Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Plano de classificação

Automobilismo - 4.º Raid Diário de Notícias (1991)

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Automobilismo - 4.º Raid Diário de Notícias (1991)

Detalhes do registo

Identificador

1050720

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/ABM/DNM/B-A/004

Tipo de título

Atribuído

Título

Automobilismo - 4.º Raid Diário de Notícias (1991)

Datas

1988-11-26  a  1991-07-01 

Dimensão

194 provas fotográficas; 1 fotolito

Suporte

Extensões

194 Provas fotográficas
1 Fotolito

História administrativa/biográfica/familiar

O 4.º Raid Diário de Notícias realizou-se nos dias 29 de junho a 1 de julho de 1991. A equipa organizadora manteve os três dias de prova da edição anterior. Porém, eliminou as provas noturnas e introduziu novos percursos e uma interessante particularidade: a inversão da ordem de saída dos automóveis, deixando os mais antigos para o fim. A apresentação formal desta quarta edição teve lugar no dia 27, na discoteca “Zig Zag”, no Hotel Duas Torres. No mesmo dia, desembarcaram os carros continentais vindos de Lisboa, enquanto que os carros nortenhos só desembarcariam no dia seguinte, véspera da competição. Neste dia também decorreu a vistoria técnica às viaturas participantes, no parque anexo ao Casino da Madeira. O programa do 4.º Raid é o que se segue: dia 29, pelas 8h30, concentração no Largo do Município, seguindo-se a partida na Avenida Arriaga, que seria dada pelo secretário regional das Finanças e presidente do Clube Sports Madeira, Paulo Fontes. A 1.ª etapa abarcou o percurso Funchal - Porto do Moniz (onde teve lugar uma gincana/prova de perícia) - São Vicente; a 2.ª etapa compreendeu o trajecto São Vicente - Camacha (vale Paraíso), com passagens sucessivas por Ponta Delgada, Boaventura, São Jorge, Santana, Porto da Cruz, Portela, Santo da Serra, Centro de Férias do Inatel e Meia Serra. No segundo dia de prova, o percurso previsto Funchal - Centro de Férias do Inatel, contemplou passagens pelo Monte, Terreiro da Luta, Caminho dos Pretos, Vale Paraíso (Camacha), Estrada das Carreiras, Meia-Serra. Após o almoço, seguiu-se uma gincana/prova de perícia no complexo turístico da Matur. Por fim, o terceiro e último dia de prova incluiu a tradicional prova de perícia e regularidade na avenida Arriaga. O aprazível programa social estreou-se com o cocktail de boas vindas no restaurante “Lido Mar” (complexo balnear do Lido), ao cair da noite de sexta, dia 27. Sábado, primeiro dia da competição, os concorrentes reuniram-se para almoçar na Estalagem do Mar, em São Vicente, enquanto que no Domingo o almoço realizou-se no complexo turístico da Matur (clube de bridge). À noite, aconteceu uma noite especial na discoteca Vespas, a evocar os anos 60, com a atuação do agrupamento “Sweet Lovers”. O último dia do 4.º Raid Diário de Notícias foi assinalado com um almoço no restaurante “D. Filet” e a festa de entrega de prémios na quinta Lido Sol. Diretor da prova: Eng. Rafael CostaN.º de concorrentes: 73Concorrentes não madeirenses: 15CLASSIFICAÇÃO GERAL:1.º classificado: Emanuel Alegria / Eduardo Figueiroa 2.º classificado: Francisco Alves / R. Silva3.º classificado: Rui Cirilo / José BettencourtCARROS E PILOTOS PARTICIPANTES:Clássicos ModernosCarro n.º 1 - Alfredo Braz / José Carlos Silva - marca Fiat 124 Spider (1973) - chapa de matrícula BM-40-75Carro n.º 2 - Rui Cirilo / José Bettencourt - marca Triumph Spitfire MK IV (1973) - chapa de matrícula FP-57-43Carro n.º 3 - Charles Vidal / Miguel França - marca Triumph Stag (1972) - chapa de matrícula HG-98-11Carro n.º 4 - José G. Góis / Maria Isabel Góis - marca MGB Roadster (1972) - chapa de matrícula MD-55-..(?)Carro n.º 5 - André Rebelo / Maria Paz Andrade - marca V W Porsche 914 (1972) - chapa de matrícula MA-87-85Pós-ClássicosCarro n.º 6 - Graça Alegria / Lígia Andrade - marca MGB Roadster (1971) - chapa de matrícula MA-54-25Carro n.º 7 - José Faria / Maria Lurdes Faria - marca MGM Roadster (1971) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 8 - Manuel F. Gomes / Isabel F. Gomes - marca Opel 1900 GT (1970) - chapa de matrícula DH-90-26Carro n.