Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Francisco João Barreto

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Francisco João Barreto

Detalhes do registo

Identificador

117462

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/ABM/FJB

Código da entidade detentora

ABM

Código do país

PT

Tipo de título

Atribuído

Título

Francisco João Barreto

Datas descritivas

Ant. 1934

Dimensão

38 negativos em suporte de vidro, monocromáticos, de gelatina de sal de prata, sendo 13 de 12 x 16 cm, 15 de 9 x 12 cm, 8 de 8 x 11 cm e 2 de 15x 12 cm; uma prova fotográfica monocromática, de 9 x 12 cm.

Entidade detentora

Photographia-Museu Vicentes, em depósito no Arquivo e Biblioteca da Madeira

Produtor

Francisco João Barreto (1877-1934)

História administrativa/biográfica/familiar

Francisco João Barreto nasceu a 8 de novembro de 1877, na Freguesia da Sé, sendo filho de Francisco João Barreto, natural do Porto Moniz e de Maria Adelaide de Gouveia Barreto, natural da Freguesia da Ponta do Pargo, Concelho da Calheta. Faleceu em Lisboa, a 2 de janeiro de 1934.Casou em primeiras núpcias com Cristina de Freitas Brazão (1870-1923) a 27 de setembro de 1899, na Freguesia da Fajã da Ovelha, Concelho da Calheta, de quem teve seis filhos. Casou em segundas núpcias, na Conservatória do Registo Civil da Calheta, com Afra Martins de França Gouveia (1906-1993), a 26 de novembro de 1924.Fotógrafo amador, foi médico de profissão, formado na Escola Médico-Cirúrgica do Funchal, tendo exercido a sua atividade na Freguesia da Fajã da Ovelha, Concelho da Calheta, como médico municipal e delegado de saúde do Concelho da Calheta.

História custodial e arquivística

A coleção, numa primeira fase, foi inventariada pela funcionária do Photographia-Museu Vicentes, Eduarda Costa, que procedeu a um inventário manuscrito e, depois, passada a máquina de escrever (constante da capa). Entre 14 março e 6 de abril de 2001, a funcionária do museu, Conceição Boloso Câmara, procedeu a um inventário mais técnico e do qual não se encontram registos nos CD’s do Museu, o que resta é somente o suporte em papel. Para a preparação da exposição, em 2016, do dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus, procedeu-se a uma pré-inventário da coleção, que consta de um documento à parte.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Esta coleção foi doada ao Photographia-Museu Vicentes, a 29 de maio de 1985, pelo professor Francisco Manuel Santana Barreto (1925-2003), neto do fotógrafo.Foi depositada no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira em junho de 2016.

Âmbito e conteúdo

Esta coleção é constituída por 38 negativos, em suporte de vidro, e 1 prova fotográfica. A coleção, numa primeira fase, foi inventariada pela funcionária do Photographia-Museu Vicentes, Eduarda Costa. Entre 14 março e 6 de abril de 2001, a funcionária do Photographia Museu Vicentes, Conceição Boloso Câmara, procedeu a um inventário mais técnico. Para a preparação da exposição, em 2016, do dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus, procedeu-se a um pré-inventário da coleção.Este fundo é constituído por dois negativos de paisagens, dois negativos de edifícios e trinta e quatro negativos e uma prova fotográfica de retratos. Não havendo qualquer registo da identificação dos retratados, presume-se, ainda assim, que a grande maioria sejam retratos de familiares ou pessoas próximas de Francisco João Barreto.

Sistema de organização

À data do depósito, o arquivo encontrava-se organizado por tamanho de suporte, e com uma numeração sequencial, tendo essa organização sido mantida, introduzindo-se apenas três secções temáticas, considerando o conteúdo das imagens: 1. PT/ABM/FJB/A - Paisagens; 2. PT/ABM/FJB/B - Arquitetura Civil; 3. PT/ABM/FJB/C - Retratos.

Condições de acesso

Comunicável. O fundo está disponível ao público em formato digital.

Condições de reprodução

Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização do ABM. Em todas as imagens serão obrigatoriamente referenciados os respetivos créditos, segundo o Regulamento Geral de Acesso e Reproduções do ABM.

Instrumentos de descrição

Francisco João Barreto: instrumentos descritivos, 2017 (idd n.º 135)

Notas

A datação tem em consideração a data da morte de Francisco João Barreto.Descrição final elaborada por Manuela Marques, com base em informação recolhida nos documentos provenientes do Photographia-Museu Vicentes, produzidos entre 1985 e 2016, da autoria de Eduarda Costa, Conceição Câmara, Helena Araújo e Vítor Luís.

Notas do arquivista

TítuloFonte utilizada em História Biográfica Data2017-10-16 ArquivistaManuela Marques Nota do arquivistaCLODE, Luiz Peter, 1984, Registo Bio-Bibliográfico de Madeirenses, Sécs. XIX e XX, edição da Caixa Económica do Funchal, Funchal.