Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Plano de classificação

Automobilismo - 3.º Raid Diário de Notícias (1990)

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Automobilismo - 3.º Raid Diário de Notícias (1990)

Detalhes do registo

Identificador

1047397

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/ABM/DNM/B-A/003

Tipo de título

Atribuído

Título

Automobilismo - 3.º Raid Diário de Notícias (1990)

Datas

1988-11-27  a  1990-10-08 

Dimensão

265 provas fotográficas

Suporte

Extensões

265 Provas fotográficas

Técnica de impressão

História administrativa/biográfica/familiar

A organização do 3.º Raid Diário de Notícias, responsabilidade conjunta do Clube de Automóveis Clássicos da Madeira (CACM), do Clube Sports Madeira (CSM) e do Diário de Notícias, introduziu algumas novidades à competição: alargou a duração da prova para três dias - de 5 a 7 de outubro de 1990 - e imprimiu um cunho mais competitivo e rigoroso ao desafio. A apresentação do certame teve lugar no dia 2 de outubro no restaurante Caravela. O cartaz do 3.º Raid, concebido pelo escultor Ricardo Velosa, ostentava o conhecido símbolo com a inscrição “Diário de Notícias”, que passaria a ser o distintivo oficial da prova. Na manhã do dia 4, desembarcaram os carros continentais, entre os quais o carro mais antigo "em jogo", o Citroën 5 CV Trefel de Júlio Albuquerque. Já à tarde, decorreu a inspeção técnica aos carros participantes, no parque automóvel do Cine-Casino. A última verificação técnica ocorreu na praça do Município, ponto de concentração dos carros antes da largada do raid, frente à sede do Clube Sports Madeira.O programa do 3.º raid dividiu-se em 8 etapas: a 1.ª etapa, com início às 9h00 do dia 5, envolveu o percurso Funchal - Ribeira Brava, tendo o sinal de partida sido dado pelo comandante-chefe das Forças Armadas na Madeira, brigadeiro Rodrigues de Areia; a 2.ª etapa abarcou o percurso Ribeira Brava - Porto Moniz; a 3.ª etapa compreendeu o trajeto Porto Moniz - São Vicente; a 4.ª etapa abrangeu o percurso São Vicente - Ribeira Brava e na 5.ª etapa, já de noite, os carros regressaram ao Funchal; no dia seguinte, arranca a 6.ª etapa, com partida da rua Pestana Júnior, junto à Estação Mobil, em direção à Camacha; a 7.ª etapa abrangeu o trajeto Camacha - Matur (Machico), local escolhido para a prova de perícia; a 8.ª etapa cobriu o percurso Matur-Santa Cruz-Cancela. Finalmente, no Domingo, dia 7, decorreu a prova de perícia e regularidade, na avenida Arriaga, sob o olhar de inúmeros curiosos e adeptos da modalidade. Quanto ao programa social do evento, a destacar: o cocktail de boas-vindas na Quinta Magnólia , ao cair da noite de 4 de outubro; no primeiro dia da prova, o almoço oferecido pela autarquia de São Vicente e o jantar patrocinado pela autarquia ribeira-bravense; no segundo dia, o animado almoço no Café Relógio, na Camacha, e o jantar na Matur; por fim, no dia 7, o jantar de entrega de prémios, na Quinta Lido Sol, que juntou a organização, os concorrentes e os admiradores dos carros antigos.Diretor da prova: Rui PaqueteN.º de concorrentes: 62 (dos 66 inscritos, 4 não passaram na vistoria técnica)Concorrentes não madeirenses: 10CLASSIFICAÇÃO GERAL:1.º classificado: Jocelino Sousa / Sérgio Abreu2.º classificado: Luís Noronha3.º classificado: Emanuel AlegriaCARROS E PILOTOS PARTICIPANTES (de acordo com a lista de classificação geral que apresenta discrepâncias relativamente à lista de inscritos):Vintage Carro n.º 1 - Júlio Albuquerque - marca Citroën 5CV Trefel (1925) - chapa de matrícula AB-06-17Carro n.º 2 - Fernando Viegas Brito - marca Overland (1926) - chapa de matrícula AB-27-77Carro n.º 3 - Jorge Miranda - marca Dodge Brothers (1926) - chapa de matrícula AB-11-64Carro n.º 4 - José Luís Afonso - marca Austin Six (1928) - chapa de matrícula MD-14-66Carro n.º 5 - Helmut Peitz - marca Bentley 4.5 (1929) - chapa de matrícula JK 221 (não consta da lista de classificação final)ClássicosCarro n.º 6 - José M. Albuquerque - marca Aston Martin Le Mans (1933) - chapa de matrícula BZ 2909Carro n.º 7 - Danilo Perneta - marca Austin Tourer (1935) - chapa de matrícula MA-17-78Carro n.º 8 - João Lacerda - marca Bugatti 57 Stelvio (1936) - chapa de matrícula CA-12-07 (desistiu da prova por razões de saúde, não consta da lista de classificação final)Carro n.º 9 - António J. Freitas - marca Standard 8 Tourer (1938) - chapa de matrícula MD-19-06Carro n.º 10 - Tito Cabral Noronha - marca Austin Two Seater Tourer (1939) - chapa de matrícula AR-16-51Históricos ACarro n.º 11 - Ilídio Andrade - marca Hudson Commodore (1946) - chapa de matrícula MA-21-62Carro n.º 12 - Manuel Costa Simões - marca MG TC (1947) - chapa de matrícula NM-13-18Carro n.º 14 - Não consta da lista de classificação geralCarro n.º 15 - Énio Andrade - marca MG YA (1948) - chapa de matrícula MA-23-75Carro n.º 16 - Miguel Teixeira - marca Morris Ten (1948) - chapa de matrícula MA-24-11Carro n.