º 9 - António P. Correia / Maria Eduarda Correia - marca MG Midget MK III (1970) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 10 - João Martins / Carlos Martins - marca MG Midget MK III (1970) - chapa de matrícula BI-31-90Carro n.º 11 - Ivo Paulino / Ricardo Vasconcelos- marca Lotus Elan Coupé S3 (1969) - chapa de matrícula DH-39-…4(?)Carro n.º 12 - Manuel Ramos / Mena Ramos - marca Lotus Super Seven S3 (1969) - chapa de matrícula AL-91-13Carro n.º 14 - Victor Nascimento / Ana Santos - marca Riley 4/68 (1969) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 15 - João P. T. Pereira / Luís Gomes - marca Lotus Elan Coupé S3 (1967) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 16 - José Albuquerque / Teresa Cupertino - marca Jaguar E 4.2 (1966) - chapa de matrícula não identificada Carro n.º 17 - Teresa M. Almeida / Alexandre Caldeira - marca MGB Roadster (1966) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 18 - José Sampaio / Rui Adriano - marca MGB Roadster (1966) - chapa de matrícula MD-46-44Carro n.º 19 - Sérgio Mendes / Fernando Machado - marca Ford Cortina GT (1966) - chapa de matrícula não identificadaHistóricos BCarro n.º 20 - Jorge Miranda / Manuela Miranda - marca Jaguar E Open 4.2 (1965) - chapa de matrícula não identificada Carro n.º 21 - João Ruella / Maria Luz Bernardino - marca Porsche 356 B Cab. (1965) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 22 - Francisco Martins / Eduardo Vilela - marca Porsche 356 SC Cab (1965) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 23 - Ilídio Gouveia / João Pereira - marca Fiat 1500 Cabriolet (1965) - chapa de matrícula FE-73-19Carro n.º 24 - Fernão Ramos / Rita Ramos - marca Fiat 1100 D (1965) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 25 - Miguel Frango / Roberto Frango - marca Morris Super 850 (1965) - chapa de matrícula MA-79-33Carro n.º 26 - Ricardo Veloza / Martim Veloza - marca Triumph TR 4 (1964) - chapa de matrícula MD-43-01Carro n.º 27 - Martim Macedo / António C. Soares - marca MGB Roadster (1963) - chapa de matrícula MA-42-44Carro n.º 28 - Luís Sousa / Ernesto Ramos - marca MGB Roadster (1963) - chapa de matrícula MD-42-43Carro n.º 29 - Carlos Fernandes / Paulo Fernandes - marca Triumph Spitfire (1963) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 30 - José Vilaça / Manuel Simões - marca Jaguar E 3.8 (1962) - chapa de matrícula IA-61-69Carro n.º 31 - José Sotero Gomes / Sérgio Umbelino - marca Triumph TR 4 (1962) - chapa de matrícula MD-40-91Carro n.º 32 - Cid Paulino / Fernando Paulino - marca Saab 96 (1962) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 33 - Jorge Dias / João Welsh - marca Mercedes Benz 180 (1961) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 34 - José Gonçalves / Paulo Gonçalves- marca Austin Healey Sprite MK II (1961) - chapa de matrícula não identificadaHistóricos ACarro n.º 35 - Gonçalo Amador / Bernardo Brederote - marca V. W. 11 Convertível (1960) - chapa de matrícula MD-38-70Carro n.º 36 - Artur Campos / Alberto Moniz - marca Renault 4 CV (1969) - chapa de matrícula MA-36-12Carro n.º 37 - Juscelino Sousa / Sérgio Abreu - marca Renault 4 CV (1960) - chapa de matrícula MD-36-12Carro n.º 38 -Horácio Gonzalez / Catarina Nascimento - marca Mercedes 229 S Cab. (1959) - chapa de matrícula IE-72-20Carro n.º 39 - Gil Canha / António Silva - marca Mercedes 220 S Coupé (1959) - chapa de matrícula MD-34-45Carro n.º 40 - João Rodrigues / Ilídio Rodrigues - marca Opel Kapitan 2.8 (1958) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 41- Luís Noronha / João Lopes - marca Mercedes 190 SL (1958) - chapa de matrícula MT-63-04Carro n.º 42 - Gabriel Vieira / José Berimbau - marca Mercedes 180 D (1958) - chapa de matrícula MD-27-34Carro n.º 43 - Aires Andrade / Rui Santos - marca Opel Olimpia Rekord (1958) - chapa de matrícula LC-37-63Carro n.