Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Visita de Lord Roberts

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Visita de Lord Roberts

Detalhes do registo

Identificador

1026499

Nível de descrição

Subsérie   Subsérie

Código de referência

PT/ABM/VVP/A/001-002

Tipo de título

Atribuído

Título

Visita de Lord Roberts

Datas

1900-12-26  a  1900-12-26 

Dimensão

2 negativos simples, de vidro, e 3 negativos estereoscópivos

Técnica de captação

Âmbito e conteúdo

Contém imagens relativas à visita de Lord Roberts à Madeira. Lord Roberts chegou à Madeira a 25 de dezembro de 1900, mas só desembarcou no dia 26. Foi cumprimentado pelo secretário geral, servindo de governador civil, António Jardim de Oliveira, pelo comandante militar coronel Pedro K. Villar, pelo presidente da Câmara Municipal, conselheiro Manuel José Vieira, pelo barão de Uzel e pelo administrador do concelho do Funchal, engenheiro Vitorino José dos Santos. Junto à escada do cais perfilhou-se uma força de guardas civis e, em frente da praça da Rainha (atual avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses) postou-se uma força de infantaria 27.Foi, depois, recebido no palácio de São Lourenço pelo governador civil. Seguiu, depois, para o consulado britânico, na Quinta Lambert ou Quinta das Angústias (atual Quinta Vigia). No final seguiu em carro de bois para o cais, onde embarcou.

Idioma e escrita

Português

Notas

O marechal de campo Frederick Sleigh Roberts, 1.º conde Roberts (30 de setembro de 1832 - 14 de novembro de 1914) foi um general da era vitoriana britânica. Ingressou no Exército da Companhia das Índias Orientais e foi, depois, transferido para o Exército Britânico. Lord Roberts foi o último comandante em chefe das Forças, nomeado em 3 de janeiro de 1901, cargo que foi abolido em 1904.

Notas do arquivista

TítuloFonte utilizada em Título, Data e Âmbito e Conteúdo Data2019-12-13 ArquivistaManuela Marques Nota do arquivistaDiário de Notícias, Funchal, 1900.12.29, p. 1.