º 17 - Amélia Cavaco - marca Triumph 2000 Roadster (1948) - chapa de matrícula GFH 295Carro n.º 18 - Manuel José Sousa - marca Chevrolet Fleet Master(1948) - chapa de matrícula GA-19-57Carro n.º 19 - João Almeida - marca Singer Nine (1949) - chapa de matrícula LG-16-23Carro n.º 20 - Jaime Correia - marca Triumph Mayflower (1950) - chapa de matrícula MD-25-68Carro n.º 21 - Joel Ramos - marca Austin A 40 (1950) - chapa de matrícula MA-25-29Carro n.º 22 - Manuel Serrão - marca Citroën 11 Légère (1951) - chapa de matrícula LD-17-51Carro n.º 23 - Francisco Martins - marca Jaguar XK 120 Roadster (1951) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 24 - Luís José A. Marques - marca Morris Minor Tourer (1953) - chapa de matrícula MD-27-51Carro n.º 25 -Luís Filipe Ramos- marca Fiat 1100 (1954) - chapa de matrícula BE-21-27Carro n.º 26 - Luís Camacho - marca Austin Healey 100/4 (1954) - chapa de matrícula DA-21-04Carro n.º 27 - Rui Alberto Martins - marca Fiat 1100 TV (1955) - chapa de matrícula MD-30-82Carro n.º 28 - João Amaral Neto - marca AC Bristol (1955) - chapa de matrícula não identificada Carro n.º 29 - Horácio Paulo Sousa - marca Triumph TR3 (1956) - chapa de matrícula BC-23-80Carro n.º 30 - Manuel Ramos - marca Bentley S1 (1956) - chapa de matrícula CE-23-36?Carro n.º 31 - Emanuel Dinis Alegria - marca Austin A 40 Saloon (1958) - chapa de matrícula MA-35-82(?)Carro n.º 32 - Luís Paulo Noronha - marca Mercedes Benz 190 SL (1958) - chapa de matrícula não CCarro n.º 33 - João Tiago Rodrigues - marca Opel Kapitan (1958) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 34 - Clarindo H. Pimenta - marca Volkswagen 11 Limousine (1959) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 35 - Gil Silva Canha - marca Mercedes Benz 220 Coupé (1959) - chapa de matrícula MD-34-45Carro n.º 36 - Nuno Amador - marca Volkswagen 11 Convertível (1960) - chapa de matrícula MD-38-70Carro n.º 37 - Não consta da lista de classificação geralCarro n.º 38 - Juscelino F. Sousa - marca Renault 4 CV (1960) - chapa de matrícula MD-36-12Carro n.º 39 - Artur Mendes Campos - marca Renault 4 CV (1960) - chapa de matrícula MA-36-12Histórico BCarro n.º 40 - José Gregório Gonçalves - marca Austin Healey Sprite MK II (1961) - chapa de matrícula BL-56-43Carro n.º 41 - Henrique Costa Neves - marca Morris Minor 1000 (1961) - chapa de matrícula MD-40-28Carro n.º 42 - Joaquim Cavaco - marca Pontiac Strato Chier (1961) - chapa de matrícula não identificada Carro n.º 43 - Cid Faria Paulino - marca Saab 96 (1962) - chapa de matrícula MD-41-41Carro n.º 44 - José Sotero Gomes - marca Triumph TR 4 (1962) - chapa de matrícula MD-40-91Carro n.º 45 - Martim East Macedo - marca MGB Roadster MKI (1963) - chapa de matrícula MA-42-44Carro n.º 46 - Luís Almeida Sousa - marca MGB Roadster MKI (1963) - chapa de matrícula MA-42-43Carro n.º 47 - Ricardo Abrantes Veloza - marca Jaguar 3.8 S (1964) - chapa de matrícula II-67-36Carro n.º 48 - Miguel Nuno Frango - marca Morris Super 850 (1965) - chapa de matrícula MA-79-33Pós-ClássicosCarro n.º 49 - Ilídio R. Gouveia- marca Fiat 1500 Cabriolet (1966) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 50 - Teresa Mendes de Almeida - marca MGB Roadster MKI (1966) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 51 - José Moncada Sampaio - marca MGB Roadster MKI (1966) - chapa de matrícula não identificada Carro n.º 52 - José Luís Camacho - marca MGB Roadster MKI (1966) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 53 - Fernando Caldeira - marca Austin Cooper S (1969) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 54 - Ivo Faria Paulino - marca Lotus Lan S4 (1969) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 55 - António Pinto Correia - marca MG Midget MK III (1970) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 56 - Não consta da lista de classificação geralCarro n.º 57 - Manuel França Gomes - marca Opel 1900 GT (1970) - chapa de matrícula DH-90-26Carro n.º 58 - Não consta da lista de classificação geralCarro n.º 59 - João Gomes Correia - marca MGB Roadster MK II (1971) - chapa de matrícula MA-54-25Carro n.º 60 - Gilberto R. Gomes - marca MGB GT MK II (1971) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 61 - José Silva Faria - marca MGB Roadster MK II (1971) - chapa de matrícula [M]D-54-03Carro n.º 62 - José Manuel Martins - marca Triumph GT 6 MK III (1971) - chapa de matrícula [IH-39-...]Clássicos ModernosCarro n.º 63 - André Garcia Rebelo - marca Volkswagen Porsche 914 (1972) - chapa de matrícula não identificadaCarro n.º 64 - José Graciano Góis - marca MGB Roadster MK II (1972) - chapa de matrícula MA-54-03Carro n.º 65 - Charles W. Vidal - marca Triumph Stag (1972) - chapa de matrícula HG-98-11Carro n.º 66 - Rui Cirilo Silva - marca Triumph Spitfire MK IV (1973) - chapa de matrícula FP-57-43Carro n.º 67 - Vasco Manuel Braz - marca Fiat 124 Spider 1800 (1973) - chapa de matrícula não identificada