º 44 -José Santos / Arlindo Santos - marca Peugeot 403 (1958) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 45 - Emanuel Alegria / Edmundo Figueiroa - marca Austin A-40 Salon (1958) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 46 - José C. Martins / Rita Martins - marca Austin Healey Sprit (1958) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 47 - Paulo Cunha / António Cunha - marca V.W.113 Sedan (1957) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 48 - Horácio Sousa / Manuel Perestrelo - marca Triumph TR 3 (1956) - chapa de matrícula BC-23-80Carro n.º 49 - Manuel Duarte / João A. Neto - marca MG TF 1500 (1956) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 50 - José Carvalho / Avelino Carvalho - marca Austin A 50 Cambridge (1955 - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 51 - Rui Martins / José Correia - marca Fiat 1100 TV (1955) - chapa de matrícula MD-30-82Carro n.º 52 - Jacques Touzet / Teresa Gouveia - marca Citroën 15 Six (1954) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 53 - Luís Camacho / Manuel Figueiroa - marca Austin Healey 100 4 (1954) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 54 - Filipe Ramos / Ezequiel Gouveia - marca Fiat 1100 (1954) - chapa de matrícula BE-21-27Carro n.º 55 - José Marques / Maria Lurdes Marques - marca Morris Minor Tourer (1953) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 56 - João Camacho / José Gonçalves - marca Austin Seven (1953) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 57 - António Correia / Maria Eduarda Correia - marca MG Midget TD (1952) - chapa de matrícula MD-37-46Carro n.º 58 - Paulo Augusto / João Costa - marca Jaguar XK 120 (1951) - chapa de matrícula AS-11-55Carro n.º 59 - Manuel Serrão / Eva Serrão - marca Citroën 11 Légère (1951) - chapa de matrícula LD-17-51Carro n.º 60 - João F. Silva / Eduardo Silva - marca Vauxale Lip Velox (1950) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 61 - Gilberto Gomes / Rui Mota - marca Sinca Six (1950) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 62 - Joel Ramos / José Gonçalves - marca Austin A 40 (1949) - chapa de matrícula MA-25-29Carro n.º 63 - Manuel Sousa / José Menezes - marca Chevrolet Fleetmaster (1948) - chapa de matrícula MD-65-21Carro n.º 64 - Joaquim Cavaco / Amélia Cavaco - marca Triumph Roadster (1948) - chapa de matrícula GFH 295 Carro n.º 65 - Miguel Teixeira / José Camacho - marca Morris Ten (1948) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 66 - João Sousa / Rui Rodrigues - marca Sunbeam-Talbot (1949) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 67 - Júlio Albuquerque / Ian Grant - marca MG Midget TC (1946) - chapa de matrícula 08-77-MA(?)Carro n.º 68 - Vasco Braz / Maria Isabel Braz - marca Peugeot 202 (1946) - chapa de matrícula não identificadaClássicosCarro n.º 69 - Tito Noronha / Ana Noronha - marca Austin 8 Tourer (1939) - chapa de matrícula AR-16-51Carro n.º 70 -António Lima / Manuel Carvalho - marca Jaguar SS 100 (1938) - chapa de matrícula PP-10-47Carro n.º 71 - António Justino / Maria Manuela Freitas - marca Standard 8 Tourer (1938) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 72 - Francisco Alves / Rosa Alves - marca Ford A Cabriolet (1932) - chapa de matrícula AC-62-96Vintage Carro n.º 73 - José L. Afonso / Carlos Afonso - marca Austin Six (1928) - chapa de matrícula MD-14-66VeteranoCarro n.º 74 - Wooter Teerling / Delfina Teerling - marca Buick (1916) - chapa de matrícula 29456

Âmbito e conteúdo

As fotografias que compõem a série ilustram várias fases do 4.º Raid Diário de Notícias: a apresentação do evento, a preparação das viaturas, a inspeção técnica, o desembarque de automóveis, as diversas provas. Ilustram, também, momentos de convívio.

Idioma e escrita

Português

Notas do arquivista

TítuloFontes utilizadas em "História Administrativa" (nível Sr) e em "Título", "Âmbito e conteúdo" (nível Ds): Data2020-09-16 ArquivistaFátima Barros Nota do arquivistaDN - Diário de Notícias, Funchal, 1991.06.26, p. 23.DN, Funchal, 1991.06.27, p. 25.DN, Funchal, 1991.06.28, p. 18.DN, Funchal, 1991.06.29, p. 20-21.DN, Funchal, 1991.06.30, p. 3-6.DN, Funchal, 1991-07-01, p. 9-11.DN (Supl. especial "4.º Raid Diário de Notícias), Funchal, 1991-07-03, p. 1-8.
TítuloOrganização e descrição da série: Data2021-05-10 ArquivistaFátima Barros Nota do arquivistaOrganização e descrição por Fátima Barros.