até à entrega de prémios às equipas vencedoras.

Idioma e escrita

Português

Notas

Muitas fotografias são da autoria do fotógrafo Agostinho Spínola, conforme se constata nas edições do Diário de Notícias de 17 e 18 de maio de 1992. A informação sobre a autoria foi registada a nível de documento simples.

Notas do arquivista

TítuloOrganização e descrição da série: Data2021-05-10 ArquivistaFátima Barros Nota do arquivistaOrganização e descrição por Fátima Barros.
TítuloFontes utilizadas em "História Administrativa" (nível Sr) e em "Título", "Âmbito e conteúdo" (nível Ds): Data2021-07-21 ArquivistaFátima Barros Nota do arquivistaDN - Diário de Notícias, Funchal, 1992.04.15, p. 21; DN, 1992.04.22, p. 25; DN, 1992.04.29, p. 19; DN, 1992.05.08, p. 25; DN, 1992.05.11, p. 12 (Suplemento Desporto); DN, 1992.05.12, p. 23; DN, 1992.05.14, p. 21; DN, 1992.05.15, p. 25, p. 1 a 31 (Especial “5.º Raid Diário de Notícias”);DN, 1992.05.16, p. 1, 16-17; DN, 1992.05.17, p. 1, 4-5 (Suplemento Desporto); DN, 1992.05.18, p. 1 e 1 a 8 (Especial “5.º Raid Diário de Notícias”); DN, 1992.10.12, p. 4 a 5 (Suplemento Desporto).

Publicador

josevieiragomes

Data de publicação

28/07/2022 15:14:04