Âmbito e conteúdo

As fotografias da série documentam vários momentos do 3.º Raid Diário de Notícias, desde a apresentação do evento à comunicação social até à entrega dos troféus às equipas vencedoras. Destaque para as imagens que ilustram as várias provas que compõem as oito etapas do Raid.

Idioma e escrita

Português

Unidades de descrição relacionadas

PT/ABM/DNM/B-A/004/00001 Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira, Automobilismo - 4.º Raid Diário de Notícias (1991), 4.º Raid Diário de Notícias: fotografias publicadas no jornal Diário de Notícias.

Notas

A autoria das fotografias publicadas nos dias 07 e 08 de outubro de 1990 é do fotógrafo Rui Marote. Porém, não temos a certeza de que a autoria das restantes seja a mesma.

Notas do arquivista

TítuloFontes utilizadas em "História Administrativa" (nível Sr) e em "Título", "Âmbito e conteúdo" (nível Ds): Data2020-07-27 ArquivistaFátima Barros Nota do arquivistaDN - Diário de Notícias, Funchal, 1990.10.03, p. 17; DN (Desporto), Funchal, 1990.10.05, p. 16-17; DN (Suplemento Especial "III Raid Diário de Notícias"), Funchal, 1990.10.07, p. I-IV;DN (Suplemento Especial "III Raid Diário de Notícias"), Funchal, 1990-10-08, p. I-VIII.
TítuloOrganização e descrição da série: Data2021-05-10 ArquivistaFátima Barros Nota do arquivistaOrganização e descrição por Fátima Barros.